Buscar

Estudo de caso Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 
Estudo de caso - Questões Norteadoras
Leia com atenção o estudo de caso que segue e aproveite o fórum para discutir com seus colegas a temática.
	O Brasil é um país essencialmente agrícola, com produção em alta escala de alimentos. Em determinadas épocas do ano, a produção é tanta, que boa parte é desperdiçada por falta de armazenamento adequado. Além disso, descartam-se componentes dos alimentos, por falta de informação quanto ao uso racional dos mesmos, como casca, talos, folhas, etc. O que se produz é suficiente para alimentar boa parte da população carente. Além disso, não se faz uso de diversas plantas que são consideradas “mato”, mas que são ricas em nutrientes e poderiam ser consumidas como alimentos. Essas plantas conhecidas como plantas alimentícias não convencionais (PANC) deveriam ser exploradas nas escolas, como novas opções alimentares.
É o que a professora do quinto ano de uma escola pública se propôs a trabalhar com os seus alunos: quer mostrar a eles que as plantas alimentícias não convencionais (PANC) existem e que podem ser inseridas na alimentação, inclusive no lanche da escola. Para tanto, estabelecerá relações entre as disciplinas de Ciências e Matemática.
	Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC?
Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática?
Como a professora pode propor a inclusão de PANC na alimentação dos alunos de suas famílias?
Em uma roda de conversa a professora pode explicar o conceito sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), explicando para os alunos que são alimentos que deixamos de consumir no nosso dia a dia como os talos, cascas e sementes, e também explicar para os alunos que devemos ter o cuidado, pois nem tudo que encontramos na natureza podemos consumir. Na disciplina de ciências, a professora pode pedir para os alunos pesquisarem com os pais sobre o que significa (PANC). E trabalhar em sala de aula a importância dos alimentos e nutrientes que os alimentos nos fornecem para uma alimentação saudável, como os talos, cascas e sementes dos alimentos que consumimos no nosso cotidiano. Da para a professora pedir para os alunos trazerem de casa alimentos como: verduras, frutas, legumes para eles fazerem juntos a receitas para o lanche da escola como experimentação. A professora pode deixar os alunos a escolherem os alimentos que usarão nas receitas, orientando da melhor forma possível. Também pode pedir para os alunos trazerem de casa receitas que seus pais utilizam no seu dia a dia para compartilhar com os demais alunos. E quanto à disciplina de matemática, da para a professora trabalhar nas receitas a quantidade, frações, formas geométricas (biscoitos) dentre outras mais.

Outros materiais