Buscar

Questões sobre transtorno de ansiedade livro HOLMES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Com base nos capítulos sobre Transtornos Ansiosos do DSM-5 e do livro “Psicologia dos transtornos mentais” de David Holmes (disponível em PDF e na biblioteca), RESPONDA às questões: 
Diferencie medo e ansiedade e explique quais critérios tornam o medo e a ansiedade patológicos.
A maioria das pessoas tem um sentimento intuitivo de que há uma diferença entre medo e ansiedade e elas muitas vezes identificam conhecimento como o fator crucial: se elas sabem o que está incomodando, sentem medo, mas se elas não sabem ficam ansiosas. 
Quando falamos de ansiedade, podemos dizer que ela também é um tipo de medo.
Há três fatores a considerar ao fazer a distinção entre a ansiedade normal e anormal. O primeiro é nível da ansiedade. O segundo é a justificativa para a ansiedade. Em terceiro a ansiedade é anormal se ela tiver consequências negativas. 
Defina os principais sintomas de ansiedade (de humor, cognitivo, somáticos e motores).
Os sintomas do humor nos transtornos de ansiedade consistem principalmente em ansiedade, pânico e apreensão.
Os sintomas cognitivos nos transtornos de ansiedade refletem a apreensão e a preocupação sobre a condenação que o individuo antecipa.
Os sintomas somáticos da ansiedade podem ser divididos em dois grupos. Primeiramente, há sintomas imediatos, que consistem em suor, boca seca, respiração curta, pulso rápido, aumento da pressão sanguínea, sensações tipo lapejo na cabeça e tensão muscular. Em segundo se a ansiedade é prolongada, sintomas “atrasados” tais como pressão sanguínea cronicamente aumentada, dores de cabeça, fraqueza e sofrimento intestinal podem se estabelecer. 
Entre os sintomas motores, é comum que os indivíduos exibam impaciência, inquietação, atividade motora sem objetivo como movimentos rápidos com os dedos dos pés e respostas exageradas a ruído súbito. 
Defina o que são fobias e diferencie: agorafobia, fobia social e fobia específica.
As fobias são medos irracionais e persistentes de um objeto, atividade ou situação especifica. 
A agorafobia é o medo de entrar em ambientes públicos dos quais poderia ser difícil de se escapar se o individuo subitamente se tornasse ansioso. 
Assim como a agorafobia, a fobia social também resulta em uma evitação de grupos, mas ao invés de originar se de algum medo vago de perder o controle, o transtorno social é em geral embasado no medo irracional do individuo de se comportar de uma forma constrangedora e ser criticado pelos demais. 
Uma fobia especifica envolve um medo irracional em relação a um objeto ou situação diferente de multidões (agorafobia) e critica pessoal (fobia social). 
Quais as principais características do Transtorno de Pânico?
Um transtorno de pânico envolve breves períodos de ansiedade espontânea excepcionalmente intensa. 
Além de sentimentos psicológicos intensos, o individuo apresenta medo, apreensão e terror, o individuo experimenta sintomas físicos que podem incluir respiração curta, palpitações cardíacas, dores no peito, sensações de asfixia ou sufocação, tontura, sentimento de irrealidade, formigamento nas extremidades, calafrios e calores, suor, fraqueza e tremor. 
Quais as principais características do Transtorno de Ansiedade generalizada?
O transtorno de ansiedade generalizada envolve ansiedade persistente geral que dura pelo menos um mês e não está associada a nenhum objeto ou situação particular.
A natureza generalizada onipresente da ansiedade resulta em alguns problemas adicionais que não são observados nos outros transtornos de ansiedade. 
A ansiedade é geral sem nenhuma ligação a uma situação ou objeto. Sendo assim o individuo não sabe de onde a ameaça e a condenação virão e deve, portanto, ser excepcionalmente vigilante e deve continuamente procurar ameaças em seu ambiente, o que pode resultar em efeitos debilitantes como distração e fadiga.

Outros materiais