Buscar

Aula Sistema Reprodutor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Genitália Interna 
Sistemas Mülleriano e Wolffiano 
No início do desenvolvimento embrionário, os órgãos sexuais internos são bissexuais, ou seja, contém os precursores para ambos os órgãos sexuais, masculino e feminino.
Durante o terceiro mês de gestação somente um desses precursores se desenvolve, o outro atrofia.
Sistema Mülleriano: Precursor embrionário dos órgãos sexuais femininos internos (fímbria, trompas de falópio, útero e parte interna da vagina).
Sistema Wolffiano: Precursor embrionário dos órgãos sexuais masculinos internos (epidídimo, canal deferente e vesículas seminais).
Genitália Interna Masculina
Hormônios e Gênero 
O gênero dos órgãos sexuais internos de um feto é determinado pela presença ou ausência dos hormônios secretados pelos testículos. Se estão presentes, o sistema Wolffiano se desenvolve e caso não estejam presentes, o sistema Mülleriano se desenvolve.
O sistema Mülleriano não necessita de estímulo hormonal das gônadas para se desenvolver, é determinado naturalmente pela ausência dos mesmos. 
Os testículos secretam dois tipos de hormônios, o antimülleriano, que impede o desenvolvimento do sistema feminino (efeito desfeminizador) e os andrógenos (testosterona e diidrotestosterona) que estimulam o desenvolvimento do sistema Wolffiano (efeito masculinizante). 
Hormônios Masculinizantes 
Dois andrógenos diferentes são responsáveis pela masculinização:
A testosterona é excretada pelos testículos e uma enzima 5alfa-redutase converte um pouco de testosterona em outro andrógeno, conhecido como diidrotestosterona.
Andrógeno= hormônio sexual masculino esteroide. Sendo a testosterona o principal andrógeno encontrado em mamíferos.
Secreção de Testosterona
A testosterona é formada pelas células intersticiais de Leydig, que se situam no interstício entre os túbulos seminíferos.
São praticamente inexistentes durante a infância, época em que os testículos não secretam testosterona, mas elas são numerosas no recém-nascido e no homem adulto após a puberdade.
*** A maior parte da testosterona que se fixa nos tecidos é convertida, nas células dos tecidos em diidrotestosterona – algumas ações da testosterona dependem dessa conversão e outras não.
Responsável pelas características que diferenciam o corpo masculino. 
Feedback Negativo da Secreção de Testosterona 
Sempre que a secreção de testosterona torna-se muito elevada, este efeito automático de feedback negativo opera através do hipotálamo e da hipófise anterior, reduzindo a secreção de testosterona para níveis de funcionamento desejáveis, ao contrário, quantidades pequenas de testosterona induzem o hipotálamo a secretar grandes quantidades de GnRH, com o correspondente aumento na secreção de LH e FSH da hipófise anterior e o consequente aumento na secreção testicular da testosterona.
Genitália Interna Feminina
Sistema Hormonal Feminino 
O sistema hormonal feminino, assim como o masculino, consiste em três hierarquias de hormônios:
Um hormônio de liberação hipotalâmica, o hormônio liberador de gonatropina GnRH.
Os hormônios sexuais hipofisários anteriores FSH e LH, ambos secretados em resposta à liberação de GnRH.
Os hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona, que são secretados pelo ovário em resposta aos dois hormônios liberados pela hipófise anterior. 
São secretados em quantidades drasticamente diferentes durante o ciclo sexual mensal da mulher.
Síntese e Secreção de Hormônios
Fatores Psicológicos Relacionados 
Muitos fatores psicológicos, provenientes principalmente do sistema límbico do cérebro para o hipotálamo, podem afetar a taxa de secreção de GnRH pelo hipotálamo e, portanto, também podem afetar outros aspectos importantes das funções reprodutiva e sexual tanto em homens quanto em mulheres. 
Estímulos psíquicos apropriados podem aumentar em muito a habilidade de uma pessoa realizar um ato sexual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais