Buscar

Governadores do Brasil Colonia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Governadores d0 Brasil Colônia
Nomes
 Jéssica da Rocha Testa
Toni Manito de Oliveira Junior
Professora
 Dra.Danielle Heberle Viegas
Disciplina
 História do Brasil l
Tomé de Sousa (1503-1579) foi militar português. Primeiro governador-geral do Brasil e Fidalgo da Casa Real. Foi nomeado "vedor d'el-rei", com a função de fiscalizar os empreendimentos da Casa Real.
Para ingressar na vida pública tornou-se soldado. Em 1527, em Marrocos, em lutas contra os mouros, se destaca e é citado como herói. Em 1535 serve em Cochim, na Índia, e se destaca como capitão de uma nau da armada. Servindo a Corte como soldado e administrador, vai aos poucos se aproximando da nobreza. Em 1537, Tomé de Sousa torna-se fidalgo da Casa Real. Em 1538 casa-se com Dona Maria da Costa.
Tomé de Sousa
7 de julho de 1549
(1503-1579)
Biografia
Não foram fáceis os primeiros anos (1549-1553). Tomé de Sousa precisou relacionar-se com os indígenas, estabelecendo alianças, enfrentando os tupinambás – que haviam derrotado o donatário da capitania da Bahia – e regulamentando os contatos entre colonos e índios. Fundou a cidade de Salvador, capital da Colônia. Reorganizou a distribuição de terras, cedendo a outros sesmeiros as não exploradas até ali. Reforçou a defesa estimulou o reconhecimento do interior e fez ele próprio uma viagem ao sul. Favoreceu ainda, dentro da estratégia de dominação da terra, o trabalho de catequese e ensino, realizado pelos jesuítas que com ele vieram, chefiados por Manuel da Nóbrega. 
De descendência nobre, Duarte da Costa nasceu em Portugal no século XVI. Ocupou diversos cargos importantes durante sua vida: embaixador na corte de Carlos I da Espanha, Armeiro-mor da Coroa Portuguesa, Presidente do Senado da Câmara de Lisboa sendo indicado pela Corte Portuguesa como segundo Governador Geral no Brasil Colônia. Faleceu por volta de 1560.
Duarte da Costa
1 de maio de 1553
início do século XVI— 1560
Biografia
4
Sucessor do governador Mem de Sá, Duarte da Costa, continuou a obra administrativa e o apoio a colonização. Outras levas de colonos e Jesuítas, entre eles José de Anchieta, chegaram nessa época. Iniciaram-se as entradas pela Bahia e Espirito Santo. Houve porém choques com os índios do recôncavo, conflitos de terras entre sesmeiros e moradores da nova cidade e, em 1555, franceses instalaram-se no Rio de Janeiro com o declarado objetivo de fundar uma colônia, e não apenas explorar pau-Brasil. Pela primeira vez os portugueses enfrentavam, no Brasil, problemas que diziam respeito mais ao estado do que a particulares. Chamado a si, com o governo Geral, as responsabilidades, a metrópole enfrentou simultaneamente os interesses e ambições dos colonos; os conflitos destes com os jesuítas, que opunham á exploração e escravização dos índios; os ataques de algumas tribos, que tanto podiam ser espontâneos como insuflado por franceses ou por colonos ; e até divergências entre seus próprios burocratas. 
Mem de Sá (1498-1572) nasceu em Coimbra, Portugal, provavelmente em 1498. Formado em Direito, foi desembargador, corregedor e nas horas vagas fazia versos. Era irmão do poeta Sá de Miranda. Em 1556, D. João III o nomeia governador geral do Brasil. Até então o que o ligava a colônia portuguesa, era uma sesmaria na Capitania de Ilhéus, que lhe fora doada em 1537, mas que ele jamais visitara.
Mem de Sá
3 de janeiro de 1558
1498- 1572
Biografia
Mem de Sá foi escolhido com cuidado pelo rei, vinha com a missão de pacificar a administração e melhorar as relações com os indígenas, muito deterioradas pelas provocações dos colonos. 
Logo no começo de seus quinze anos de governo, Mem de Sá enfrentou rebeliões indígenas, tendo conseguido pacificar as tribos de Ilhéus, Paraguaçu e Espirito Santo. Utilizando um misto de força e habilidade politica, conseguiu impor-se aos índios e colonos. Sua grande preocupação seria a invasão francesa do Rio de Janeiro. 
Foi somente em 1560 que Mem de Sá conseguiu organizar a primeira expedição contra os franceses, cujo sucesso foi apenas parcial. Embora conseguido tomar e destruir o forte francês de Coligny, não lhe foi possivel impedir a retirada dos invasores para as aldeias indigenas, de onde voltaram após o retorno do governador á Bahia. 
Seguiram-se dois anos de combate entre franceses aliados aos tamoios e portugueses, até que estes conseguiram vencer definitivamente os invasores. Mem de Sá, com muitos recursos, conseguiu consolidar o domínio português na região, fortalecendo sua defesa, distribuindo sesmarias entre os colonos e introduzindo a prática da criação de Gado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes