Buscar

AD1 Psicologia da Educação 2015.2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2015.02
Entrega no Polo: 11.08.2015
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): SERGIO SKLAR
Aluno(a): Cristiane Nogueira de Souza
Matrícula: 15212080408
Polo: Três Rios 
Primeira questão: (máximo de quinze linhas; valor: 2,5)
	
	Conforme é indicado na aula 2, o homem “já nasce pronto” para a concepção inatista, podendo-se “apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é, ou, inevitavelmente virá a ser” (Apostila, p.19). O inatismo, neste sentido, adota uma posição no que se refere ao surgimento de qualidades e capacidades básicas de cada ser humano, bem como ao papel da educação no desenvolvimento humano.
	Explique, com palavras próprias, como surgem as características humanas na visão inatista e qual o papel da educação, segundo esta concepção, na formação e no ensino do homem.
 Os seres humanos nascem programados biologicamente cada um com sua personalidade, valores, hábitos, crenças, etc. Algumas dessas características começam a se desenvolver no início da vida, com o passar dos anos, vai-se descobrindo novas formas de acessar a esse conhecimento já possuído. A educação pouco interfere no processo de ensino que só se realiza na medida em que a criança estiver madura para exercer determinada aprendizagem, o desempenho das crianças na escola deixa de ser responsabilidade do sistema educacional.
Segunda questão: (máximo de quinze linhas; valor: 2,5)
	
	A concepção ambientalista, segundo a aula 2, realça a possibilidade de se “propiciar novas aprendizagens, por meio da manipulação dos estímulos que antecedem e sucedem o comportamento” (Apostila, p.22); para isto, é necessário se estabelecer uma “análise rigorosa da forma como os indivíduos atuam em seu ambiente, identificando os estímulos que provocam o aparecimento do comportamento-alvo e as consequências que o mantém” (ibidem). O ambientalismo consegue, assim, se introduzir na educação, assimilando méritos, suscitando, ao mesmo tempo, no entanto, efeitos nocivos para a prática pedagógica.
	Explique, com palavras próprias, os méritos e efeitos nocivos suscitados pelo ambientalismo para a educação.
Méritos - Chama a atenção dos professores para a importância do planejamento de ensino. Valoriza o professor dando a função de planejar, organizar e executar atividades fazendo uso de artifícios para recompensar positivamente o aluno.
Efeitos Nocivos – A educação passou a ser entendida como fórmula padrão , ficando de lado a reflexão filosófica sobre a sua prática, deixou-se de valorizar e fazer uso de situações onde a aprendizagem se dá de modo espontâneo, como aquelas crianças que cooperam entre si para alcançar um fim comum. A criança é vista como ser passivo que pode ser manipulada e controlada pela simples alteração da situação.
Terceira questão: (máximo de quinze linhas; valor: 2,5)
	
	Segundo a aula 3, “a noção de equilíbrio é o alicerce da teoria de Piaget” (Apostila, p.26). Todo organismo vivo, assim, “procura manter um estado de equilíbrio ou de adaptação com seu meio, agindo de forma a superar perturbações na relação que ele estabelece com o meio” (ibidem). A teoria piagetiana visualiza, neste sentido, o surgimento de relações entre os mecanismos de assimilação e acomodação.
	Explique, com palavras próprias, que relações são concebidas por Piaget entre os mecanismos de assimilação e acomodação na busca, pelo organismo vivo, do estado de equilíbrio. 
Um mecanismo depende do outro , a interação entre eles leva á modificação de pensamento existente ou à construção de um novo pensamento. Na assimilação se entende o funcionamento das coisas e na acomodação se tem a capacidade de resolver os problemas, porque já se domina a situação.
Quarta questão: (máximo de quinze linhas; valor: 2,5)
	Conforme é mencionado na aula 3, a teoria piagetiana concebe o desenvolvimento psicológico como um “processo de equilibrações sucessivas” (Apostila, p.27). Esse processo gira em torno do aparecimento de diversas fases, etapas ou períodos, dentre as quais são dimensionadas/diferenciadas a etapa operatório-concreta e a etapa operatório-formal.
	Explique, com palavras próprias, as diferenças entre as etapas piagetianas operatório-concreta e operatório-formal.	
Na etapa operatório-concreta se tem o início da reflexão, a capacidade de seriar e classificar, se percebe a diferença das coisas, se tem o domínio do tempo e de numeração e a compreensão de regras.
Na etapa operatório-formal adquire-se a capacidade de reflexão a partir de hipóteses, a capacidade de seriar e classificar evolui para combinação e co-relação. O indivíduo consegue formular seu próprio ponto de vista.

Outros materiais