Buscar

Trabalho 2 Resumo texto O que é Fato Social Durkheim (postado no NAVED)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O fato social não se materializa apenas nos interesses da sociedade pelas funções rotineiras que cada pessoa executa, como beber, comer e dormir, pois a Sociologia não teria um objeto próprio e facilmente se confundiria com a Biologia e a Psicologia.
A relevância está nas ações tomadas pelos indivíduos caracterizadas pela existência de fatores externos às consciências individuais, quando exercemos nossos deveres, os quais foram customizados através da educação e dos costumes que adquirimos. Tudo isto está além da natureza humana, pois, existem independentemente da utilização destas práticas por cada um de nós. Porém, as condutas e pensamentos não se atrelam somente aos fatores externos, mas também as consequências que levam, uma vez que são coercitivas e impostas.
Entretanto, o indivíduo possui a opção de conformar-se ou não com tais consequências, tendo como exemplo clássico a violação das leis do direito, as quais reagem contra o cidadão para que possam impedir atos ilícitos, anulá-los ou repará-los.
Quando abordamos o assunto de consciência publica a teoria é semelhante, visto que, se um indivíduo não exerce o uso seguido em seu país ou em sua classe social o mesmo é julgado pela sociedade e muitas vezes “punido”. A coerção não está somente nas leis, mas também aos olhos e atitudes de todos perante aos que optam por não seguir suas padronizações, afastando tal pessoa do ciclo de pessoas optantes por tal prática. Desta forma, o efeitos causados se assemelham ao de uma pena propriamente dita.
Relacionando o fato social à educação, podemos obter como exemplo as crianças, pois desde o nascimento são moldadas de acordo com os fatores externos, como comer, beber e dormir em horários regulados. Até mesmo educadas conforme a sociedade impões, através de seus hábitos costumeiros. Nenhuma criança é tratada com plena liberdade, sem a imposição de procedimentos habituais, sem coerção aos seus atos. Isto se dá porque não há prática desta teoria pedagógica, em razão do objeto da educação ser a formação de um ser social, sendo este criado através da própria história. A sociedade acaba moldando à todos conforme sua imagem, sendo os pais os principais representantes destes ensinamentos.
As definições de fato social são baseadas em modos de agir e maneiras de ser, ações moldadas pela sociedade impositiva, de certa forma, e a personalidade de cada um, optando em seguir os costumes ou agir de forma única e individual, não seguindo padrões e sem a preocupação das punições consequentes aos seus atos.

Outros materiais

Outros materiais