Buscar

Sistema Digestório e o envelhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Digestório
São partes do tubo digestivo:
a boca (língua, dentes);
o esôfago;
o estômago;
duodeno;
jejuno; 
íleo; 
Ceco;
cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide,
reto e ânus.
Com o envelhecimento podem haver alterações que afetam funções do trato digestório.
Dentes
Ficam frágeis com possível perda, aparecimento de trincas e desgastes que podem modificar o molde do dente dificultando a mastigação.
Língua
Ocorrem alterações na sua estrutura superficial em consequência da perda ou da atrofia das papilas, tornando-se lisa e plana. Essas alterações provocam diminuição no sentido do paladar, com a consequente perda do apetite.
Glândulas Salivares
Ocorre diminuição da produção de saliva e concentração de seus constituintes; aumento de sua viscosidade, perda da sensação de textura dos alimentos, secura nos lábios e dificuldade de mastigação e processamento do bolo alimentar.
Esôfago
Ocorre diminuição da pressão do esfíncter, levando a maior incidência de refluxo e hérnia de hiato, redução do movimento peristáltico e relaxamento inconstante do esfíncter esofágico inferior, engasgo, disfagia, acalasia e câncer de esôfago. 
Estômago
Ocorre diminuição na produção de ácido clorídrico, o que dificulta o processo de digestão, elevação do tempo de esvaziamento gástrico, especialmente para líquidos, menor resistência da mucosa gástrica a agressões internas, diminuição do fluxo sanguíneo para a mucosa gástrica, aumentando o risco de úlceras.
Pâncreas
Ocorre redução na produção de lipase e bicarbonato, diminuição no peso do órgão, com parte de seu tecido substituída por colágeno, dilatação do ducto principal , proliferação de epitélio ductal e formação de cistos, pancreatite e o câncer. 
Fígado
Sofre importantes alterações estruturais: Alteração da metabolização de drogas e nutrientes, redução do peso em 30 a 40% da segunda a nona década de vida. Os hepatócitos aumentam de tamanho. Redução do fluxo sanguíneo hepático e redução da secreção de albumina em até 20%; Redução da secreção de colesterol. Redução da quantidade de ácidos biliares.
Intestino Delgado
Acontece relativa redução da superfície mucosa, redução das vilosidades intestinais e redução do fluxo esplâncnico entre 40-50%. Alterações da motilidade podem ter importante significado clínico, permitindo a proliferação bacteriana. 
Pode haver o surgimento de câncer mas é raro.
Intestino Grosso
Ocorre diminuição da percepção anorretal e perda do tônus da parede muscular, levando a um peristaltismo lento e maior chance de constipação, e aparecimento de câncer.
Reto e ânus
Ocorrem alterações da musculatura do esfíncter anal, com espessamento e redução da força muscular e propensão à incontinência fecal. Pode haver prolapso retal, câncer de reto, hemorroidas. 
Referencias Bibliográficas
NOGUEIRA SALLES, R. F; PAPALÉO NETO, M. Fisiologia do envelhecimento: aspectos fundamentais. In: PAPALÈO NETTO, M; BRITO, F. C. Urgências em geriatria. São Paulo: Atheneu, 2001. 
FERRIOLLI, E; MORIGUTI, J. C. Envelhecimento do aparelho digestório. In: FREITAS, E. V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais