Buscar

55 Construção Civil

Prévia do material em texto

1ª Semana
Parte superior do formulário
Os sistemas construtivos devem estabelecer um sistema de produção, um conjunto de processos construtivos, cujo produto final será o edifício. Assinale a alternativa que apresenta dois dos principais subsistemas construtivos.
	
	Estrutural e Vedação 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Os sistemas construtivos apresentam: princípios, combinação de partes, modo de organização, modo de administração, conjunto de meios e processos, conjunto de métodos, conjunto de órgãos e conjunto de funções análogas. Assinale a alternativa que possui exemplos de sistemas construtivos existentes.
	
	Taipa, Bloco Cerâmico e Alvenaria Estrutural 
	A indústria da construção tem sofrido nos últimos anos mudanças substanciais, provocadas principalmente pelo crescente grau de competição existente entre as empresas do setor no país. A globalização dos mercados, o crescente nível de exigência por parte dos consumidores e a reduzida disponibilidade de recursos financeiros para a realização de empreendimentos, entre outros fatores, têm estimulado as empresas a buscar melhores níveis de desempenho. Nestes termos assinale a função que vem assumindo um papel cada vez mais estratégico na determinação do grau de competitividade das empresas de construção.
	
	
	 Produção
	“A elaboração dos diferentes projetos de forma totalmente separada pode gerar situações nas quais a solução final dada a uma unidade funcional ou elemento construtivo não seja a mais adequada para evitar complexidades, descontinuidades ou perdas no desempenho. Os diferentes projetos devem formar uma cadeia que favoreça a mútua alimentação entre eles”.Para que a compatibilidade desejada entre os diferentes projetos aconteça, é estabelecida e incorporada ao Processo de Produção uma série de outros conceitos relacionados ao desenvolvimento e à implantação de um sistema de padronização, dentre eles:
	
	
	Modulação e Normalização
	A Construção Civil no Brasil tem apresentado como características mais marcantes o atraso tecnológico, especialmente quando comparada a outros setores industriais, e a absorção de pessoal com baixa ou sem nenhuma qualificação oriunda tanto do campo quanto da periferia.
Analise as características encontradas na construção civil no Brasil, considerando-as Verdadeiras (V) ou Falsas(F) e assinale a alternativa correta.
(    )  Multiplicidade de materiais, componentes e tecnologias utilizadas, bem como dos respectivos fornecedores;
(    )  Predominância de mão-de-obra sem qualificação profissional, com baixo grau de instrução formal;
(    )  Presença de incorporação de uma nova base de organização do trabalho a partir de métodos informatizados;
(    )  Eficácia dos mecanismos de gerenciamento das interfaces entre as fases do processo (concepção, projeto, produção de materiais e componentes, produção no canteiro e uso) e baixa integração na cadeia produtiva;
(    )  Elevada incidência de não conformidade de materiais, componentes, sistemas construtivos e serviços;
(    )  Desconhecimento do processo de agregação de valor na tecnologia do processo de projeto em relação ao entrono do empreendimento.
	
	
	V – V – F – F – V – V
	Analise o sistema construtivo mostrado na figura  e assinale a alternativa correta a que se refere os componentes da supraestrutura do mesmo? 
	
	
	pilares, vigas e lajes
	Em relação ao processo construtivo há uma distinção entre os processos de industrialização existentes: de Ciclo Fechado e de Ciclo Aberto. Assinale a alternativa que indicam processos de industrialização de ciclo fechado.
	
	
	Processos Construtivos Racionalizados e Pré-fabricados
Os agregados para a construção civil são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processos industriais. Assim sendo, considere as afirmações a seguir.
I)          A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa características exigíveis na recepção e produção de agregados miúdos e graúdos, de origem natural, fragmentados e ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define-se areia ou agregado miúdo como areia natural, ou resultante da britagem de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm. Definem-se ainda agregados graúdos como pedregulhos ou brita provenientes de rochas estáveis ou a mistura de ambos, cujos grãos ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm de abertura.
II)         A norma brasileira NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata dos agregados para concreto, classifica as areias em quatro faixas, denominadas muito fina, fina, média e grossa.
V)        Areia de brita é obtida dos finos resultantes da produção de brita, onde se retira a fração inferior a 0,15 mm (0,15/4,8) e é mais grossa do que o pó de pedra.
As afirmações I, II e V estão corretas.
2ª Semana
Marque a alternativa que se refere a um elemento de apoio à produção dentro dos principais elementos do canteiro de obras.
	
	Estoque de blocos de concreto, cerâmico e telhas
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Quanto aos elementos essenciais para a definição do layout do canteiro de obras podemos afirmar que:
I - O fluxo de produção abrange, além do caminho a ser percorrido para o transporte dos materiais, a quantidade de materiais demandada em cada fase do processo.
II - Deve-se observar a interação entre os elementos do processo durante cada fase da obra, sejam eles relacionados à produção ou ao apoio à produção.
III - A melhor opção selecionada de um layout deve ser baseada nos critérios somada à experiência e ao bom senso dos planejadores, conciliando o que há de melhor em cada item a ser definido.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III
	Nas construções de Edifícios acima de três andares, de uma determinada cidade,  foi possível constatar que os maiores números de autuações pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, ainda ocorrem por falta de adequação das áreas de vivência e do não fornecimento dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Qual das normas regulamentadoras abaixo é responsável por essa autuação?
	
	
	NR-18
	Considerando-se a avaliação dos critérios para o arranjo físico dos elementos do canteiro de obra faça a correlação entre critério e fatores. Marque a alternativa correta.
 
I - Contabilidade dos equipamentos                          (    ) Quantidade e qualidade dos acessos para materiais incluindo dimensões.
II – Segurança patrimonial                                      (    ) Existência de plano de manutenção Preventiva.
III – Acessibilidade                                                 (    ) Minimização do número de etapas do fluxograma de processos.
IV - Facilidade para a movimentação de materiais  (    ) Número reduzido de acessos ao canteiro.
	
	
	III – I – IV - II
	Relacione as siglas com os respectivos objetivos das principais Normas Regulamentadoras (NRs) que afetam diretamente os canteiros de obras da construção civil. Marque a alternativa correta:
	I –   NR5 - CIPA 
II –  NR6 – EPI’s
III – NR7 - PCMSO
IV – NR9 - PPRA 
	(    ) – determina a obrigatoriedade do construtor em preservar as condições de segurança e higiene do ambiente de trabalho, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais, bem como a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais;
(    ) – toda construtora tem que constituir e manter em funcionamento; 
(    ) – Implementado e custeado pelo empregador, sem ônus para o empregado com o objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto de seus trabalhadores; 
(    ) – dispositivo de uso individual destinado a proteger a integridade física do trabalhador e que a construtora deve oferecer, gratuitamente; 
	
	
	IV, I, III e II
	Relacione os itens abaixo com os principais elementos docanteiro de obras. Marque a alternativa correta.
 I – Central de corte, dobra e montagem de armação   (   ) Apoio Técnico/ Administrativo 
II – Guarita                                                           (   ) Sistema de Transporte Vertical
III – Masseiras para estoque de Argamassa                  (   ) Elementos ligados à produção 
 industrializada a granel 
IV – Grua                                                              (   ) Área de vivência
V – Instalações Sanitárias                                         (   ) Elementos de Apoio à produção
	
	
	II – IV – I – V - III
Dentre os critérios a serem considerados nas propostas de arranjo físico do canteiro de obras, em qual deles incide o fator de minimização do número de etapas do fluxograma de processos?
	
	Facilidade para a movimentação de materiais
Em relação à NR 18, intitulada “Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção”, que estabelece as diretrizes para as áreas de vivência do canteiro de obras, as seguintes afirmações são feitas:
I. Os canteiros das obras devem dispor de, entre outras coisas, instalações sanitárias e área de lazer
IV. Nas áreas de vivência devem ser previstos locais para recreação dos trabalhadores alojados, podendo ser utilizado o local de refeições para este fim
Em relação às afirmações acima:
Estão corretas as alternativas I e IV
	Enumere os passos para a execução de forma para viga, na ordem cronologicamente ideal.
Marque a alternativa correta.
(      ) posicionar os painéis laterais;
(      ) lançar os fundos de viga a partir da cabeça dos pilares;
(      ) nivelar o fundo da viga utilizando uma linha de nylon unindo os pilares;
(      ) utilizar garfos aprumados e alinhados para apoio do fundo de viga no restante do vão.
	
	
	4-1-3-2
3ª Semana
Enumere os passos para a execução de forma para pilar, na ordem cronologicamente ideal.Marque a alternativa correta.
(      ) passar desmoldante na face interna das formas;
(      ) posicionar a armadura conferindo os espaçadores;
(      ) posicionar as duas faces menores e o fundo fixando-as e travando-as nas duas direções com mãos-francesas;
(      ) locar e fixar os gastalhos e pontaletes-guia;
(      ) nivelar as faces e marcar o nível de concretagem;
(      ) fechar a forma para a concretagem.
	
	2-5-3-1-4-6 
	Qual o tipo de fundação direta é usado de forma econômica quando se considera as cargas da edificação pequenas e a resistência do terreno é baixa?
	
	
	Radier
	Considerando-se a execução de fundações diretas pode-se afirmar que:
II – A sapata corrida pode ser construída de pedra, tijolos maciços, concreto simples ou de concreto armado;
III- Na execução da sapata corrida deve-se realizar o apiliamento (compactação manual) do fundo da vala.
	
	
	Estão corretas as alternativas II e III
	Em uma obra serão executadas 20 sapatas iguais, de base quadrada com 0,90 m de lado. Para a regularização do fundo da cava, será executada uma camada de concreto não estrutural com 5 cm de espessura e com 5 cm a mais em relação ao lado da sapata. O volume geométrico total desse concreto, em m3, é:
	
	
	0,90
A base para o dimensionamento de qualquer fôrma para pilar deve ser a carga, neste caso, o empuxo do concreto, que depende da altura do pilar e da velocidade da concretagem. Um dos passos para a execução de forma para pilar é locar e fixar os gastalhos e pontaletesguia. Defina o que são os GASTALHOS. 
É um quadro de madeira ou metálico com o desenho do perímetro do pilar mais a espessura do painel da fôrma, que serve para o posicionamento do pilar e travamento do seu pé.
Considere uma laje constituída de uma fina camada de concreto e pequenas vigas formadas pela utilização de um elemento que pode ser ou não incorporado à laje. A qual tipo de laje se refere o texto acima?
Nervurada
4ª Semana
O concreto utilizado em obras pode ser preparado tanto em obra como em centrais de concreto. O preparo em central produz concreto com maior controle e com maior economia dos materiais e também propicia concretagens de grandes volumes. Analise as afirmativas com relação ao concreto preparado em central: 
	I.
	as centrais de concreto dispõem de laboratórios para controle de umidade da areia e também características dos agregados.
	II.
	na hora do recebimento do concreto algumas verificações devem ser feitas. Um exemplo é o slumptest, que é importante para verificar se a consistência do concreto é aquela desejada.
	III.
	Devem ser moldados corpos de prova para atestar a resistência do concreto.
	IV.
	concretos produzidos em centrais possuem uniformidade de características, mesmo em grandes volumes.
Assinale a sequência de afirmativas verdadeiras: 
	
	Estão corretas as alternativas I - II - III - IV
Com relação ao lançamento do concreto pode-se afirmar: 
II - Durante a concretagem deve se preocupar com o deslocamento das armações, tubulações e desnivelamentos de elementos, uma vez que este procedimento deve ser realizado antes do lançamento do concreto.
III - Deve-se retirar as mestras logo após o sarrafeamento, para evitar que fiquem perdidos na massa de concreto.
	
	Estão corretas as alternativas II e III.
	Com relação à concretagem com concreto usinado na obra, podemos afirmar que:
I – durante a concretagem deve ser acompanhado o deslocamento das armações, tubulações e desnivelamentos de
 elementosY4;
II – No adensamento do concreto por meio de vibradores de imersão várias incisões próximas por menos tempo produz 
melhor resultado que uma incisão por tempo maior (as incisões deverão ser feitas lentamente para evitar bolhas)Y4;
III - a cura do concreto é iniciada logo que a superfície do concreto apresentar
condições de ser molhadoY4;
	
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III
	Com relação aos cuidados especiais necessários na utilização do concreto usinado na obra, podemos afirmar que:
I – Ter em mãos o slump adequado ao tipo de peça a ser concretada;
III - o concreto deve ser molhado por um período mínimo de 4 dias;
IV - O tempo de pega estimado até o término da concretagem não pode ser superior a 2h30, exceto pelo uso de aditivos retardadores de pega.
	
	
	Estão corretas as alternativas I, III e IV
Com relação à cura do concreto pode-se afirmar que:
 I - A cura do concreto é iniciada logo que a superfície do concreto apresentar condições de ser molhado.
	
	
	
	Está correta somente a alternativa I.
Vibrador de imersão para concreto é desenvolvido para adensar os mais variados tipos de concreto, na confecção de colunas, vigas, sapatas, pisos e lajes entre outros, mantendo a mistura da massa homogênea, eliminando o ar e proporcionando maior dureza e resistência do concreto. Analise os procedimentos no adensamento com relação à vibração do concreto por meio de vibradores por imersão e marque a alternativa correta.
várias incisões próximas por menos tempo produz melhor resultado que uma incisão por tempo maior (as incisões deverão ser feitas lentamente para evitar bolhas); antes de ligar o mangote, verificar o sentido de rotulação do mesmo;
	No processo de concretagem, as peças de concreto devem ser molhadas:
	
	
	Logo após a concretagem desde que a superfície apresente condições.
Ainda sobre a resistência do concreto, analise as afirmações.
II) Fundamental para a resistência do concreto é o fator água/cimento, e as demais proporções da mistura com menores preocupações. Quanto menor o fator/água cimento, maior a resistência.
III) A capacidade do concreto em resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
IV) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo e com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. O período de maturação do concreto se dá aos 28 diasde idade e neste período já adquiriu cerca de 75 a 90% de sua resistência total.
V) É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III, IV e V estão corretas;
	A resistência do concreto utilizado na obra é realizado através do ensaio de compressão (NBR 5739:2007). Este ensaio deve ser realizado por laboratório especializado. Os corpos de prova podem ser moldados pelo pessoal da usina de concreto ou pessoal da obra, conforme a NBR 5738 (2003). Analise as afirmativas em relação à forma de moldagem dos corpos de prova e marque a alternativa correta.
I – em quatro camadas, preencher o molde de 15 cm de diâmetro, sendo que, ao final de cada camada, deve-se aplicar 30 golpes uniformemente. Moldar dois corpos de prova para cada data de ruptura;
III – a NBR 12655:1996 preconiza que a amostragem deve ser retirada, no mínimo, a cada 50m³ ou para cada andar ou a cada 3 dias de concretagem, entretanto, sugere-se que a amostragem não ultrapasse 3 caminhões e, para maior rigor, que seja realizada a cada caminhão de concreto entregue na obra.
	
	
	Está correta a alternativa I e III
7ª Semana
A qual fato devemos atentar para que se proceda ao correto assentamento de revestimentos cerâmicos de piso interno? 
	
	Cura da base ou revestimento argamassado horizontal.
	
	
A condição em que mais se utiliza a pasta de gesso como revestimento é sobre blocos de concreto de vedação ou estruturais e lajes maciças. Considerando-se um revestimento em gesso corrido sobre blocos de concreto pode-se afirmar quanto ao preparo da pasta que:
I - Para revestimento deve ser preparada em quantidade suficiente para ser aplicada antes do início da pega. A pasta que se encontrar no estado de endurecimento não se tornará novamente trabalhável com adição de água.
II - Recomenda-se utilizar a relação água/gesso recomendada pelo fabricante.
IV - Para retirar a pasta do recipiente, deve-se utilizar ferramenta tipo colher de pedreiro ou similar. Durante todo o processo não se deve entrar em contato manual com a pasta, a fim de evitar a aceleração da pega.
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
	O rejuntamento das placas cerâmicas deve ser iniciado, no mínimo, três dias após o assentamento, utilizando-se de pranchas largas de madeira
 para andar sobre o piso. Quanto às orientações de aplicabilidade do rejunte pode-se afirmar:
I - Fazer a aplicação do rejuntamento previamente preparado com o auxílio de desempenadeira emborrachada ou rodo de borracha em
 movimentos de vaivém diagonalmente.
II - Deixar a argamassa secar por um período de 15 a 30 minutos.
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e II
	
	
	Uma equipe realizou 1000 m2 de alvenaria em 8 dias. Para a realização de uma outra etapa de alvenaria 
(idêntica à primeira) a equipe foi reduzida, e a produtividade foi 20% menor. Sabendo-se que essa nova
 etapa de alvenaria era de 2500 m2,o tempo para a sua execução, em dias, foi de:
	
	
	25
Na execução do piso interno de determinada obra, em conformidade com a NBR 15575-3:2010 (Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho: Parte 3 - Requisitos para os sistemas de pisos internos) e com o objetivo de  revenir lesões nos usuários, foi adotado o critério de serem evitados desníveis abruptos. Os desníveis executados, portanto, não devem ser superiores, em mm, a:
	
	
	
	5
O rejuntamento das placas cerâmicas deve ser iniciado, no mínimo, três dias após o assentamento, utilizando-se de pranchas largas de madeira para andar sobre o piso. Quanto às orientações de aplicabilidade do rejunte pode-se afirmar:
I - Fazer a aplicação do rejuntamento previamente preparado com o auxílio de desempenadeira emborrachada ou rodo de borracha em movimentos de vaivém diagonalmente.
II - Deixar a argamassa secar por um período de 15 a 30 minutos.
	
	Estão corretas as afirmativas I e II
	
	
	Considerando-se paredes em alvenaria aparente ou blocos estruturais, indique o método de assentamento que melhora o desempenho
 da parede em relação à penetração de água de chuva.
	
	
	Cordão
	
	
	Com relação às verificações de assentamento pode-se afirmar:
I – Que as juntas de argamassa entre os tijolos ou blocos devem estar completamente cheias.
III – Os painéis de paredes devem estar perfeitamente alinhados, pois, ao contrário, será necessária uma grande espessura de revestimento.
IV - Sobre as aberturas das portas e janelas deverão ser colocadas vergas.
	
	
	Estão corretas as alternativas I, III e IV  
8ª Semana
	Referente os passos para execução das instalações prediais podem-se afirmar que:
I - Deve-se verificar se todas as passagens de tubulações e cortes nas alvenarias foram realizadas na posição correta, com diâmetro maior
 que a tubulação a ser instalada, aprumados e esquadrejados.
III - As caixas de passagem poderão ser executadas em alvenaria ou em concreto moldado no local. As interligações devem ser realizadas
 e os acabamentos devem permitir o correto caimento do fundo e nivelamento em relação à tubulação;
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e III
	De acordo com o padrão estabelecido na NBR 6493 (1994) as tubulações deverão ser pintadas com esmalte sintético aplicado
diretamente sobre as mesmas até o cobrimento uniforme e em cores. Faça a correlação das cores aos respectivos produtos/
materiais. Marque a alternativa correta:
I - alaranjado-segurança         (   ) – produtos químicos não gasosos;
II - azul-segurança                 (   ) – eletroduto;
III - cinza-escuro                    (   ) – materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto;
IV - marrom-canalização         (   ) - ar comprimido;
	
	
	I, III, IV e II
	Quanto à preparação e pintura de revestimento argamassado pode-se afirmar que:
I – Em paredes internas deve-se proceder a aplicação de duas demãos de líquido selador acrílico com diluição
de 5% a 15% com água;
II – Para correções de imperfeições de paredes externas a superfície deve ser lixada (lixa d’água 100 ou 120);
III - Se houver indicação para aplicação de massa acrílica, deve-se aplicar duas demãos da mesma sobre o
revestimento argamassado, ou sobre o selador acrílico.
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
	
Com relação ao teste para verificar as instalações de esgoto pode-se afirmar que:
I – No teste com água deve-se manter a pressão por 15 minutos. A altura da coluna de água não deve variar.
 Os trechos que apresentarem vazamentos devem ser refeitos e realizado novo teste.
	
	
	Está correta somente a afirmativa I
	A aplicação de tinta látex acrílica, após o selador ou a massa corrida, deve acontecer em duas demãos de tinta
com diluição de:
	
	
	10% a 30% de água
	
	
	Os tubos de PVC são largamente utilizados, muito conhecidos, têm preço relativamente baixo e fácil manuseio. Apesar de tudo isso, uma estranha contradição os envolve: todos pensam saber manuseá-los, mas poucos encanadores dominam, de fato, os procedimentos adequados para sua instalação. O resultado, quase sempre, aparece na forma de vazamentos. Analise as afirmativas considerando a forma correta do manuseio dos tubos PVC e marque a alternativa correta.
III – Nas soldas o adesivo deve ser usado com parcimônia, já que seu excesso dentro do tubo cria um obstáculo à passagem da água e a pressão aumenta naquele ponto.
	
	
	Está correta somente a afirmativa III
	No que se refere à pintura de esquadrias de metal ferroso pode-se afirmar que:
II - A superfície deve receber fundo antióxido com diluição de 10% em demão única e uniforme.
	
	
	Está correta somente a afirmativa II
Quanto às instalações hidráulicas e de esgoto pode-se afirmar que:
I -  Jamais utilizar tubos de PVC com conexões galvanizadas.
II - Para tubos de PVC esgoto usar juntas com anel de borracha nas tubulações verticais(colunas de ventilação e tubos de queda).
III - jamais utilizar cobre com galvanizado para evitar corrosão.
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III
Com relação ao teste para verificar as instalações de esgoto pode-se afirmar que:
I - No teste com água deve-se manter a pressão por 15 minutos. A altura da coluna de água não deve variar. Os trechos que apresentarem vazamentos devem ser refeitos e realizado novo teste.
	
	Está correta somente a afirmativa I
9ª Semana
Parte superior do formulário
Para a execução dos revestimentos em placas cerâmicas pode-se afirmar que:
I - Segundo a NBR 13753 (1996), a execução do piso com revestimento cerâmico deve ser iniciada após a conclusão dos seguintes serviços: revestimento argamassado das paredes; revestimento dos tetos; lixamento de caixilhos; execução da impermeabilização; instalação de tubulações embutidas nos pisos;  ensaio das tubulações existentes quanto à estanqueidade.
II - Para o correto assentamento de revestimentos cerâmicos deve-se atentar para a cura da base ou contrapiso. Não havendo processos que acelerem a cura, o assentamento deve ser, no mínimo, com 28 dias após a concretagem da base ou 14 dias após execução do contrapiso.
	
	Estão corretas as alternativas I e II
A Construção Civil no Brasil tem apresentado como características mais marcantes o atraso tecnológico, especialmente quando comparada a outros setores industriais, e a absorção de pessoal com baixa ou sem nenhuma qualificação oriunda tanto do campo quanto da periferia.
Analise as características encontradas na construção civil no Brasil, considerando-as Verdadeiras (V) ou Falsas(F) e assinale a alternativa correta.
(    )  Multiplicidade de materiais, componentes e tecnologias utilizadas, bem como dos respectivos fornecedores;
(    )  Predominância de mão-de-obra sem qualificação profissional, com baixo grau de instrução formal;
(    )  Presença de incorporação de uma nova base de organização do trabalho a partir de métodos informatizados;
(    )  Eficácia dos mecanismos de gerenciamento das interfaces entre as fases do processo (concepção, projeto, produção de materiais e componentes, produção no canteiro e uso) e baixa integração na cadeia produtiva;
(    )  Elevada incidência de não conformidade de materiais, componentes, sistemas construtivos e serviços;
(    )  Desconhecimento do processo de agregação de valor na tecnologia do processo de projeto em relação ao entrono do empreendimento.
V – V – F – F – V – V
Parte superior do formulário
Segundo a Norma Regulamentadora NR-18, os canteiros de obras devem dispor de instalações sanitárias. Assim sendo, marque a alternativa que, no dimensionamento de um canteiro de obras com 120 operários, corresponde à quantidade mínima de instalações sanitárias constituídas de lavatório, vaso sanitário e mictório, a serem instaladas neste canteiro.
	
	06 unidades.
O fluxo de materiais no canteiro de obras abrange as etapas de recebimento, estocagem e transporte de insumos, produção, estocagem e transporte de componentes até os locais de aplicação. Para que o fluxo seja otimizado, é necessário:
II. utilizar o caminho mais direto possível para o transporte dos materiais.
IV. garantir amplo espaço de circulação em torno da área de estoque.
É correto apenas o que se afirma em
	
	II e IV.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Na locação da obra transferimos a planta baixa do projeto da edificação para o terreno: recuos, afastamentos, alicerces, paredes, aberturas, etc. Nessa fase de execução da locação da obra deve-se adotar o maior rigor possível já que a locação é o ponto de partida da obra e definirá todo o controle geométrico da edificação. Sintetizando, o que marcar quando se faz a locação?
	
	
	
	Eixos ortogonais de referência; Posição central das estacas; Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
	Após a conclusão das instalações hidráulicas de esgoto de uma determinada obra, a mesma deverá ser testada pelo executor, a fim de evitar possíveis pontos de vazamentos ou falhas nas juntas. No que se refere a esses passos sequenciais para teste com água destas instalações conforme NBR 8160 (1999) se pode afirmar que:
I – Devem-se vedar as extremidades abertas das tubulações com bujões ou tampões. Vedar os ralos com tampão de madeira e borracha, ajustando de forma a garantir que não ocorra vazamento;
II – Deve-se encher a tubulação com água, por qualquer ponto. Abrir as extremidades para retirar o ar e fechar novamente. Continuar o enchimento observando-se que a carga hidrostática não ultrapassa 60 KPa;
	
	
	Estão corretas as alternativas I e II.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes