Buscar

avaliando aprendizado constitucional I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603297687)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São privativos de brasileiro nato os cargos:
		
	
	I - Presidente e Vice-Presidente da República;II - Deputados Federais ;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
	
	I - de Presidente e Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III de Senador Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
	
	I - Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
	 
	I - de Presidente e Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
	
	I - de Presidente e Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Superior Tribunal de Justiça;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603305716)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ESAF/MPOG/ATPS/2012) Considerando os direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
		
	
	Ninguém pode ser compelido a associar-se, sendo lícita a manutenção compulsória do associado.
	
	A garantia do direito de herança não se afigura como direito e garantia fundamental.
	 
	É garantido o direito de propriedade.
	
	É plena a liberdade de associação de caráter paramilitar para fins lícitos.
	
	A propriedade deve atender sua função material.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603208729)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	6. (MAGISTRATURA /172º) A casa asilo é inviolável do indivíduo. Por isso, nela ninguém pode penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou: (0,5)
		
	 
	c) desastre, ou para prestar socorro, ou, durante do dia, por determinação judicial.
	
	a) para prestar socorro em caso de guerra ou para cumprir determinação judicial.
	
	b) desastre, ou para prestar socorro, ou, de dia ou à noite, por determinação judicial.
	
	d) para prestar socorro, ou, em qualquer hora do dia ou da noite, mediante determinação judicial, necessária esta mesmo em caso de desastre.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603312530)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a opção CORRETA:
		
	
	C) Os originários de países de língua portuguesa, desde que naturalizados por um ano ininterrupto, podem ocupar quaisquer cargos de eleição majoritária.
	
	A) Perde a nacionalidade brasileira aquele que adquire outra nacionalidade, ainda que em virtude de imposição de norma estrangeira.
	 
	D) Os nascidos no estrangeiro, filhos de pai brasileiro ou de mãe brasileira, podem ser registrados em repartição diplomática brasileira, adquirindo assim a condição de brasileiro naturalizado.
	 
	B) O nascido em Portugal com residência permanente no Brasil, se houver reciprocidade, poderá ser Senador da República, Deputado Estadual, Deputado Federal, Vereador, Prefeito Municipal e Governador de Estado.
	
	D) Os nascidos no estrangeiro, filhos de pai brasileiro ou de mãe brasileira, podem ser registrados em repartição diplomática brasileira, adquirindo assim a condição de brasileiro naturalizado. E) Aos portugueses será concedida a nacionalidade original se residirem no Brasil por um ano ininterrupto.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603127683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em decorrência da inviolabilidade do domicílio, expressa no artigo 5º, inciso XI, da Constituição da República, é vedado o ingresso de agentes públicos em:
		
	
	escritório de advocacia, quando investigado o próprio advogado, e os agentes estatais portarem mandado judicial a ser cumprido durante o dia.
	
	domicílio de investigado, durante a noite, em caso de flagrante delito.
	
	espaço aberto ao público.
	 
	trailler, casa de barro, casa de lona e cabine de caminhão, quando ordinariamente usados pelo cidadão como moradia, sendo de uso restrito do indivíduo, somente sendo possível a quebra da inviolabilidade domiciliar nos casos expressamente previstos na Constituição.
	
	domicílio de investigado, durante o dia, portando os agentes estatais mandado judicial.
		
	
	
	1a Questão (Ref.: 201602466495)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 04 - Exame 116 Tipo 1 - OAB-SP) - Em face da Constituição da República, o direito adquirido está imune à incidência
		
	
	de qualquer espécie normativa, salvo emenda constitucional
	
	de qualquer lei ou medida provisória, apenas
	
	de qualquer espécie normativa, inclusive emenda constitucional
	 
	de qualquer lei, apenas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602466292)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 03  Exame 125 Tipo 1 - OAB-SP) - Na organização do Estado brasileiro, a substituição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios por um único ente central:
		
	
	Não seria possível, devido à cláusula pétrea da separação dos Poderes.
	
	Não seria possível, devido à existência de disposição constitucional expressa vedando a alteração da forma republicana de governo.
	 
	Seria possível somente pelo Poder Constituinte Originário
	
	Seria possível, por meio de Emenda à Constituição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602466276)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Afirma-se que a constituição da República Federativa do Brasil em vigor:
		
	
	Ao prover acerca da Organização do Estado Federal, insere entre as entidades federativas a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a primeira soberana e as demais autônomas, nos termos da lei.
	 
	Inclui entre os Direitos e Garantias Fundamentais, em Título próprio, os direitos individuais e coletivos, os direitos sociais, a nacionalidade, os direitos políticos e os partidos políticos.
	
	Faculta a intervenção da União Federal, em hipóteses que menciona, nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios dos Estados.
	
	Autoriza a criação, pelos Municípios, de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas, inseridos nas suas respectivas estruturas orgânicas, de sorte a viabilizar a fiscalização deferida às Câmaras Municipais, mediante controle externo, a exemplo do que ocorre nos planos Federal e Estaduais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602466334)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 35 - Exame 20 - OAB-RJ) No que concerne ao Poder Constituinte, à Constituição, à eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais e à reforma do Texto fundamental, indique a alternativa VÁLIDA:
		
	 
	O Poder Constituinte derivado decorrente, cujo exercício autoriza a organização dos Estados federados através da promulgação de Constituições próprias, além de secundário, é limitado e condicionado;
	
	A proposta de emenda à Constituição pode ser apresentada, ao Congresso Nacional, por qualquer Deputado ou Senador, individualmente, no exercício de sua atividade parlamentar, assim como pelo Presidente da República, através de mensagem.
	
	Segundo a doutrina assente, as denominadas Constituições históricas, quanto ao modo de elaboração, são aquelas que, conexas à ideia de documentos solenes, só podem ser alteradas através de processo qualificado ou dificultoso;
	
	Deve ser considerada de eficácia limitada, de acordo com a doutrina sustentadaa partir das lições de José Afonso da Silva, a norma inserta no art. 5°, inc. VIII, da Constituição da República, segundo a qual "ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602466585)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(38º EXAME DE ORDEM CESPE/UnB 2009.1, QUESTÃO 16, CADERNO ÔMEGA) De acordo com a CF, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. No que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF, assinale a opção correta:
		
	
	Os direitos fundamentais não são assegurados ao estrangeiro em trânsito no território nacional
	
	Como decorrência da inviolabilidade do direito à liberdade, a CF assegura o direito à escusa de consciência, desde que adstrito ao serviço militar obrigatório.
	
	É admitida a interceptação telefônica por ordem judicial ou administrativa, para fins de investigação criminal ou de instrução processual penal.
	 
	O duplo grau de jurisdição, no âmbito da recorribilidade ordinária, não consubstancia garantia constitucional.

Outros materiais