Buscar

Aula 4 - 2017.01

Prévia do material em texto

Aula 4. – Uso da Vírgula
A pontuação é capaz de modificar o sentido de um texto. O ponto final é, talvez, o mais simples de ser usado, já que marca o final de orações declarativas, aquelas em que se afirma algo. Mas e a vírgula? Não podemos separar o sujeito e o predicado com uma vírgula e nem podemos separar o sujeito do verbo. A vírgula é muito utilizada em muitos casos para deslocamentos.
Enumerações ( Utilizamos a vírgula quando queremos separar elementos listados. Ex.: “Cléo Pires, Fábio Jr. e mais aparecem em 1º trailer de ‘Qualquer gato vira-lata 2.”
Apostos Explicativos ( A vírgula deve ser usada para separar explicações que estão no meio da frase – aquelas que interrompem o pensamento, chamadas de apostos explicativos (termos ou expressões que se referem a um substantivo para ampliar seu significado. Esse tipo de aposto pode ser retirado da frase sem causar prejuízo a sua significação como um todo). Ex.: “A nova princesa da Inglaterra, filha da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e do príncipe William, nasceu às 8h 34m deste sábado (2) em Londres (4h 34m) de Brasília, segundo o Palácio de Kensington, sua residência oficial.”. Nesse caso, os apostos explicativos, “filha da duquesa de Cambridge” e “Kate Middleton” devem ficar entre vírgulas.
Adjunto Adverbial Antecipado ( A vírgula deve ser usada para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase, que é conhecido como adjunto adverbial. Ex.: “De janeiro a abril deste ano, foram 286 mil casos confirmados e 74 mortes.”.
Vocativo ( Sempre que há vocativo, precisamos usar vírgula. Ex.: ”Ana, sua amiguinha chegou!”.
Anacoluto ( Figuras de linguagem que representam quebras de padrão frasal. Ex.: “Dr José Carlos vem aqui.”, sem vírgula é uma afirmação, já em “Dr José Carlos, vem aqui.” com a vírgula, vira um chamamento quebrando o padrão frasal se transformando em um anacoluto.
Incisos Explicativos, Retificados ou Continuativos ( A vírgula separa incisos explicativos, retificativos ou continuativos. São alguns deles: ou melhor, isto é, a saber, ou antes, digo, por assim dizer, por isso, além disso. Ex.: “Aliás, um desses submarinos, o U-513, foi recentemente localizado pelo velejador Vilfredo Schurmann.”.
Supressão do Verbo ( Quando suprimimos o verbo em uma frase. Ex.: “Você traz o café e eu, o pão. (trago)”.
Isolamento de Datas ( Deve ser usada para separar o nome da localidade nas datas. Ex.: “Após o tumulto causado pela paralisação por duas horas das linhas 1 e 2 do Metrô, nesta terça-feira, (23/07/2014), o presidente da Rio Eventos ...”.
Período Simples é quando temos um verbo em uma sentença. Já um Período Composto é quando uma sentença é composta por dois verbos, sendo formadas por orações coordenadas e subordinadas.
Orações Coordenadas ( São orações equivalentes, mas que não mantem uma relação entre si. Elas não dependem uma da outra para fazer sentido. Elas podem ser:
Assindéticas ( Quando não apresentam conjunção. Ex.: “Saí cedo de casa, mas cheguei atrasada.”. A vírgula deve ser usada para separar as orações coordenadas assindéticas.
Sindéticas ( São aquelas que apresentam conjunção. Elas podem ser:
Adversativas ( Sempre usamos vírgulas antes desse tipo de conjunção. Ex.: “Compro muitos livros pela internet, mas nada substitui a livraria.”. Se ela estiver deslocada, fica entre vírgulas. Ex.: “Nada substitui, no entanto, livraria...”.
Conclusivas ( Sempre usamos vírgulas antes desse tipo de conjunção. Ex.: “Ele estudou bastante, portanto será aprovado.”. A mesma regra vale se for deslocada. Ex.: “Ele estudou bastante, será, portanto, aprovado.”.
Conjunção E ( Geralmente não usamos vírgula E, porém há algumas exceções:
Antes da conjunção, com valor adversativo. Ex.: “Já são dez horas, e a reunião ainda não terminou. (= mas)”.
Quando o conectivo E liga orações com sujeitos diferentes. Ex.: “Os funcionários reclamavam, e a direção atendeu.”.
Quando o conectivo E tem valor consecutivo ou enfático. Ex.: “Os trabalhadores se reuniram, discutiram, e decidiram como agir.”.
Orações Subordinadas ( Existem dois tipos de orações subordinadas:
Orações Subordinadas Adverbiais ( são aquelas que exercem a função de adjunto adverbial. A vírgula pode ser usada para separar a oração principal da subordinada adverbial – causal, concessiva, condicional, final, temporal. Se a oração estiver deslocada, a vírgula é necessária. Ex.: “[Quando a educação não é libertadora], o sonho do oprimido é ser o opressor.”. Se ela estivesse na ordem correta, não precisaria do uso da vírgula.
Orações Subordinadas Adjetivas ( São aquelas que possuem valor e função de adjetivo. Essa oração possui pontuação curiosa: a gramática estabelece que a vírgula aparecerá se a oração for adjetiva explicativa e não aparecerá se a oração for adjetiva restritiva. 
Explicativa ( Há uma informação já conhecida, algo que faz parte do senso comum, então ficará entre vírgulas. Ex.: “Os funcionários, que se dedicaram à empresa, devem ganhar mais.”.
Restritiva ( Há uma informação nova que não pode ser retirada sem prejuízo da significação da sentença, então não se usa vírgulas. Ex.: “Os funcionários que se dedicaram à empresa devem ganhar mais.”.
Ponto e Vírgula ( É utilizado para unir orações coordenadas assindéticas. Serve de intermediário entre o ponto final e a vírgula.
Quando a vírgula marca a omissão de um verbo ( Neste caso, pode haver, antes do sujeito desse verbo, uma pausa representada pelo ponto e vírgula ou pelo ponto simples. Ex.: “O general não temia o que lhe podia acontecer; os soldados, sempre. (temiam).”.
Em Enumerações ( Observamos este caso em textos jurídicos – leis, artigos, decretos etc. – e em livros didáticos. Usamos o ponto e vírgula principalmente se os elementos enumerados forem relativamente extensos e numerosos. Ex.: ”Havia vários fatores que corroboravam sua personalidade violenta: morava em uma região muito violenta, na qual tiros e facadas eram algo comum; nunca teve acesso à escola e à boa informação, por não desfrutar as condições econômicas básicas para isso; etc.”.
Com conjunções intercaladas ( Quando optamos por colocar estes conectivos entre vírgulas – em posição não inicial na oração –, o ponto e vírgula é uma ótima opção para marcar a pausa entre as orações. Ex.: “Jonas tem muito dinheiro; não pode, porém, desfrutar suas vantagens.”.

Outros materiais