Buscar

Aula 7 - 2017.01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 7. – Estratégias para uma Boa Leitura.
Radical ( Todas as palavras são formadas por um radical. Isso significa que podemos acrescentar prefixos ou sufixos a esse radical formando novas palavras. Ex.: Porta, PORT é o radical e podemos formar a partir dele: Porteiro, Portaria, Portão, etc.
A língua portuguesa tem 4 tipos de vocabulário:
Língua Falada ou Coloquial ( É relativamente pequena. É aquele de que nos servimos na vida diária para satisfazer necessidades básicas da comunicação oral. Esse tipo de língua é utilizada em algumas propagandas para se aproximar de interlocutor.
Língua Escrita ( É representada por palavras que usamos ocasionalmente na escrita seja esta literária, técnica, cientifica ou didática. É formado por vocábulos da linguagem acrescida de termos que raramente circulam na linguagem coloquial. A fala culta se aproxima, em muitos aspectos da linguagem escrita. Em situações formais em que o falante tem de optar por estruturas que pertencem ao padrão culto da língua.
Leitura ( Não costumamos usar, mas cujo sentido nos é familiar sem a necessidade de um dicionário. Às vezes reconhecemos o seu significado devido ao radical ou ainda ao contexto que esta inserido.
Simples Contato.
Quando lemos ou escrevemos, estamos em contato com ideias principais ou acessórias, ou seja, com temas e subtemas que vão se entrelaçando para formar o texto. De modo geral, os textos são organizados em parágrafos.
Parágrafos ( Organizar o olhar do leitor quanto à disposição das informações no texto. O parágrafo-padrão é composto por:
Introdução ou Tópico Frasal ( Um ou dois períodos curtos iniciais, em que expressamos, de maneira sucinta, a ideia principal do texto. É ordenador do que vamos escrever.
Desenvolvimento ( Explanação da ideia principal do texto.
Conclusão ( Parte mais rara do texto, principalmente em parágrafos curtos.
Tipos de Tópicos Frasais:
Declaração Inicial ( Quando afirmamos ou negamos algo sobre determinado tema. Ex.: “A violência foi banalizada pelos meios de comunicação. O discurso...”.
Definição ( Quando delimitamos o significado de algo. Trata-se de um bom recurso didático que serve para vários tipos de texto, mas que é encontrado, usualmente, em textos dissertativos/informativos. Ex.: “O jornal é um meio de comunicação periódico constituído por notícias, reportagens, crônicas, entrevistas, anúncios e outro tipo de informação de interesse público. Os jornais brasileiros são famosos no mundo todo por sua estrutura e qualidade. Nossos cronistas são...”.
Divisão ( O parágrafo pode ser iniciado por divisão de assunto, o que indica como o tema será desenvolvido. Esse recurso serve para vários tipos de texto. Ex.: “As informações tomam dois caminhos para atingir o receptor: o jornal impresso e a televisão. Entretanto...”.
Interrogação ( Quando quer aguçar a curiosidade do leitor sobre o tratamento dado a determinado tema no texto, o autor realiza uma pergunta ou interrogação. Esse recurso serve para vários tipos de texto, mas é encontrado, usualmente, em textos argumentativos. Ex.: “O crescente uso da internet provocará o fim do jornal impresso? Eis a questão...”.
Alusão/Citação ( O autor faz referência a um fato histórico, às palavras de outra pessoa, usa um exemplo, uma lenda ou, até mesmo, uma piada, com o objetivo de prender a atenção do leitor. Esse recurso serve para vários tipos de texto. Ex.: “Conta a tradição que comer manga e, em seguida, tomar leite tem como resultado morte certa. Entretanto...”.
Alguns usos importantes da língua:
Ao meu ver X A meu ver ( A expressão correta é “A meu ver” que significa do meu ponto de vista. “Ao meu ver” não existe. Ex.: “A meu ver, todos os recursos foram necessários.”.
Na rua X À rua ( A expressão correta é “Na rua”, pois os termos “situado”, “residente” pedem preposição em. “À rua” não existe. Ex.: “A empresa possui sede na Rua Carlos Pinto.”.
Verbo Adequar ( Apesar de alguns estudiosos aceitarem a conjugação completa do verbo “adequar”, de acordo com tradição gramatical, trata-se de um verbo defectivo, que é aquele que não pode ser flexionado em todas as pessoas verbais.
“O referido móvel não se adéqua ao ambiente.”. ( Forma verbal equivocada
“O referido móvel não é adequado/apropriado ao ambiente.”. ( Forma verbal correta.
Face ao X Em face de ( A expressão correta é “Em face de”, que significa “diante de”, “perante”. “Face ao” não existe. Ex.: “Em face do novo decreto, não poderemos mais agir assim.”.
Ratificar X Retificar:
Ratificar ( Confirmar. Ex.: “Liguei para o gerente, a fim de ratificar a informação do saldo.”.
Retificar ( Corrigir. Ex.: “Como ela estava errada, resolveu retificar a informação.”.
Haja visto X Haja vista ( A expressão correta é “Haja Vista”, que significa “uma vez que”, “por conta de”. “Haja visto” não existe. Ex.: “A reunião foi remarcada para semana que vem, haja vista as obras na sala.”.
Ao encontro de X De encontro a:
Ao encontro de ( Situação favorável, conformidade de idéias. Ex.: “Não se procura amor o amor vem ao encontro de cada um de nós.”.
De encontro a ( Ideia contrária, de confronto. Ex.: “Não posso ajudar! Minhas ideias vão de encontro às suas.”.

Outros materiais