Buscar

Questões Eficácia das Normas Jurídicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EFICÁCIA DAS NORMAS JURÍDICAS E SEUS EFEITOS SOCIAIS - QUESTÕES
1. 	Referente às normas jurídicas, “validade” e “eficácia” correspondem a um mesmo conceito? 
R – Não, pois a eficácia deriva da validade, uma vez que um ato precisa ser válido para ter eficácia. Para que um ato tenha validade é necessário que todos os requisitos para conclui-lo sejam preenchidos. Já a eficácia deste ato válido é encontrada nos efeitos que ele causa, sendo eles desejados ou não (não sendo, torna-se ineficaz).
2.	O que significa “validade” no contexto jurídico?
R– Validade é aquilo que é feito com todos os seus elementos essenciais.
3.	Como podemos descrever a “eficácia da norma jurídica”?
R – Eficácia da norma jurídica são todos os efeitos produzidos por ela, decorrentes de qualquer consequência ou alteração que ela produza no âmbito social, sendo eles resultados para os quais foi elaborada.
4.	O que podemos entender como “efeitos” da norma jurídica?
R – Entende por efeitos da norma jurídica os resultados que a norma produz, como por exemplo a própria eficácia.
5.	Porque “eficácia” pode ser entendida como um dos “efeitos” da norma?
R – Porque quando a norma possui, em regra, um resultado positivo, entende-se que houve eficácia na aplicação desta norma.
6.	Qual a diferença entre “efeitos positivos” e “efeitos negativos” da lei?
R – Os efeitos positivos controlam a sociedade, onde seu objetivo principal é adaptar a conduta das pessoas aos padrões comportamentais dominantes, fiscalizando e orientando a sociedade; educam, tornando as leis cada vez mais conhecidas, divulgando-as para que se tornem parte do cotidiano dos cidadãos e assim podendo ser obrigatória; conservam, através de leis que tutelam determinados bens ou instituições da vida social e transformam, através de novas diretrizes a serem seguidas e novos princípios a serem observados, em razão das necessidades sentidas pela sociedade.
Os efeitos negativos surgem quando é necessário uma retificação da norma que não teve eficácia, quando a sociedade não adere ao cumprimento da mesma e não a reconhecem ou a recusam, muitas vezes por entrar em desuso, por não ser atualizada ou por não se adequar com a realidade social; quando há omissão da autoridade em aplicar a lei, quando a sanção não é devidamente aplicada e quando há falta de estrutura adequada para a aplicação da lei, sendo a norma boa e eficaz positivamente, as autoridades competentes e responsáveis, porém, a norma não atinge seus objetivos sociais, tornando-se impossível a aplicação da lei sem os recursos humanos e materiais necessários.
7.	A nora, quando “eficaz” produz mais efeitos “positivos” ou “negativos”? Explique.
R – Produz mais efeitos positivos, uma vez que a eficácia é um dos principais efeitos positivos que a norma causa.
8.	Considerando a norma e seus efeitos, o “controle social”, “educativo”, “conservador” e “transformador” são considerados “positivos” ou “negativos”?
R – São considerados positivos.
9.	O “controle social” pode ser classificado quanto ao “modo”, quanto aos “destinatários” e quanto aos “agentes realizadores”. Denomine e diferencie estas classificações.
R – Quanto aos modos de exercício, o controle social entende-se por orientação ou fiscalização; quanto aos destinatários, o controle social pode ser localizado ou difuso, fiscalização do comportamento de todos os cidadãos; quanto aos agentes realizadores, o controle social pode ser feito pelos órgãos estatais ou pela sociedade, pressão exercida pela opinião pública, pela família ou pelo ambiente de trabalho.
10.	Dentre os “efeitos negativos” da norma, destacam-se: 1) quando a norma é ineficaz; 2) Quando há omissão da autoridade em aplicar a norma; 3) Quando não existe estrutura adequada à aplicação da lei. Comente cada um dos casos.
R – a) quando a norma é ineficaz: quando a sociedade não adere ao cumprimento da mesma e não a reconhecem ou a recusam, muitas vezes por entrar em desuso, por não ser atualizada ou por não se adequar com a realidade social; 
b) quando há omissão da autoridade em aplicar a lei: quando a sanção não é devidamente aplicada;
c) quando há falta de estrutura adequada para a aplicação da lei: sendo a norma boa e eficaz positivamente, as autoridades competentes e responsáveis, porém, a norma não atinge seus objetivos sociais, tornando-se impossível a aplicação da lei sem os recursos humanos e materiais necessários.

Outros materiais

Outros materiais