Buscar

SEMANA 01

Prévia do material em texto

DJALMA LOPES DA SILVA FILHO 201502012863
DIREITO DO TRABALHO I
SEMANA 1
CASO CONCRETO
O Sindicato dos Empregados de Bares e Restaurantes de Minas Gerais celebrou convenção coletiva de trabalho com o Sindicato Patronal de Bares e Restaurantes de Minas Gerais. A referida norma coletiva estabeleceu que, pa ra os integrantes da categoria profissional representada pelo sindicato profissional, a hora noturna, assim considerada aquela compreendida entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do outro dia, teria adicional de 50% (cinqüenta por cento) sobre a hora diurna. Finalmente, as partes estabeleceram um prazo de vigência de 1(um) ano para a vigência da convenção coletiva. Analisando o caso concreto apresentado, esclareça se esta norma coletiva poderia ser caracterizada como fonte material do direito do trabalho? Esclareça ainda, a diferença entre fontes autônomas e heterônomas.
R: Não pode ser considerada como fonte material do D. do Trabalho, de acordo com o art 611, CAPUT, CLT. Fonte material do direito do trabalho é o resultado das pressões exercidas de formas organizadas pelos trabalhadores junto ao Estado capitalista. Fonte formal imperativa/ profissional/ heterônoma/ plural. 
Fontes autônomas: Se caracterizam pela participação imediata dos destinatários das regras produzidas sem interferência do agente externo.
Convenções coletivas de trabalho, o acordo coletivo de trabalho e o costume.
Fontes heterônoma: Se caracteriza, " sem" a participação dos destinatários das regras jurídicas.
Ex: A CF/88, a emenda à Constituição, a lei complementar, a lei ordinária, a medida provisória, o decreto, a sentença normativa, as súmulas vinculantes editadas pelo STF e os tratados e convenções. ( ART.103-A da cr/88 e a sentença arbitral) ficados pelo Brasil por ingressarem no ordenamento como lei infraconstitucional.
1- (FCC) Determinado princípio geral do direito do trabalho prioriza a verdade real diante da verdade formal. Assim, dentro os documentos que disponham sobre a relação de emprego e o modo efetivo como, concretamente, os fatos ocorreram, deve-se reconhecer estes em detrimento daqueles. Trata -se do princípio:
a) da irrenunciabilidade;
b) da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas;
c) da primazia da realidade; 
d) da prevalência do legislado sobre o negociado; e) da condição mais benéfica;

Continue navegando