Buscar

historico do computador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
	No dicionário encontramos: "Computador - aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e cálculos gerais, de maneira ultra rápida." Os irônicos dizem: "Computador é o idiota mais veloz do mundo, pois fará qualquer coisa que nós lhe ordenarmos a uma velocidade extremamente alta." Também podemos dizer: "Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-lo a operações predeterminadas e chegar a um resultado."
	Parece complicado, não? Para descomplicar vamos ver agora alguns tópicos da evolução da história do computador para poderemos ter a nossa própria definição sobre o computador...
O que é Computador?
*
*
*
	A história do computador, ao contrário do que muitos podiam imaginar, tem seu início há muito tempo atrás, desde quando o homem descobriu que somente com os dedos, pedras ou gravetos, não dava mais para fazer cálculos... 
	Então foi criado, há aproximadamente 4.000 a.C., um aparelho muito simples formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos. Esse aparelho era chamado de ÁBACO.
	Cerca de 200 a.C., o Ábaco era constituído por uma moldura retangular de madeira com varetas paralelas e pedras deslizantes.
Ábaco - Séc. III - d.C. com discos ou contas móveis para acelerar as operações matemáticas
*
*
*
	Um dos fatos da história dos computadores, vem no ano de 1642, quando francês chamado Blaise Pascal, inventou a primeira máquina de somar a PASCALINE, a qual executava operações aritméticas quando se giravam os seus discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.
	Outro fato importante vem em 1671 na Alemanha, Gottfried Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a PASCALINE, que efetuava cálculos de multiplicação e divisão, e qual se tornou a antecessora direta das calculadoras manuais.
*
*
*
	Mas algo que realmente revolucionou e começou a dar caras ao computador foi por volta do ano de 1937 quando o matemático Aiken da universidade de Harward e o presidente da IBM Watson que investiu US$ 500.000,00, executaram o projeto de uma máquina de função geral. O que fora chamada de MARK-I, que foi o primeiro computador com relês, que mostrou–se um sucesso de tecnologia, apesar de ter custado milhões de dólares para ser apenas uma centena de vezes mais rápido que o homem com uma calculadora, isso seria fazer uma multiplicação numérica de 10 dígitos em 3 segundos. 
	O MARK-I tinha 15 metros de comprimento, 2,5 metros de altura, 750.000 partes, cerca de 80.400 metros de fios e 420 interruptores. Manipulava números de ate 26 dígitos podendo soma-los ou subtrai–los em 3/10 de segundos.
*
*
*
	Vindo a ser utilizado somente em 1944 na II Guerra Mundial, pelos E.U.A, para auxiliar o exercito americano no controle dos tiros da artilharia norte-americana, sendo que suas operações só se encerraram em 1959.
Mark-I
*
*
*
	Sendo que enquanto o MARK-I era usado para contar os tiros. Em segredo, o exército americano desenvolvia um outro computador para uso próprio, usando uma tecnologia nova eu eram as válvulas. Seu objetivo principal era calcular as trajetórias dos projéteis(tiros) com maior precisão. Os engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly projetaram o ENIAC - Eletronic Numeric Integrator and Calculator. O ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo. Porém só conseguia ficar pronto em 1946, ou seja vários meses após o final da guerra. 
*
*
*
	O ENIAC possuía 17.468 válvulas, tinha 5,50 metros de altura, 25 metros de comprimento, pesava 30 toneladas, e consumia 150 KW. Apesar de seus inúmeros ventiladores a temperatura ambiente chegava às vezes aos 67 graus centígrados.
ENIAC
*
*
*
	Para a época, as válvulas representavam um grande avanço tecnológico, mas apresentavam os seguintes problemas:
aquecimento demasiado provocando queima constante 
elevado consumo de energia 
eram relativamente lentas 
	Já por volta de 1947, um grupo da Universidade de Stanford inventou o “Transistor”. Usando elementos semicondutores, os transistores funcionam como chaves, porém eram menores, mais rápidos, não esquentam, duram mais e consomem menos energia que as válvulas. 
*
*
*
	No ano de 1952, fora criado o UNIVAC - Universal Automatic Computer, ou seja, "Computador Automático Universal", pela empresa UNIVAC, o qual era destinado ao uso comercial. Era uma máquina eletrônica com um programa que armazenava instruções que lhe era passada através de uma fita magnética de alta velocidade. O UNIVAC foi utilizado comercialmente para prever os resultados de uma eleição presidencial.
UNIVAC 
*
*
*
	Apesar dos transistores serem idealizado em 1947 só em 1952, foi que a Bell Laboratories pateteou o transistor que passou a ser um componente básico na construção de computadores que apresentava algumas vantagens em relação as válvulas:
aquecimento mínimo 
pequeno consumo de energia 
mais confiável e veloz do que as válvulas 
*
*
*
	Mas somente após algumas ano em 1955, foi que surgia o primeiro computador transistorizado, feito pela Bell Laboratories o qual tinha o nome de TRADIC, ele já era menor em relação aos anteriores, possuindo apenas 800 transistores, sendo que cada um em tinha seu próprio recipiente, tornado-se assim mais tarde o primeiro computador totalmente transistorizado a ser comercializado . 
*
*
*
	Com o que vimos até agora podemos fazer uma comparação na evoluções do computador em relação ao MARK-I, o ENIAC e o TRADIC, enquanto uma pessoa de nível médio leva cinco minutos para fazer uma multiplicação de dois números com dez dígitos, o MARK-I o faria em cinco segundos, já o ENIAC em dois milésimos de segundo e os TRADIC levariam cerca de quatro bilionésimos de segundo.
	Está velocidade era espantoso para a década de 50.
*
*
*
	Com o passar do tempo iam surgindo novas tecnologias no período de 1958 a 1959, onde foi desenvolvido os CI - Circuito Integrado. E em 1960, a IBM lança o IBM/360, usando esta nova tendência na construção de computadores que sendo conhecidas como Chips. Esses chips incorporavam, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transistores já interligados, formando circuitos eletrônicos complexos. 
	Mas só em 1965, os minicomputador com CI começaram a ser comercializados, com preço mais competitivo. Uma das primeira fabricas a usar o CI foi a Digital Equipment que começou a comercializar o PDP-8. 
*
*
*
	Já década de 80, foi criado o IC LSI - Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integração", onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado ou seja vários chips em seqüência. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha (placa).
	Mas finalmente, em 1981, a IBM entrar no mercado de microcomputadores e lança o IBM-PC.
 
*
*
*
	Desde então a evolução do computador foi muito rápida e continua sendo, passando dos 386 – 486 – 586– 686 - Pentium Pro - Pentiun MMX - Pentium II - Pentium III(Intel) e o K6 – II (AMD) até o Pentium 4 (Intel) e o K-7 (AMD Duron) que hoje dominam o mercado. 
*
*
*
	Sabendo tudo isso sobre a história do Computador podemos fazer uma analise e dizer que os computadores tiveram varias Gerações:
Primeira Geração
	É no período das válvulas, onde os computadores eram enormes e faziam os cálculos muitos lentos podemos citar os computadores ENIA e MARK-I 
Segunda Geração
	Neste período as válvulas foram substituídas pelo transistor, que era mais pequenos e rápidos e mas confiáveis podendo citar como exemplo o computador TRADIC. 
Terceira Geração
	Já neste período os transistor ficavam agrupados em uma placa chamadas de chips que definitivamente deixou os computadores mais rápidos pequenos podendo citar o exemplo o IBM 360.
*
*
*
Quarta
Geração
	Por fim temos agora nesta geração os CI-LSI que são mais conhecidos como processadores pois conseguimos fazer varias coisas ao mesmo tempo podendo citar o computadores Pentium os ADM-Duron.
Quinta Geração
	Esta é uma geração que ainda não está definida pois é conhecida como a geração da inteligência artificial onde o computador poderá tomas decisões sozinhos em algumas situações.
Primeira Geração
Segunda Geração
Terceira Geração
Quarta Geração
*
*
*
	Agora que já conhecemos um pouco da história dos computadores vamos ver como ele é por dentro e conhecer um pouco do seu funcionamento interno.
	Para começaremos vamos ver o que é processamento de dados, o ciclo do processamento de dados, o que é um programa (Software), o que é dígitos binários, uma unidades de armazenamento de dados, um hardware, por fim o ciclo do computador. 
*
*
*
	
O que é Processamento de Dados?
 É a atividade que consiste em transformar determinadas informações em outras informações ou as mesmas informações só que em outra ordem.
	Exemplos:
Ordenar uma lista de nomes alfabeticamente.
Fazer cálculos numéricos obtendo o resultado desejado.
*
*
*
O que é Ciclo de Processamento de Dados?
 O ciclo é composto de três etapas: Dados iniciais, processamento e dados finais.
Dados Iniciais: Ponto de partida para o processamento.
Processamento: Onde definimos o que vamos fazer com as informações.
Dados Finais: Resultado dos Dados iniciais mais o processamento.
Exemplo do ciclo de processamento
*
*
*
O que é Programa?
	São linhas de comandos executadas pelo computador uma após a outra obedecendo uma seqüência lógica e exata, sendo que estás linhas são interpretadas pelo computador podendo ser fazer cálculos em seqüências. Hoje os programas são conhecidos como softwares.
*
*
*
Dígitos Binários
	O computador se destina a tratar as informações que lhe são comunicadas, e mostrar os resultados desejados. Para que a manipulação destes dados possa ser realizada pela máquina, fase necessário que a máquina possa interpretar (entender) as informações que lhe passadas, para isso existe os código binário.
*
*
*
	É a menor quantidade de informações que se pode armazenar na memória de um computador. A união de oito bits forma um digito ou um caractere (Letra ou Símbolo), também é um sistema biestável capaz de assumir duas posições. O Bit é representado por dois símbolos 0 e 1. O bit é um impulso eletrônico, positivo ou negativo (0 e 1).
O Bit
O Byte
	O Byte é a unidade de medida de armazenamento de informações. Um conjunto de oito bits constituem a unidade básica de informação do computador, que chamamos de byte. O byte é um caractere, uma letra, um numero, um símbolo que é conhecido por possuir uma tabela de interpretação que é chamada tabela ASCI.
*
*
*
 
Tabela ASCI
Ao lado temos tabela ASCI para podemos entender como o computador entende as informações que lhe são passadas.
*
*
*
	Sendo assim sabendo que 8 Bits equivalem a 1 Byte, como faremos quando precisarmos saber um tamanho de uma informação, teremos que medir esta informação isso se dará pelos múltiplos de Byte o “K”, o “M” o “G” e o “T”. 
Kilobyte ou Kbyte ou Kb – 1 Kbyte corresponde a 1024 Bytes
Megabyte ou Mbyte ou Mb - 1 Mbyte corresponde a 1024 Kbytes
Gigabyte ou Gbyte ou Gb - 1 Gbyte corresponde a 1024 Mbytes. 
Terabyte ou Tbyte ou Tb - 1 Tbyte corresponde a 1024 Gbytes.
*
*
*
Unidades de armazenamento de Dados?
	
	
Discos Flexíveis
Disco Rígido
É um elemento de plástico, recoberto por uma camada de óxido de alumínio, que possui uma capacidade de armazenamento de 700 MBytes.
Cd
É um Cd diferente em suas trilhas de leitura, podendo armazenar de 7 a 26 vezes mais informações que um Cd comum.
Cd-Rom
Praticamente o mesmo que o CD só que com uma tecnologia que não pode ser regravado.
Cd-R
É o mesmo que o Cd e o Cd-Rom mas ele pode ser gravado apenas uma vez.
Cd-RW
Já este tipo de Cd pode ser gravado e regravado algumas vezes quiser.
Cd-DVD
*
*
*
Disquetes 
Discos Flexíveis 
	São os discos que podemos removidos do computador. É um elemento circular, de plástico flexível, recoberto por uma camada de óxido de ferro, protegido dentro de um envelope de plástico. Existem dois tipos de tamanho de disquetes de diferentes tamanhos os de 5 ¼ polegadas (capacidade de 1,2 Mb) e 3 ½ polegadas (capacidade 1,44 Mb).
*
*
*
HD – Hard Disk 
Winchester ou Disco Rígido 
	São os Winchester(HD) em geral aqueles em que não podem ser removidos, ou seja, aqueles que são fixos dentro do computador. É um dispositivo constituído de um ou mais discos de alumínio, recobertos por uma camada de óxido de magnésio. Um Winchester(HD) possui grande capacidade de armazenar informações de 1 Gbyte até 80 Gbyte.
*
*
*
Software
	São todos os programas que dão vida e função ao computador. Os programas são escritos em linguagem digital (Linguagem de Máquina) que comanda todo o funcionamento do computador. Sem um software de sistema, de qualquer tipo, um computador ficaria indiferente ao mundo em geral, principalmente para os humanos em particular. 
	Existe uma quantidade diversificada de softwares disponíveis no mercado. Entre os tipos mais conhecidos estão os Sistemas Operacionais, Editores de texto, Planilhas de Cálculos, Gerenciadores de Bancos de Dados, Programação Gráfica, Editoração Gráfica, Programas Educativos, Jogos, Browsers e outros.
*
*
*
	São os programas que controlam (Gerenciam) o computador, eles são responsáveis pela conversa do homem com a máquina. Sem eles, o computador não funciona.
Sistemas Operacionais
Windows
Linux
*
*
*
	Vejamos abaixo algumas diferenças entre os dois Sistemas Operacionais mais usados nos dias de Hoje.
*
*
*
	Substituem, a máquina de escrever, podendo-se fazer textos, memorandos, cartas, contratos, relatórios, correspondências em geral, em um Editor de Textos, podem ser utilizados diversos recursos, tais como: sublinhado, negrito, tipos de letras, cores, correção ortográfica e outros sendo os mais conhecidos para windows o Microsoft Word e para linux Open-Office além de outros.	
Editores de Texto
*
*
*
	Servem para se fazer todos os tipos de cálculos e operações matemáticas, sendo bastante úteis para diversas aplicações, tais como: folha de pagamento, contabilidade, contas a pagar e a receber, cálculos estatísticos, balanços, criações de gráficos, etc. exemplo de software para windows o Microsoft Excel e para linux Open-Office além de outros.
Planilhas de Cálculo
*
*
*
	Os quais serem para armazenar informações, tais como, cadastro de clientes, fornecedores, materiais, peças, mala-diretas, etc. podendo ser efetuados cálculos e emitidos relatórios, com grande facilidade, exemplo de software para windows o Microsoft Access e para linux Open-Office além de outros.
Gerenciadores de Banco de Dados
*
*
*
	Chamados de CAD - Computer Aided Design ou seja, programas de projetos assistidos por computador que são muito utilizados por arquitetos, engenheiros, desenhistas, ilustradores, etc. servem para criar desenhos e imagens em escalas podemos citar como exemplo Auto-CAD, para windows.
Programas Gráficos - CAD
*
*
*
	Servem para se criar desenhos, imagens, alterar fotografias, sem utilizar uma escala ou seja para desenhos mais artísticos, sendo utilizado muito em gráficas, podemos dar de exemplo para windows o Corel e para linux Gimp além de existir outros.
Editores Gráficos
*
*
*
	São diversos software para auxilio na educação de crianças, jovens e adultos, podemos citar como exemplo cursos de línguas, tradutores de texto, enciclopédias, dicionários, etc. 
Programas Educacionais
*
*
*
	Programas de Jogos servem para divertir crianças e adultos, existem vários e diversos tipos, desde bem simples até muito complexos, incluindo imagens em 3 dimensões. Exemplo de jogos temos Paciência,
Come-come, Doom, Simuladores de Avião, de Helicóptero, Corridas de Formula 1, etc.
Programas de Jogos
*
*
*
	Browsers são um dos programas mais usados nos dias e hoje pois servem para a navegação na internet temos como exemplo para citar o Internet Explorer para windows e para linux Netscape Navigator, Opera e além de outros.
Browsers
*
*
*
Ciclo do Computador
	É a seqüência de atividades que se repetem em ordem constante, ou seja, são processamentos que nunca mudam, toda vez que forem passar um informação ao computador ele sempre ira fazer o mesmo ciclo:
Entrada
Processamento
Armazenamento
Saída
*
*
*
	É a palavra usada para definir a parte física do Computador. Além do computador ser formado por placas, microprocessadores que ficam dentro do gabinete existem outros Hardware que ficam expostos ao usuário, chamados de Unidades de Entrada e Saída, podemos citar algumas Unidades de Entradas com o teclados, mouses, scanner, leitores ópticos, câmeras digitais, e outros e Unidades de Saídas como monitores de vídeo, impressoras , projetor multimídia(data-show), ainda podemos citar os drives que são Unidades de Entrada e Saída de Informações.
Hardware
*
*
*
Placa Mãe 
A Placa Mãe é possivelmente a parte mais importante do computador. Pois na Placa Mãe encontramos “SLOTS” que são encaixes que permitem fixar outras placas para o funcionamento de partes distintas da máquina, nela encontramos alojado o Microprocessador, a Memória Ram, a Memória Rom, a BIOS e outros. Ela gerencia toda a transação de dados entre a CPU e os periféricos. 
*
*
*
Memória ROM 
	É uma memória permanente do computador ela mantém a BIOS que armazena as informações de inicialização do Sistema Operacional. Sendo que esta memória é mantida por uma pilha que fica armazenada na placa mãe. Conforme demonstrado ao lado.
*
*
*
Memória RAM 
	É uma memória instável. Uma vez que a fonte de alimentação (Energia Elétrica) do computador tenha sido desligada, todos os dados armazenados estarão perdidos. 
*
*
*
BIOS 
	É a memória apenas de leitura, é útil como um meio de se armazenar programas essenciais a operação de um sistema de computador. Contém um conjunto de rotinas chamadas BIOS - (Basic Input Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída) Estas rotinas interagem diretamente com hardware, sendo responsável pela inicialização do micro (ao ser ligado) e pelo acesso as hardware instaladas (Monitor, teclado etc.)
*
*
*
Memória Cachê 
	É o ponto de ligação entre a Memória RAM e o Winchester(HD). Pois sempre que o usuário pede algo para a Memória RAM está informação solicitada pelo Microprocessador, então ele procurar essa informação no HD, só que antes ela passa pela Memória Cachê e vê se as informações desejadas já estão armazenadas ali. Se ela já está ali ele pega e devolve para o Memória RAM; se não, a Memória RAM, passa direto, pela memória de cachê vai até o HD, volta e armazena as informações no Cachê e por fim devolve para memória RAM que mostra para o Usuário. 
*
*
*
Microprocessador (CPU) 
	O Microprocessador também conhecida por (CPU) Unidade Centra de Processamento é o coração de um microcomputador, pois todas as informações passam por ele sendo assim quanto maior for Microprocessador mais rápidas as informações serão processadas. 
*
*
*
Teclado 
	Semelhante ao de uma máquina de escrever, com algumas teclas adicionais necessárias, o teclado é usado para dar entrada nas informações, suas teclas são altamente sensíveis e respondem ao menor toque de seus dedos. 
*
*
*
Mouse 
	É um acessório que facilita a comunicação do usuário com o computador. O usuário movimenta o mouse e o movimento é reproduzido na tela por um cursor em forma de seta. Com este cursor é possível escolher as funções desejadas dentro de um programa, fazendo gráficos ou desenhos, sem usar o teclado. 
*
*
*
Scanner
	É um acessório funciona com uma máquina copiadora mas invés da copia ficar em um papel ela é digitalizada para o computador exibindo-a no monitor. Existe vários tipos de Scanner como o Scanner de Mão e o Scanner de mesa.
Scanner De Mão
Scanner De Mesa
*
*
*
Leitor Óptico
	É um acessório que repassa informações para o computador de forma digital, sendo bastante utilizadas nas Casas Lotéricas, Supermercados e Bancos.
Leitor de Código de Barra
*
*
*
Câmeras Digitais
	São acessórios que filmam imagens a qual é digitalizada para ser exibida no computador existindo vários tipos e modelos também existes as filmadoras digitais que ao invés de tirar fotos elas faz filmagens. 
Câmera Digital
Filmadora Digital
*
*
*
Impressoras 
	É um dispositivo de saída de dados servindo para passar no papel as informações geradas e criadas pelo usuário. Através de relatórios, gráficos e planilhas. Existem vário tipos de Impressoras as mais conhecidas são as Jato de Tinta, Matriciais e a Lazer .
Jato de Tinta
Matricial
Lazer
*
*
*
Projetor Multimídia
	É um dispositivo de saída de dados bastante conhecido por Data-Show ele funciona como um retroprojetor ao invés de vermos no monitor de vídeo vemos o nosso trabalho projetado em uma parede em grande tamanho, sendo usado em palestras e cursos.
Projetor Multimídia
*
*
*
Gabinete 
O gabinete nada mais é do que a grande peça metálica que fica geralmente ao lado do monitor do usuário, e que serve unicamente para guardar todas as peças internas do computador, aquelas que fazem realmente o trabalho de funcionamento. Pode-se pensar no gabinete como se fosse o local no carro onde fica guardado o motor. O gabinete às vezes e chamado de “CPU” isso está errado “CPU” é outra parte totalmente diferente do computador. Algumas peças internas são encaixadas e parafusadas diretamente no gabinete, outras estão na Placa Mãe. 
*
*
*
Monitor 
	Semelhante a uma tela de TV, o monitor é um dispositivo de saída de dados e serve para visualizar os resultados do processamento de informações. Também serve para visualizar textos, planilhas, gráficos, imagens em movimento e até os canais de TV. 
*
*
*
Drives
	São as hardware que gravam e lêem os discos removíveis do computador. Podendo ser gravados informações para o disco removíveis do computador ou ao contrário do computador para os discos removíveis. 
Drive de Disquetes
Zip Drives
Leitor/Gravador de CD
*
*
*
	Acabamos de dar o primeiro passo em rumo a inclusão digital pois já sabermos o que é um computador de onde ele veio do que ele é feito e podemos entender como o computador funciona. 
	Com isso teremos a seguir algumas questões de fixação de conteúdo para serem respondidas com isso relembraremos um pouco da Historia do Computador e das partes principais sobre o mesmo. 
*
*
*
1. Com tudo que aprendemos sobre a história do computador podemos dizer que o computador veio da necessidade de precisarmos calcular! Qual são as três principais evoluções que a historia nos conta? Comente cada uma delas e qual eram as vantagens e desvantagem para a época?
2. Com tudo que estudamos até então sobre o computador qual é a sua definição sobre o mesmo?
3. A história nos diz que os primeiros computadores foram utilizados pelo exercito! Qual era a finalidade de cada um deles?
4.Qual a diferença significativa da válvula para o transistor?
5.Qual a diferença entre Software e Hardware?
6.Quantos Bytes possuem a frase: 
“Sem conhecer o passado não entendemos o futuro”
*
*
*
7. Qual a diferença entre Bit e Byte? E como eles funcionam?
8. Cite exemplos de unidades de Armazenamento de dados e quais as mais utilizadas e porque? 
9.Se um programa são rotinas de comando! O que é um Sistema Operacional?
10. Qual o ciclo computador? E com quais hardware podemos que identificar este ciclo.
11. Com os vários tipo de hardware foram mostrados que existes, monte um computador com os hardware que você julga importantes e qual a sua função de cada um deles?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais