Buscar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS

Prévia do material em texto

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
Quando se trabalha com treinamento e desenvolvimento no âmbito organizacional trabalha-se com a educação de adultos. 
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.   
I. A andragogia é a ciência que estuda o aprendizado de adultos. 
II. A andragogia defende que a apropriação do saber é individual, ou seja, o indivíduo só aprende se ele quiser e sentir necessidade. 
III. Para a andragogia o professor tem um papel central no processo de aprendizagem. 
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta. 
	 
	
	
	Apenas a afirmativa II está correta. 
	 
	
	
	Apenas a afirmativa III está correta. 
	 
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas. 
	Um programa que seja planejado para adultos tem um enfoque completamente diferente do que se fosse desenvolvido para crianças. Aquele modelo clássico em que o professor fala e o aluno ouve, passando a informação como uma verdade absoluta a ser assimilada, não funciona com adultos. A andragogia é a ciência que estuda o aprendizado de adultos. Essa ciência defende que a apropriação do saber é individual, ou seja, o indivíduo só aprende se ele quiser e sentir necessidade; o professor tem um papel de facilitador, procurando incentivar e despertar esse interesse, mas não consegue obrigar ninguém a aprender. (KNAPIK, 2011, p. 302)
Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 10/10
	Questão 2
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
O planejamento das atividades de treinamento deve iniciar pelo diagnóstico, que é a etapa de levantamento das necessidades de treinamento. 
Sobre essa etapa,marque V (VERDADEIRO) para as afirmativas corretas ou F (FALSO) para as incorretas e depois assinale a alternativa correta.  
(   ) A avaliação de desempenho pode ser utilizada para o levantamento de necessidades de treinamento. 
(   ) É possível aplicar um questionário para realizar o levantamento de necessidades de treinamento. 
(   ) A conversa com os gestores, em forma de entrevistas ou reuniões, pode ser uma estratégia para o levantamento de necessidades de treinamento. 
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	V – V – V 
	Dentre os meios de levantamento de necessidades de treinamento é possível considerar: • Avaliação de desempenho: produtividade; • Observação: quebra de equipamento, atraso no cronograma, perda de matéria-prima, rotatividade e ausência; • Questionários: pesquisa e checklist; • Solicitação de supervisores e gerentes; • Entrevistas com supervisores e gerentes; • Reuniões interdepartamentais; • Exame de empregados; • Modificação do trabalho; • Entrevista de saída; • Análise de cargos; • Relatórios periódicos. (Slides Aula 1) 
	
	
	F – V – V 
	 
	
	
	F – F – V 
	 
	
	
	F – F – F 
	 
Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 10/10
	Questão 3
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
Cabral e García (2006) no livro de Lovres e Schlemm (2006) afirmam que educar, desenvolver e treinar pessoas passou a ter importância no âmbito organizacional, pois passou a se atribuir ao fator humano um determinante para o sucesso. Segundo os autores, para se desenvolver como pessoa, o ser humano precisa adquirir e apresentar, em todos os ambientes de sua convivência, cinco atributos que são pré-requisitos de todo desenvolvimento pessoal: autoconsciência, autoestima, sucesso psicológico, confirmação e justiça. 
Assinale a alternativa que apresenta a explicação para o que é confirmação. 
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	É a percepção precisa de si mesmo e do ambiente, garantia de estabilidade emocional e de eficácia pessoal. Permite que o indivíduo não veja o mundo de modo distorcido e que conheça suas potencialidades e limites. 
	 
	
	
	Trata-se de valorizar a si mesmo e aos outros. 
	 
	
	
	Ligado à realização de objetivos próprios relacionados às necessidades ou valores centrais definidos pessoalmente e implicando esforços extras para superar novos desafios. 
	
	
	
	Constitui o desejo de ser apreciado devidamente pelos outros e de fazer o mesmo com os semelhantes. 
	Confirmação – constitui o desejo de ser apreciado devidamente pelos outros e de fazer o mesmo com os semelhantes. Segundo Buber (2001), o ser humano deseja ser confirmado pelos outros como ele é, e até como pode vir a ser, e tem a inata capacidade para confirmar seus semelhantes nesse caminho. (LOURES e SCHLEMM, 2006, p. 70-71) 
Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 0/10
	Questão 4
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
Cabral e García (2006) no livro de Lovres e Schlemm (2006) argumentam que a valorização das pessoas nas organizações gera mudanças no funcionamento das empresas. Nesse sentido, os autores sugerem que as organizações sejam espaços de liberdade, para que as pessoas se sintam mais motivadas. Assim, os autores propõem que o ambiente organizacional deve ter algumas características especiais. 
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 
I. Deve-se promover um ambiente de confiança e aceitação, em que se pode viver e aprender ao mesmo tempo em que se produz. 
II. O ambiente deve encorajar a experimentação. 
III. É preciso que as empresas tenham uma cultura de feedback. 
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
	 
	
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
	 
	
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
	 
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas. 
	Finalizamos nossas reflexões propondo que o ambiente organizacional contemple algumas características especiais: • um ambiente de confiança e aceitação, em que se pode viver e aprender ao mesmo tempo em que se produz; • um ambiente que encoraja a experimentação e que aceita a perda momentânea da eficácia: as pessoas necessitam experimentar e praticar, o que nem sempre permite que os melhores resultados sejam alcançados; • a existência e a permanência de ambiente e cultura apreciativos, no qual o esforço é reconhecido e celebrado; • uma cultura de feedback: as pessoas podem dar e receber feedback como ajuda para conhecer-se melhor, para visualizar quais as áreas prioritárias de aprendizagem, o quanto estão progredindo etc. (LOURES e SCHLEMM, 2006, p. 73) 
Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 10/10
	Questão 5
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
Além das aptidões e das qualificações requisitadas por qualquer função técnica hoje, há uma outra lista “mínima” de habilidades necessárias para enfrentar a própria complexidade, muitas das quais não são resultados de estudos formais. No livro de Loures e Schlemm (2006) encontramos uma lista de habilidades humanas necessárias para os líderes que pretendem alcançar os níveis de alta gestão. 
Sobre esse assunto, relacione a Coluna A com a Coluna B e assinale a alternativa correta.  
	Coluna A
	Coluna B
	1. Controlados. 
	(   ) Demonstram segurança mesmo quando devem tomar decisões de alto risco.
	2. Conciliadores. 
	(   ) São desenvoltos no relacionamento social e, na base da confiança, capazes de conciliar os interesses conflitantes dos executivos.
	3. Confiantes. 
	(   ) Eles lidam com frustrações sem expor excessiva frieza ou perder o autocontrole.
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	1 – 2 – 3 
	 
	
	
	3 – 2 – 1 
	• Controlados: eles lidam com frustrações sem expor excessiva frieza ou perder o autocontrole. • Conciliadores: são desenvoltos no relacionamento social e, na base da confiança, capazes de conciliar os interesses conflitantes dos executivos. • Confiantes: demonstram segurança mesmo quando devem tomar decisões de alto risco. (LOURES e SCHLEMM, 2006, p. 80-81) 
	
	
	2 – 1 – 3 
	 
	
	
	2 – 3 – 1Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 10/10
	Questão 6
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
Assinale a alternativa que completa, corretamente, a sentença a seguir.  
Em um planejamento de T&D, inicia-se com o levantamento das necessidades de treinamento, o passo seguinte é a análise dos dados para se dar início à fase do projeto de treinamento. Para a fase do projeto é importante: 
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	ter respostas para questões como: “Quem deve ser treinado?”, “Em que circunstâncias deve ser realizado?”, “O que deve ser treinado?”, “Quem deve realizar o treinamento?” e “Por que deve ser treinado?”. 
	Nesta fase, é fundamental ter presente o budget disponível para treinamentos e um formato de programa que responda com clareza a algumas questões, como: Quem deve ser treinado? Em que circunstâncias deve ser realizado o treinamento? O que deve ser treinado? Quem deve realizar o treinamento? Por que deve ser treinado? (KNAPIK, 2011, P. 307)
	
	
	ter respostas para as seguintes questões: “Qual é o estágio do treinamento que se pretende realizar?” e “Há pessoas interessadas nesse treinamento?” 
	 
	
	
	saber que o mês de dezembro é o melhor período para o treinamento de vendedores de lojas que vendem produtos para o Natal. 
	 
	
	
	saber que o projeto de T&D não precisa de um levantamento de necessidades de treinamento, deve ser intuitivo. 
	 
Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 10/10
	Questão 7
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
Ao trabalhar o tema Valores Humanos em Treinamento, no livro de Loures e Schlemm (2006), O’Donnell propõe que a engrenagem principal que move qualquer organização consiste em três aspectos: as relações humanas, processos internos e sustentabilidade contínua.   
Sobre o aspecto da sustentabilidade contínua, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.  
I. A sustentabilidade depende de uma cultura que fomente a prosperidade. 
II. A sustentabilidade depende da prática de certos valores.  
III. A organização precisa fomentar a rentabilidade e a durabilidade ou de nada adianta ter excelentes processos e pessoas. 
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	Apenas as proposições I e II estão corretas. 
	 
	
	
	Apenas as proposições II e III estão corretas. 
	 
	
	
	Apenas as proposições I e III estão corretas. 
	 
	
	
	As proposições I, II e III estão corretas. 
	A sustentabilidade de médio e longo prazos também depende de uma cultura que fomente a prosperidade. Essa cultura também depende da prática de certos valores. Não adianta ter excelentes processos e pessoas se a organização não fomentou rentabilidade ou durabilidade. (LOURES e SCHLEMM, 2006, p. 88 e 89). 
Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 10/10
	Questão 8
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
Cabral e García (2006) no livro de Lovres e Schlemm (2006) afirmam que educar, desenvolver e treinar pessoas passou a ter importância no âmbito organizacional, pois passou a se atribuir ao fator humano um determinante para o sucesso. Segundo os autores, para se desenvolver como pessoa, o ser humano precisa adquirir e apresentar, em todos os ambientes de sua convivência, cinco atributos que são pré-requisitos de todo desenvolvimento pessoal: autoconsciência, autoestima, sucesso psicológico, confirmação e justiça. 
Assinale a alternativa que apresenta a explicação para o que é autoconsciência. 
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	É a percepção precisa de si mesmo e do ambiente, garantia de estabilidade emocional e de eficácia pessoal. Permite que o indivíduo não veja o mundo de modo distorcido e que conheça suas potencialidades e limites. 
	Autoconsciência – é a percepção precisa de si mesmo e do ambiente, garantia de estabilidade emocional e de eficácia pessoal. De fato, a pessoa autoconsciente é capaz de “ver” o mundo de modo não distorcido. Conhece suas potencialidades e limites, embora não a ponto de dispensar a percepção dos outros para se ver melhor. (LOURES e SCHLEMM, 2006, p. 69) 
	
	
	Trata-se de valorizar a si mesmo e aos outros.
	 
	
	
	Ligado à realização de objetivos próprios relacionados às necessidades ou valores centrais definidos pessoalmente e implicando esforços extras para superar novos desafios. 
	 
	
	
	Constitui o desejo de ser apreciado devidamente pelos outros e de fazer o mesmo com os semelhantes. 
	 
Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 10/10
	Questão 9
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
Analise a definição a seguir e assinale a alternativa correspondente. 
Está focado no presente, em melhorar o desempenho a curto prazo e em corrigir falhas e dificuldades atuais, visando às necessidades atuais do cargo.  
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	Desenvolvimento. 
	 
	
	
	Conhecimento tácito.
	 
	
	
	Treinamento.
	O treinamento está focado no presente, em melhorar o desempenho a curto prazo e em corrigir falhas e dificuldades atuais. Foco no presente, nas necessidades atuais do cargo (KNAPIK, 2011, P. 301).
	
	
	Conhecimento explícito.
	 
Múltipla escolha (Resposta única)
	Pontuação : 10/10
	Questão 10
	TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS 
O conhecimento pode ser visto como uma vantagem competitiva para as organizações. Para Nonaka e Takeuchi (1997) existem dois tipos de conhecimento, o tácito e o explícito. 
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a explicação de conhecimento explícito. 
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	Comentário
	
	
	Inclui o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser. 
	 
	
	
	É aquele disponível e que não se encontra formalizado em meios concretos. 
	 
	
	
	Envolve domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em grupo e pensamento sistêmico. 
	 
	
	
	É aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias. 
	Existem dois tipos de conhecimento, de acordo com Nonaka e Takeuchi (1997): tácito e explícito. Segundo os autores, o conhecimento tácito é aquele disponível e que não se encontra formalizado em meios concretos, e o conhecimento explícito é aquele que pode ser armazenado, por exemplo, em documentos, manuais, bancos de dados ou em outras mídias. (KNAPIK, 2011, p. 300)
Múltipla escolha (Resposta única)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes