Buscar

APOL 1 Comportamento do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informação de Marketing
O Banco de dados, data warehouse e data minig são instrumentos de vital importância dentro do SIM, principalmente para a análise de informações. Ele se bem utilizado pode se tornar um diferencial competitivo da empresa frente aos seus concorrentes.
 PORQUE
 Eles são compostos por dados que incluem preferências, comportamentos, estilo de vida, dados transacionais e dados de comunicação com a empresa antes, durante e depois da venda, além de incluir informações sobre a lucratividade, satisfação, retenção, fidelidade e referências do cliente.
 A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 2/5 - Comportamento do Consumidor
Além de mostrar que o brasileiro quer mais qualidade, as pesquisas de mercado feitas pela Nielsen têm mostrado às empresas os hábitos, motivações, atitudes e padrões de compra dos consumidores. O cenário em geral é positivo para os fabricantes e varejistas. Espera-se um crescimento, mas um crescimento moderado. Por volta de 2,5% no volume do total de vendas no varejo. Isso vai gerar oportunidades de negócios sempre que eles forem mais competitivos, gerando condições melhores de qualidade e preço. O crescimento será especialmente no setor alimentar. O supermercado de porte médio é o que mais está aumentando. O mercado de farmácias também está mostrando crescimento. E o motor dessa evolução tem sido a inovação e a procura por novos produtos e nichos de mercado.
Também tem o aumento da sofisticação do consumidor. O preço continua influenciando, a diferença é que hoje o consumidor está mais disposto a pagar pela qualidade. Os produtos de maior crescimento nos últimos dois anos têm sido aqueles cujas marcas garantem qualidade.O consumidor identificado como classe C procura por produtos de qualidade, mas ainda não tem todo o dinheiro para pagar altíssima qualidade. É uma classe emergente, onde vemos um nível de bem-estar que está bem acima do que foi há duas décadas. E isso é uma ótima notícia para a indústria e para o varejo. A classe D também está começando a ter acesso a serviços e ao consumo. Será um novo impulso para o consumo no Brasil nos próximos cinco anos, se a economia continuar na direção certa. As classes A e B vão demandar maior sofisticação, vão exigir produtos de maior qualidade. Temos serviços de grande qualidade, mas estão concentrados em grandes cidades. Fora delas, os serviços ainda são fracos.
Adaptado de: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT290370-16356,00.html
Ao considerarmos as pesquisas de mercado, utilizadas para compreender o comportamento do consumidor como uma ciência social aplicada com propósitos mercadológicos bem definidos, pode-se afirmar que:
I -O consumo sob o olhar mercadológico não tem como propósito estar “a serviço das empresas” pois o conhecimento gerado seria pouco aplicável.
II - É possível utilizar a pesquisa para compreender o comportamento de consumo de um grupo específico e utilizar o conhecimento adquiro para melhorar as práticas de marketing.
III- O estudo do comportamento do consumidor com um viés mercadológico tem um papel central no processo de marketing, pois nesta perspectiva considera-se o cliente como o desencadeador da cadeia.
IV - Do ponto de vista mercadológico, quanto mais aplicável a pesquisa maior o seu valor para a área de marketing.
Escolha a opção correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	As afirmativa s I e II estão corretas
	
	C
	Apenas afirmativa II e III estão corretas
	
	D
	As afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas a afirmativa IV está correta
Questão 3/5 - Sistemas de Informação de Marketing
O Hotel Florence, em Foz do Iguaçu/PR, é reconhecido pelo seu bom relacionamento com os clientes, isso se dá pela sua eficácia em gerar informações sobre eles. Eles sabem que ao se conhecer de verdade os seus frequentadores e lhes dar o atendimento necessário, a reação desses clientes será retornar sempre que forem visitar as belezas da cidade. Esse hotel consegue gerar informações sobre as preferências dos hóspedes, como a temperatura adequada do quarto, seus programas preferidos de TV.
 Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às informações que podem ser geradas com grande possibilidade de certeza antes mesmo do cliente se hospedar:
 
( ) Estilo musical do hóspede;
( ) Tipos de alergia que o hóspede possui;
( ) Valor que o hóspede gastará coma viagem.
( ) Motivo da viagem do hóspede;
( ) Expectativa do hóspede com a viagem;
	
	A
	V, V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, F, V.
	
	C
	V, V, F, V, F.
	
	D
	V, V, F, V, V.
	
	E
	F, V, V, F, V.
Questão 4/5 - Comportamento do Consumidor
A Kylm é uma marca de roupas de alto padrão e fez uma pesquisa de mercado identificou que o seu mercado-alvo é predominantemente feminino, entre 22-35 anos. Seu público valoriza experiências hedônicas e utiliza as suas roupas para construir a maneira como desejo ser vista e se mostra para as outras. Desta forma na hora de fazer gestão do ser mix de marketing, os profissionais de marketing da Patagonia devem considerar os seguintes aspectos:
I - Os vendedores das lojas devem ser treinados para focar em aspectos funcionais, como a durabilidade das roupas.
II - A Patagonia deve vender um conceito, não o produto físico.
III - No ponto de venda, não devem ser explorados elementos sensoriais como cores e cheiros.
IV - A consumidora da marca compra produtos também pelo seu significado e não somente por seus aspectos funcionais.
Como estratégia de marketing adequada a marca Patagonia, estão corretos, somente:
	
	A
	I, II e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I, II e III.
	
	
	
Questão 5/5 - Comportamento do Consumidor
Na Revolução Industrial, a moda começou a ser vista de uma forma singular e única, uma vez que o fenômeno do gosto e do consumo ganha nova ênfase, definindo seu ciclo de obsolescência a cada estação. Intensificando este ciclo, a sociedade pós-segunda guerra mundial consolida o consumo em massa, através do pret-à-porter, em que o desejo da compra e a paixão pelo novo ditava o comportamento do consumidor. Neste período, o volume era o principal foco da produção, para atender à crescente demanda e os desejos por novidades, não tendo como prioridade a qualidade dos produtos inseridos no mercado. Isso ocasionou uma brutal modificação na forma dasantigas manufaturas, iniciando assim o processo de aceleração do ciclo de vida dos produtos de moda. Na atualidade, o efêmero se consolida e o consumo deixa de ser ostentatório (como antes) e passa a ser emocional. O consumidor é analisado conforme seus desejos, sensações, bem como as suas necessidades.
Fonte: COLOMBO, L. O. R.; FAVOTO, T. B.; CARMO, S. N. A evolução da sociedade de consumo. Akrópólis, Umuarama, v. 16, n. 3, p. 143-149, jul./set. 2008.
A partir do texto acima e com base nos conhecimento adquiridos na rota 01 podemos afirmar corretamente que:
	
	A
	A forma como o consumidor se comporta não mudou em essência ao longo do tempo, já que fundamentalmente o consumo sempre sempre existiu para satisfazer desejos.
	
	B
	O estudo do comportamento do consumidor surgiu em uma época de consumo de massa em que as organizações tinham uma orientação voltada a produção, pois necesse contexto surgiu a personalização.
	
	C
	Até a década de 1960 as organizações não focavam no estudo do comportamento do consumidor, pois não tinham o intuito de vender em grandesquantidades e tinham uma produção artesanal por não ter tecnologia para produção em massa.
	
	D
	As influências macroambientais tecnológicas, como a internet, não modificaram a área de estudo do comportamento do consumidor apesar do cenário ter se tornado mais complexo, pois os produtos das organizações ainda se vendem sozinhos.
	
	E
	Por muito tempo o estudo do comportamento do consumidor não foi foco das organizações, pois o contexto histórico no qual estavam inseridas não demandavam esse tipo de conhecimento, principalmente em função da orientação dominante das organizações voltada para produção.

Outros materiais