Buscar

Período Helenístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Principais conceitos do período helenístico 
O período helenístico foi uma época compreendida entre os séculos III e II A.C. A época do domínio do império Macedônico. Uma das maiores figuras dessa época foi Alexandre Magno (Alexandre, O Grande), o império de Alexandre se estendeu por grande parte do mundo conhecido na época, como, Egito, Mesopotâmia, Síria, Pérsia e Índia.
E é com essa conquista que tem início o período helenístico, onde Alexandre conquistava não escravizava o povo do local (bárbaros), e sim os deixava livres, virando assim o rei dos locais por onde ele passava, criando assim as cidades batizadas com o nome de Alexandria e adotando para elas o grego como língua comum, algumas com padrões gregos e outras orientais, e ai começa o período helenístico, onde a uma mistura, uma fusão das sociedades, principalmente grega, persa egípcia.
O império de Alexandre durou por 10 anos sem ser dividido, época de seu reinado. Após sua morte o império foi dividido entre generais, que o enfraqueceram, até que ele foi caindo sobre o domínio romano.
O pensamento filosófico helenístico era dominado pelo Estoicismo e Epicurismo.
Relevância deste período para a atualidade: para a atualidade esse período tem uma grande importância como, a biblioteca, museu, zoológico, a ascensão da matemática e da física, o desenvolvimento da astronomia, medicina, geografia e gramática. Também desenvolveram algumas correntes filosóficas como, os cínicos, estoicos, epicuristas e neoplatonismo. A união dos povos, buscando eliminar as diferenças e desigualdades, que passou aos gregos a ideia de pátria e democracia. 
Aluno: Nicholas Miguel Turma: Noturno B

Outros materiais