Buscar

Histologia Meninges

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTOLOGIA DAS MENINGES
Prof. Dr. Jorge Luiz
	SNC está contido e protegido na caixa craniana, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges, que se desenvolvem a partir da camada única de mesênquima.
Meninges
2
	A aracnóide e a pia-máter, que no embrião constituem um só folheto, são às vezes consideradas como uma só formação conhecida como a leptomeninge; e a dura-máter que é mais espessa é conhecida como paquimeninge.
	
Dura-máter: meninge mais externa e densa, tecido conjuntivo denso modelado contínuo ao periósteo dos ossos da caixa craniana, é bem vascularizada. Na medula, existe espaço epidural espaço entre a dura-máter e as paredes ósseas do canal vertebral.
Meninges
A dura-máter, ao contrário das outras meninges, é ricamente inervada. Como o encéfalo não possui terminações nervosas sensitivas, toda ou qualquer sensibilidade intracraniana se localiza na dura-máter, que é responsável pela maioria das dores de cabeça.
4
Meninge Cerebral
Aracnóide (Aracnóide-máter): apresenta duas partes, uma em contato com a dura-máter (TCPD denso e células meningoteliais), da qual se separa pelo espaço subdural, e outra constituída por traves (trabéculas) que ligam a aracnóide com a pia-máter, as cavidades entre essas traves formam o espaço subaracnóide que contém líquido cefalorraquidiano. Não possui vasos sanguíneos.
Meninges
6
Meninge Cerebral
Pia-máter: Formado por células epiteliais pavimentosas e TCPD frouxo; muito vascularizada e aderente ao tecido nervoso (encéfalo e medula espinal). Sua porção mais profunda recebe numerosos prolongamentos dos astrócitos do tecido nervoso, constituindo assim a membrana pio-glial.
Meninges
8
10
Meninge Cerebral
Meninge da Medula Espinal
A exploração clínica do espaço subaracnóideo ao nível da medula é facilitada por certas particularidades anatômicas da dura-máter e da aracnóide na região lombar da coluna vertebral. Sabe-se que o saco durai e a aracnóide que o acompanha terminam em S2, enquanto a medula termina mais acima, em L2. Entre estes dois níveis, o espaço subaracnóideo é maior, contém maior quantidade de liquor e nele se encontram apenas o filamento terminal e as raízes que formam a cauda eqüina. Não havendo perigo de lesão da medula, esta área é ideal para a introdução de uma agulha no espaço subaracnóideo, o que é feito com as seguintes finalidades: 
a) retirada de liquor; para fins terapêuticos ou de diagnóstico nas punções lombares;
b) medida da pressão do liquor;
c) introdução de substâncias que aumentam o contraste das radiografias;
d) introdução de anestésicos nas chamadas anestesias raquidianas.
14
Plexo coróide
		Dobras da pia-máter ricas em capilares, constituídos por tecido conjuntivo frouxo, revestidos por células ependimárias, que são modificadas, elas possuem microvilos, pregas basais, numerosas mitocôndrias, zônulas de oclusão e lâmina basal. Transportam água, íons e proteínas, produzindo o líquido cefalorraquidiano (LCR) ou cérebro-espinal (LCE) ou líquor.
Formam o teto do terceiro e do quarto ventrículos e parte das paredes dos ventrículos laterais. 
15

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes