Buscar

Aula 8 - 2017.01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 8. – Estratégias para uma Boa Escrita.
Se você estiver lendo uma frase que comece por qualquer termo que não seja sujeito, repare como você vai lendo, lendo e fica à espera de que algo na frase apareça para funcionar como o tal sujeito, isto é, para funcionar como o ponto de apoio.
“No começo da noite, com as janelas fechadas, sem um único som na sala, entre móveis cobertos de pó, um estranho vulto aparece.”. Este é um exemplo de ordem indireta de uma frase, onde o sujeito só aparece no fim.
Usar a ordem direta expressa à ideia central da frase, a parte principal do sentido que queremos dar ao que afirmamos.
Idéias Acessórias e Suplementares ( Quebrar o padrão frasal com ideias suplementares pode ser muito importante para que o autor expresse EXATAMENTE o que deseja:
À esquerda da ideia principal ( Ex.: “Em algum momento de sua vida, um grande número de pessoas precisará de ajuda emocional.”.
Internas à ideia principal ( Ex.: “Um grande número de pessoas, em algum momento de sua vida, precisará de ajuda emocional.”.
No final da ideia principal ( Ex.: “Um grande número de pessoas precisará de ajuda emocional em algum momento de sua vida.”.
Apesar de tudo, sempre será um problema usar a ordem indireta em orações.
Como vimos, na Língua Portuguesa, é comum usarmos a ordem direta de colocação. Nesse caso, o sujeito antecede o verbo e o verbo antecede os complementos. Seguindo esse raciocínio, o substantivo costuma aparecer antes do adjetivo, certo? O adjetivo é aquele que é colocado de lado, subordinado. Mas isso não significa que NUNCA poderemos mudar essa ordem. Se o fizermos, o sentido da sentença é que será alterado.
Ela tem cabelos negros / Ela tem negros cabelos ( No segundo caso, ao antepor o adjetivo “negros” ao substantivo “cabelos”, a cor se torna mais importante que o cabelo em si. Isso acontece por uma questão de processamento: nosso foco recai sobre aquilo que ouvimos primeiro.
Nosso velho amigo ainda mora naquela casa da esquina. ( O uso do adjetivo “velho” indica idade ou afeto? Nesse caso, como a qualidade antecede o nome, prevalece a ideia de afeto, o que demonstra certa intenção na sentença.
Certo dia ≠ dia certo / todo dia ≠ dia todo ( Pronomes indefinidos que se antepõem aos substantivos, quando pospostos, eles podem perder o significado original.
Ambiguidade ( A ambiguidade traz problemas à interpretação. Há dois tipos:
Ambiguidade Estrutural ( Aquela que ocorre devido à posição dos elementos na frase. Ex.: “Imagine que duas pessoas estão conversando. Uma delas aponta para uma terceira e diz: Ele já lavou seu carro.”. Nesse caso, quem é o dono do carro? A terceira pessoa ou um dos primeiros envolvidos? Difícil de responder, não é mesmo?
Ambiguidade Lexical ( Aquela que ocorre devido ao fato de a palavra apresentar mais de um significado que não pode ser esclarecido pelo contexto. Ex.: “Meu dinheiro caiu perto do banco.”. Nesse caso, o vocábulo “banco” refere-se a um assento ou à instituição financeira? Também não conseguimos identificar.
Causa da Ambiguidade:
Difícil distinção entre agente e paciente ( Ex.: “A demissão do ministro causou impacto.”.
Mau uso da coordenação( Ex.: “Pedro e Maria vão desquitar-se.”.
Má colocação das palavras ( Ex.: “A professora deixou a turma entusiasmada.”.
Mau uso de pronomes relativos ( Ex.: “Encontrei a menina e o primo de que lhe falei.”
A não distinção entre pronome relativo e conjunção integrante ( Ex.: “O jogador falou com a secretária que mora perto daqui.”.
A indefinição dos complementos ( Ex.: “O pai quer o casamento logo, mas a filha não quer.”.
Mau uso de formas nominais ( Ex.: “O advogado encontrou o réu entrando no tribunal.”.
Mau uso dos possessivos ( Ex.: “Elas viram sua casa.”.
Alternativa ( Formada pelo seguinte elemento: alter = “outro”. Por essa razão, a expressão “outra alternativa” não é coerente. Ex.: “Eu não tenho alternativa.”.
Eventual X Possível:
Eventual ( O que acontece de vez em quando. Ex.: “Sairemos cedo hoje eventualmente.”.
Possível ( O que pode ou deve acontecer. Ex.: “Sairemos cedo hoje possivelmente.”.
Independente X Independentemente:
Independente ( Adjetivo. Ex.: “O Brasil é um país independente.”.
Independentemente ( Adverbio. Ex.: “Sairemos cedo, independentemente de ele ter chegado.”.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes