Buscar

2º questionário de Biologia Celular - UFRN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E GENÉTICA
DISCIPLINA BIOLOGIA CELULAR
QUESTIONÁRIO 1ª2ª AVALIAÇÃO
I. ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA
. Caracterize as seguintes especializações de membrana encontradas nas células epiteliais, enfatizando a sua função, composição química e os elementos do citoesqueleto a que se associam: 
	 zônula de oclusão (tight junction) - As zônulas de oclusão habitualmente são as junções mais apicais e apresentam função principal de levar a uma vedação, impedindo a movimentação de materiais entre células. Tem efeito selador, e o armazenamento de substâncias e macromoléculas nos espaços intercelulares, vedando a comunicação entre dois meios.
	 desmossomos - Junção celular constituída por duas placas densas de material citoplasmático, uma em cada célula adjacente. Situam-se muito próximas uma da outra e apresentam feixes de filamentos. Devido ao fato de serem estruturas contínuas não impedem o afastamento de membrana celular nos locais onde não estão presentes e a passagem de material entre as células.
	 junção comunicante - São uma ligação intercelular especializada entre uma multiplicidade de tipos de células animais. Elas conectam diretamente os citoplasmas de duas células, o que permite que várias moléculas, íons e impulsos elétricos passem diretamente através de um “portão” regulamentada entre as células.
	 hemidesmossomos - Hemidesmossomos conferem resistência aos tecidos expostos à tensão e ao atrito, promovendo a fixação da célula à matriz extracelular. Localizam-se no Domínio Basal das células, o que justifica sua íntima relação com a Lâmina Basal subjacente. Estão presentes principalmente na córnea e cavidade oral. é constituído por uma placa de ligação intracelular (ou disco citoplasmático interno), na qual se ancoram os Filamentos Intermediários, e por outra porção constituída por proteínas transmembranas, que se ligam aos elementos da lâmina basal.
Diferencie ultra-estruturalmente microvilosidades e estereocílios. Qual a função dessas estruturas? Em que células se encontram em maior frequência? 
Prolongamentos digitiformes, em grande número por células. Estão presentes, por exemplo, no epitélio intestinal. Ao microscópio são referidos como "borda estriada ou em escova". Os microvilos determinam um aumento da superfície dessas células, o que está relacionado com a função de absorção desse epitélio. Já os esterocílios são microvilosidades extremamente longas, visíveis por microscópio óptico, encontram-se em pequeno número em regiões do aparelho reprodutor, tais como no epidídimo. Acredita-se que facilitem processos de absorção no epidídimo. 
II. COMUNICAÇÃO CELULAR
O que se entende por ligante em um sistema de comunicação celular?
É freqüentemente um ligante químico que se liga um receptor e o ativa, mas também pode ser um estimulo elétrico  Um receptor ativo transduz o estímulo em um sinal químico dentro da célula (mudança de concentração ou de atividade de uma molécula mensageira); essa transdução converte um tipo de sinal (estímulo) em outro sinal (mensageiro).
Didaticamente, distinguem-se 3 tipos de comunicação celular. Cite-os e justifique.
*  Sinalização Endócrina – os sinais são hormônios transmitidos a diversas localidades do organismo via corrente sanguínea até a célula-alvo que possuí um receptor especifico. Sendo as Lipossolúveis com resposta lenta e hidrossolúveis com resposta rápida. 
* Comunicação paracina (autocrina) – a molécula sinal difundi-se no emio extracelular e vai atuar sobre células próximas. 
Como explicar que a comunicação hormonal é um processo lento?
A comunicação hormonal do tipo Lipídica é um processo lento e de duração longa. São formados nas glândulas endócrinas, caem na corrente sanguínea e viajam até as células alvo que tem seus receptores específicos. Devido serem levado pelo sangue eles percorrem uma determinada distância até chegar no receptor especifico da célula-alvo.
Compare o tempo de resposta mediada entre os hormônios lipossolúveis e os hidrossolúveis e justifique.
Hormônios Hidrossolúveis • Quando as Células musculares são expostas ao hormônio adrenalina há o aumento de mensageiros intracelulares como Ca2+ que ativa a enzimas fosforilase glicogênica e degrada o glicogênio em glicose, a qual é usada como fonte de energia. Esse Hormônio tem ação rápida. 
Hormônio lipossolúvel • Quando penetram nas células-alvo, hormônios esteróides se ligam a receptores específicos no citoplasma ou núcleo e causam modificações na conformação espacial desses receptores.Esses Hormônios tem ação demorada.
A resposta a um sinal químico pode variar conforme as características do receptor
		(x) Certo 					( ) Errado
		Justifique. Existem resceptores específicos para cada função, se não isso não ocorresse o organismo teria serias disfunções. 
Explique como o NO (óxido nítrico) age em locais de inflamação e no processo de vasodilatação. 
No processo de vaso dilatação ele entra na célula reveste internamente a parede dos vasos e promove uma dilatação do mesmo, um exemplo é o Viagra. Na inflamação macrófagos e neutrófilos liberam o NO resulta em uma inflamação; A presença de NO inibe algumas das etapas dá inflamação induzida por mastócitos e também reduz o recrutamento leucocitário. O NO tem ação anti-microbiana (microbicída) sendo também um mediador na defesa do hospedeiro contra infecções.
III. DIGESTÃO CELULAR
Defina lisossomo primário e secundário.
Primário é uma enzima digestiva e o secundário pode ser de dois tipos: heterolisossomo ou citolisossomo. O heterolisossomo é um heterofagossomo com um lisossomo primário e o citolisossomo é a junção de um autofagossomo com um lisossomo primário. 
O que se entende por heterolisossomo e citolisossomo.
Justifique a origem da membrana do heterofagossomo e do autofagossomo.
O heterofagossomo digere materiais vindos de fora da célula, ex.: bactéria, cria uma envaginação engloba o material por uma membrana e o digere. O autofagossomo digere estruturas não funcionantes ou desnecessárias da própria célula, como reticulo endoplasmático. 
Justifique porque as glicoproteínas da membrana dos lisossomos têm a parte glicídica voltada para a matriz do mesmo.
Ela é considerada um manto e serve para proteção.
Explique a ação dos lisossomos no jejum prolongado e na senescência celular.
A autofagia pode ser estimulada em determinadas situações, como, por exemplo, durante o jejum prolongado, aparecendo numerosos autofagossomas nos hepatócitos com o objetivo de converter os componentes da célula em alimento para prolongar a sobrevivência do organismo.
Cite umas patologia de origem lisossômica como seu agente causador, seu mecanismo celular e sua manifestação clínica.
Doenças por sobrecarga dos lisossomos, é a ausência de uma ou várias enzimas. Doença de Pompe: Substância presente glicogênio Ausência ( alfa-glicosidase ácida. Quadro clínico: Dispnéia com polipnéia, Cardiomegalia, Hepatomegalia, Hipertrofia muscular com hipotonia e Macroglossia.
IV. PEROXISSOMOS
Descreva a estrutura do peroxissomo e justifique sua importância para a célula.
Os peroxissomos são pequenas estruturas em formato arredondado os quais estão envoltos por uma membrana lipoproteica. Em seu interior contém enzimas oxidases, as quais são responsáveis pela oxidação de substâncias. A principal função do peroxissomos é digerir algumas substâncias. Isso porque em seu interior estão armazenadas as enzimas oxidases. No corpo humano, os peroxissomos são encontrados nas células que formam os rins (células renais) e o fígado (células hepáticas).
Estabeleça uma relação entre reação de peroxidação e a desintoxicação celular.
No fígado, eles auxiliam na produção de sais biliares e também na neutralização de algumas substâncias tóxicas para o corpo através da enzima catalase. Sendo assim, eles auxiliam na desintoxicação celular proveniente, por exemplo, do uso do álcool e de medicamentos. a enzima catalase dos peroxissomos degrada o peróxidode hidrogênio, transformando-o em água e oxigênio.
Como explicar a importância da catalase nos tecidos animais e vegetais?
As reações oxidativas, por exemplo, podem ajudar na desintoxicação de moléculas na corrente sanguínea e realizar a quebra de moléculas de ácidos graxo. Os peroxissomos ainda catalizam as reações na formação de plasmalogênios, um tipo de fosfolipídeo presente na mielina dos neurônios. Vale frisar que os peroxissomos não estão presentes apenas nos animais, exercendo importantes funções também nas plantas. Nos vegetais, há peroxissomos que participam do processo de fotorrespiração e que convertem ácidos graxos em açúcares nas sementes para que a nova planta seja capaz de se desenvolver.
O peroxissomo é uma organela que se autoduplica sem possuir DNA próprio. Justifique. 
Pesquisas indicam que os peroxissomos surgiram nas células eucarióticas por meio de processos semelhantes àqueles observados nas mitocôndrias e cloroplastos, ou seja, um processendos simbiótico. As proteínas peroxissomais são sintetizadas em ribossomos livres no citoplasma e, mediante uma seqüência de endereçamento específica, direcionadas para um peroxissomo preexistente que cresce e se divide.
Explique a importância da β-oxidação dos ácidos graxos de cadeia longa pelos peroxissomos e sua relação com a respiração celular.
A β-oxidação dos ácidos graxos acontece nos peroxissomos e nas mitocôndrias. Estes ácidos são biomoléculas importantes como combustível para as células. No ciclo da β-oxidação, fragmentos com dois átomos de carbono são removidos sequencialmente dos ácidos graxos de cadeia longa (mais de 18 átomos de carbono), resultando em acetil-coenzima A (acetil-CoA), que é enviado para o citoplasma celular. O acetil-CoA é utilizado em diversas reações de síntese e pode penetrar nas mitocôndrias para fornecer energia.
Estabeleça uma relação do peroxissomo com a obesidade.
Com a falta ou má eficiência dos peroxissomos não a quebra de energia deixando a glicose (fonte de energia que derivará ATP) intacta, se acumulando.

Outros materiais