Buscar

REVISÃO AV1 Estudo das ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO AV1 - FUNDAMENTO DAS CIENCIAS SOCIAIS
A cultura é um dos objetos das ciências sociais, particularmente da antropologia. Ela representa tudo o que existe e que não foi encontrado na natureza, todo o produto da inteligência e criatividade humana, representa todo o conhecimento, técnica, arte, literatura, costumes, edificações, objetos, ferramentas, nosso modo de vida, tudo o que fazemos e sabemos. Ela não é transmitida geneticamente, é produto da interação humana, socialização e educação.
A cultura popular representa a maneira de um grupo social encarar a vida, o que inclui tradições, valores e costumes que possuem longa história. Todas as pessoas tem cultura. A cultura de massa é imposta pelos meios de comunicação e possui uma visão da arte e cultura como mercadoria, é baseada no lucro e vida influenciar pessoas e grupos para consumo de ideias e produtos. Quando nascemos inicia-se o processo da socialização realizado pela família e escola. É um processo de aprendizagem das regras de comportamento do grupo em que vive e o inicio da educação. Este processo vai formar na criança e no adulto a sua percepção de mundo.
Para Durkheim é através da educação que a consciência coletiva é transmitida para as pessoas. Os fatos sociais para ele são a representação desta consciência coletiva e possuem três características: EXTERIORIDADE, COERCITIVIDADE, GENERALIDADE: 
Para ele, a revolução industrial produziu a especialização profissional p que gerou a interdependência entre as pessoas, acelerando a solidariedade orgânica que é a convivência entre as pessoas baseada na dependência que temos dos outros para atendermos a necessidade. Segundo Durkhein, as sociedades modernas, transformam-se mediante a evolução técnica das suas relações de produção.
Segundo Marx, o crescente emprego das máquinas e da divisão do trabalho operário de sua autonomia, tornando-o um apêndice de maquina e so requer dele uma operação simples, mecânica, mais fácil de aprender, produzindo o que dominou de alienação do homem. Para Marx, a sociedade capitalista é formada por 2 classe, a BURGUESIA, E O PROLETARIADO.
Para ele o estado na sociedade capitalista foi criado para atender os interesses das classes dominantes.
A luta de suas classes se refere ao confronto de duas classes antagônicas pela luta de seus interesses. A burguesia e o proletariado (movimento dialético)
O proletariado são proprietários de sua força de trabalho, são assalariados e os burgueses capitalistas.
Para Marxo Direito expressa a vontade da classe dominante através da lei.
A antropologia é uma das ciências sociais que estuda a cultura. Todas as pessoas tem cultura, isto é, hábitos, costumes, vestimentas e herança familiar.
É preconceituoso diser que os índios não tem cultura por exibirem uma forma diferente dos povos civilizados, isto é uma posição etnocêntrica. Devemos contextualiza-la. A atividade humana individual deve ser analisada segundo a cultura onde está inserida.
Relativismo cultural que reconhece que cada cultura se expressa de forma diferente.

Outros materiais