Buscar

5 Questões de Direito Administrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE DIREITO PINTO FERREIRA – SOPECE
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO – 3º ANO – NOITE
DISCIPLINA – DIREITO ADMINISTRATIVO – ANO/2017
PROF. DOUTOR FERNANDO ARAÚJO
ALUNOS:	SANDRO GOMES – 1502139 / NEEMIAS GOMES – 1502295
		RAFAEL MOES – 	1702028 / ELTON ANDRÉ – 1502003
QUESTÕES PARA TREINAMENTO / RESPOSTAS
O que distingue o Direito Público do Direito Privado?
R//	Direito público: só é permitido fazer o que a lei determina. Tem por objeto a administração estatal em seus diversos níveis. 
Direito privado: é permitido fazer tudo que a lei não proíbe. Tem por objeto as relações entre os cidadãos e sua vida em sociedade. OBS: Entenda-se aqui por “lei” qualquer “norma jurídica” .
Conceitue Estado de Direito.
R//	É um conceito que designa qualquer Estado que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis, ou seja, o respeito pelos Direitos Humanos e pelas garantias fundamentais, através do estabelecimento de uma proteção jurídica.
Identifique cada uma das principais características do Estado de Direito, apontando a sua importância.
R//	Uma das características fundamentais do Estado de Direito é a limitação legal à vontade do Estado que não esteja prevista em lei. Nem poderá se opor a atuar dentro das normas já existentes.
Qual a importância da Constituição no Estado Democrático de Direito?
R//	Uma Constituição é a Lei mais fundamental em um Estado Democrático de Direito. É a Consolidação Normativa de seus elementos essenciais: um sistema de normas jurídicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, de seu governo, o modo de aquisição e o exercício do poder, o estabelecimento de seus órgãos, os limites de sua ação, os direitos fundamentais do homem e as respectivas garantias. Em síntese, a Constituição é o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado, que são quatro: Território, População, Governo e Finalidade.
O que são “Direitos Individuais de Primeira Geração”?
R//	Os Direitos Individuais de Primeira Geração são os direitos ligados ao valor Liberdade, são os Direitos Civis e Políticos.
	São Direitos de Titularidade Coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.
Nas palavras do professor Marcelo Novelino:	“Os Direitos Individuais não surgiram simultaneamente, mas em períodos distintos conforme a demanda de cada época (Geração), tendo esta consagração progressista e sequencial nos textos constitucionais dado origem à classificação em gerações. Como o surgimento de novas gerações não ocasionou a extinção das anteriores, há quem prefira o termo ‘Dimensão’ por não ter ocorrido uma sucessão desses direitos: atualmente todos eles coexistem. ”

Outros materiais