Buscar

RESENHA CRÍTICA Técnicas psicogenéticas em discussão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE PSICOLOGIA
LETÍCIA PRUSCH SPARREMBERGER
SEMI PRESENCIAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
TORRES, MARÇO DE 2017
RESENHA CRÍTICA : Técnicas psicogenéticas em discussão 
 O vídeo trata-se de uma visão de três teóricos: Piaget na visão de La Taille, Vygotsky na visão de Oliveira e Wallon é comentado por Dantas, em que traz um debate entre os fatores biológicos e sociais do desenvolvimento humano sobre a linha de Piaget, o qual faz um diálogo sobre o lugar de interação social, na concepção de Vygotsky o debate é sobre o processo de formação de conceitos e na teoria de Wallon, onde é discutido o ato motor ao ato mental do indivíduo.
É feita uma introdução sobre o lugar das interações sócias na obra de Piaget, evidenciando que o mesmo não desprezou a importância dos fatores sociais no desenvolvimento da inteligência do indivíduo, pois, o homem é impossível de ser pensado fora da sociedade em que vive.  No entanto, o homem normal não é social da mesma maneira aos seis meses que aos vinte anos de idade devido aos fatores biológicos e sociais que o sujeito avança qualitativamente e passa a interagir dentro da sociedade a qual está inserido transformando o meio em que vive ou ajustando para favorecer o seu bem estar social.
O sujeito evolui a partir das experiências pessoais transmitidas através das interações vividas no meio, e um bebê não tem o grau de maturação que tem um adulto. Para tanto, a socialização passa pela qualidade nas trocas intelectuais e vai evoluindo através das fases de desenvolvimento da criança. O autor demonstra esse raciocínio na aplicabilidade de uma equação em que para as trocas intelectuais Piaget pressupõe um perfeito equilíbrio e uma interação de pensamentos. Tal equilíbrio das reações sociais só é possível entre indivíduos que tenham atingido o estágio operatório de pensamento fazendo uma panorâmica sobre as etapas do desenvolvimento cognitivo relacionando o desenvolvimento das operações lógicas aos estágios de desenvolvimento social.
Sobre concepção de Vygotsky, fala-se sobre o processo de formação de conceitos a respeito dos fatores biológicos e sociais no desenvolvimento do psicológico. No entanto, as funções psicológicas do indivíduo são formadas ao longo de sua trajetória no contexto social em que vive. Nesse processo de formação de conceitos, a linguagem humana exerce um papel mediador entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
            Contudo, além de servir ao propósito de comunicação entre indivíduos, a linguagem simplifica e generaliza a experiência, ordenando as estâncias do mundo real em categorias conceituais cujo significado é partilhado pelos usuários dessa linguagem. O estudo sobre Vygotsky na formação de conceitos aponta para duas linhas de investigação que são: o conhecimento do cérebro que opera sem a influência do meio, e do outro lado, a cultura contribuindo para o processo de formação do fator biológico do sujeito.
            Em relação à Wallon, é feita uma síntese sobre a vida, ressaltando que sua principal obra surgiu a partir de sua tese de doutorado que foi transformada no livro L’enfaut Turbulent (Infância e Turbulência) concluído após observações e experiências minuciosas com 214 crianças de 2 a 15 anos de idade, com profundas perturbações de comportamento. Nesta obra o autor descreve etapas do desenvolvimento psicomotor como estágio impulsivo, emocional, sensório-motor e projetivo, e também analisa as características e sintomas das morbidades psicomotoras, com um intuito não só de pesquisa, também para que seja viabilizada a cura para estes pacientes.
            Dessa forma, Wallon, ao estudar a psicopatologia, dedicou-se ao desenvolvimento da criança que tinha como questão fundamental o estudo da consciência, considerando o melhor caminho para compreendê-la e com isto, tendo como foco principal a sua gênese que através de sua pesquisa de campo explorou as origens biológicas da consciência do indivíduo.
            A partir dos apontamentos enfatizados na obra entende-se que para La Taille, Piaget faz uma clara distinção entre dois tipos de relação social: a coação e a cooperação. Na coação o individuo recebe a afirmativa do adulto como verdadeira sem refletir sobre o que foi dito, ou seja, corresponde a um nível baixo de socialização, enquanto que nas relações de cooperação são as que permitem esse desenvolvimento efetivamente. Portanto, o autor evidencia que se tem em Piaget uma teoria que resgata a dimensão ética e política dentro do desenvolvimento da inteligência do homem permitindo transparecer na sua análise uma perspectiva interacionista como referencial e fundamento básico do seu raciocínio.

Outros materiais