Buscar

Aulão Prova MBI 100 Prova 3

Prévia do material em texto

Aulão Prova MBI 100
Aula 11- Diversidade de procariotos- 
Diversidade Fisiologica: capacidade de sobreviver em condições ambientais extremas: T, pH, salinidade. Depende da diversidade metabólica
Origem dos fototroficos oxigênicos (cianobactérias fotossintéticas- fixam CO2 e liberam O2)
Organismos primitivos e modernos, os primitivos deram origem aos modernos. Organismos menos derivados dos dominíos archaea e bacteria: termofílicos e hipertermofílicos. Primitivo: quanto mais proximo do ancestral comum, mais próximo da base e menos ramificado. Derivado: mais longe do ancestral comum e da base e mais ramificado. 
Endossinbiose- celulas eucariotivas evoluiram de celulas procarioticas a partir de fusão celular. Mitocondrias e cloroplastos: ribossomo 70S, sequencia de rRNA similar as bacterias. Dividem independentemente como as bacterias, sensíveis a antibioticos procariotos, possuem bicamada lipidica, pequeno dna cirular.
Mitocôndrias: provavelmente proteobactérias (gram-negativas) que tornaram-se “endosimbiontes” numa célula hospedeira.
Cloroplastos: resultante do engolfamento de bactérias capazes de realizar fotossíntese oxigênica (cianobactéria).
Mitocondrias- bacterias que realizavam respiração aerobia
Cloroplastos- Cianobacterias que realizavam fotossintese oxigênica
- Bacterias e Archaea: 
Domínio Bacteria: Gram positiva e gram negativa
-Proteobactérias: Bacterias Purpuras fototroficas, nitrificantes, fixadoras de N, metanotroficas e metilotroficas. (Pseudomonas e pseudomonadas, bacterias entéricas). 5 grupos: alfa, beta, gama, delta, epsilon
- Enterobacterias: Filogenicamente homogeneo. Bastonetes gram negativos não esporulados, anaeróbicos facultativos, imoveis ou moveis, reduzem nitrato fermentadores de acçucares com formação de uma variedade de produtos finais. Fermentativas (E. Coli). Habitam trato gastro intestinal de animais. Ubiquitários (encontrados no solo, agua e vegetais). Saprófitos colonizadores do TGI de humanos e animais. Importancia industrial, patogênicas para humanos animais e plantas. Fermentação acido-mista (etanol, acetato, co2) e fermentação 2,3-butanediol (etanol, lactato, succinato, acetato) 
- E. coli: predominante nas fezes, produz vitamina K, usada para avaliar contaminação fecal de aguas, infecções urinarias, agente de bacteremias (sepse), meningite bacteriana neonatal.
- Salmonella: febre entérica ou tifóide, gastroenterites
-Bacterias Gram Positivas não esporulantes (laticas)- Bacillus e Cocos gram positivos: produz acido lático como principal produto da fermentação de açucares. Streptococcus e Lactobacillus). Produzem exotoxinas (doenças: infecções do trato respiratório, pneumonia, meningite, faringite, cárie dentária, mastite bovina. (Streptococcus pneumoniae, S. bovis)
-Bacterias gram postitivas que formam endosporo: Bacillus e Clostridium
 
- Caracteristicas fenotípicas similares nem sempre indicam um grupo filogenicamente válido. Ex: microrganismos fototróficos
-Cianobactérias fotossintététicas: heterocistos (nostoc, anabaena)
Archeae: Parede celular com pseudopeptideoglicano (acido N-acetil-talosaminurônico). Lipideos de membrana tem uma ligação éter enquanto bacteria é ester. Muitas são extremófilas (pH e T), todas as archaea são quimiotróficas, nenhuma é fototrófica.
Archaea Halófilas extremas: hipersalinos, quimiorganotroficas
Metanogênicas: utilizam CH4 como fonte de eletrons, anoxicas, trato gastointestinal
(V	) A origem dos fototroficos oxigênicos, provavelmente cianobactérias fotossintéticas que fixam CO2 e liberam O2, foi o grande marco para o aumento da diversidade de espécies.
(V	) Os organismos primitivos deram origem aos organismos modernos.
(V	) Organismos menos derivados dos dominíos archaea e bacteria: termofílicos e hipertermofílicos. 
(V	) Organismo Primitivo está mais proximo do ancestral comum, mais próximo da base e menos ramificado. 
(V	) Organismo Derivado: mais longe do ancestral comum e da base e mais ramificado.
(V	) As ligações tipo Eter dos lipideos de membrana estão presentes apenas no domínio Archaea e diferenciam dos domínios Bacteria e Eukarya
(F	) Bacterias e Archaeas podem ser patogênicas de plantas e animais 
(V	) Archaeas típicas são termofílicas extremos e metanogênicas
(V	) Pseudomonas, Enterobacterias e as fixadoras de N2 fazem parte do grupo das proteobactérias.
(F	) Enterobacterias são um grupo filogenicamente heterogeneo. 
(V	) Enterobacterias são Bastonetes gram negativos não esporulados que podem realizar fermentação acido-mista e fermentação 2,3-butanediol. 
(V	) E. coli e Salmonella são exemplos de enterobactérias que causam doenças
(V	) Streptococcus e Lactobacillus são generes de Bacterias Gram Positivas não esporulantes ou lticas´.
(V	) Todas as archeas são quimiotróficas, nenhuma é fototófica.
(V	) Cianobactérias fotssinteticas realizam fotossinte nas células denominadas heterocistos
Aula 12- Diversidade de eucariotos
- Comparação do rRNA 18S (Mitocondrias, Cloroplastos, Flagelos)
Endossinbiose- celulas eucariotivas evoluiram de celulas procarioticas a partir de fusão celular. Mitocôndrias: provavelmente proteobactérias (gram-negativas) que tornaram-se “endosimbiontes” numa célula hospedeira.
Cloroplastos: resultante do engolfamento de bactérias capazes de realizar fotossíntese oxigênica (cianobactéria)
-Endossimbiose Primária: ocorreu o engolfamento de uma cianobactéria ancestral por um organismo eucarionte heterótrofo. A simbiose entre uma célula hospedeira ancestral dos eucariotos e uma célula procariótica é que deu origem às mitocôndrias e aos cloroplastos dos seres eucariotos.
- Apicoplasto: remanescente de cloroplasto sem função fotossintética. Pasmodium, taxoplasma.
-Endossimbiose secundária: Um evento de endossimbiose secundária é aquele onde uma célula eucariótica hospedeira engloba outra célula eucariótica que já realizou endossimbiose primária e adquiriu um cloroplasto. Eventos de endossimbiose secundários geraram cloroplastos complexos com mais de duas membranas (três ou quatro).
- Eucarioto primitivo>endossimbiose primária> alga primitiva>> endossimbiose secundária>>eucariotos
- Opistokonta: animais, fungos( unicelulares e filamentosos), coanoflagelados, mesomycetozoa (parasitas intracelulares obrigatórios comensais de animais), microsporidia (protozoários unicelulares desprovidos de mitocondrias, parasitas intracelulares obrigatórios de protozoários ciliados e humanos).
- Amoebozoa: Amebas (doenças em humanos: desinteria amebiana, meningeocefalite, queratite, uveite e encefalite). Mixomicetos(Fungos gosmentos)
- Rhizaria: pseudópodes mais rígidos, longos e com forma que lembra uma agulha (axópodes). Estes axópodes são utilizados para capturar presas, auxiliar naflutuação e fixar em superfícies.
-Archaeplastida: algas vermelhas (Gelidium amansii- produção de ágar-ágar e agarose) e verdes (unicelulares, filamentosas).
- Alveolata: Ciliophora, apicoplasto. Apicomplexa- Pasmodium causador da malária, toxoplasmose, diarreia.
-Stramenopiles: Oomyvetes, fungos não verdadeiros( Phytophora spp). Blastocystis que causa problemas na pele, urticária. Diatomáceas (fitoplancton).
-Excavata: Vermes humanos (Leishmania, Giardia)
 
(V	) Endossinbiose- celulas eucariotivas evoluiram de celulas procarioticas a partir de fusão celular. 
(V	) Na Endossimbiose Primária ocorreu o engolfamento de uma cianobactéria ancestral por um organismo eucarionte heterótrofo. 
(F	) A endossimbiose primária não deu origem aos cloroplastos e mitocondrias e sim a endossimbiose secundária
(V	) Plasmodium toxonoplasta aprenta a camada de Apicoplasto, que é um remanescente de cloroplasto sem função fotossintética
(V	) Um evento de endossimbiose secundária é aquele onde uma célula eucariótica hospedeira engloba outra célula eucariótica que já realizou endossimbiose primária e adquiriu um cloroplasto. 
(V	) Eventos de endossimbiose secundários geraram cloroplastoscomplexos com mais de duas membranas.
(V	) O grupo Opistokonta é o maior grupo dos eucariotos que engloba animais e fungos filamentosos e leveduras
(V	) Os fungos gosmentos estão dentro do grupo Amoebozoa
(V	) As Amebas causam doenças em humanos como desinteria amebiana, meningeocefalite, queratite, uveite e encefalite
(V	) O grupo Rhizarias são caractéristivos pelis axópodes que auxiliam na captura de presas.
(F	) As algas vermelhas responsáveis pelo fenômeno da “maré vermelha” e as algas verdes são importantes para a produção de ágar-ágar e agarose.
(V	) Oomycetos são fungos não verdadeiros
(V	) Os vermes humanos causadores da Leishmaniose e Giardíase fazem parte do grupo Excavata
Aula 13- Fungos: Reprodução assexuada e sexuada
- Doenças em plantas, humanos e animais, aplicação industrial, controle biológico, degradação de poluentes, associações simbióticas 
-Fungos: Eucariotos, parede celular quitina forma corpo do fungo que é talo, reserva é glicogênio, todos são quimiorganotróficos, uni(leveduras) ou pluricelulares (micélio), dimorfismo sexual, maioria é aeróbia, a luz não é requerida para o crescimento dos fungos.
-Saprofitas: Decompoe materia morta, produção de micotoxinas, cilcagem. Decompoem residuos em forma mais simples, utilizados em processos fermentativos, degradação de materiais, importancia das enzimas extracelulares
- Parasitas: doenças em humanos animais e plantas. Agentes de controle biológico de pragas, doenças e daninhas
Simbiontes: Liquens, micorrizas. Associações com animais (formiga e fungo, cupim e fungo)
- Os fungos desenvolvem-se a partir de esporos sexuados ou assexuados, ou de fragmentos de hifas ou celulas vegetativas
-Apressório: estrutura de infecção especializada, que desenvolve na extremidade de um tubo germinativo e penetra num estômato.
-Haustórios: Parasitas obrigatorios. Absorve nutrientes da celula invadida. Similar aos arbusculos de fungos micorrizicos
- Rizoides: em forma de raiz que auxiliam no ancoramento do fungo ao substrato e absorção de nutrientes. (Rhizopus stolonifer ou bolor do pão)
-Rizomorfos: sobrevivência, disseminação e penetração. Produzidos na parte interior de troncos em decomposição, rica em melanina.
- Escleróidios: estrutura de resistencia, globosa, formadas pela agregação de hifas, sobrevivência de fungos.
-Anastomose: ligação de 2 hifas
-Estruturas Reprodutivas Assexuadas: esporos
-reprodução Sexuada: Plasmogamia (n+n) >> cariogamia (fusão do nucleo 2n)>> meiose (n+n)
Homotalicos: hifas + e – estão presentes no mesmo talo
Heterotálicos: fase sexuada ocorre somente na presença de dois talos sexualmente compatives (anastomose)
-Ascosporo; esporo sexuado produzido dentro de células especializadas denominadas Ascos- Ascomycota
- Ascocarpos: cleistotécio(ascocarpo de forma globosa, totalmente fechado) Apotécio (aberto em forma de taça), Peritécio (ascocarpo de forma globosa, contendo um ostíolo onde os esporos são liberados quando maduros), Ascostroma( ascos produzidos no interior de uma massa compacta de hifas, denominada estroma), ascos nu (ascos livres)
- Basidiocarpos: cogumelos
 
Marreta
Zigosporo- produto da fusão de gametângios morfologicamente iguais
Oosporo: produto da fusão de gametângios morfologicamente diferentes
Cogumelo: formado por hifas dicarióticas. Basidiomicetos
Ascomycota: hifas apociticas
Crytridiomycota: hifas cenocíticas
Brotamento: divisão mitotica típico em levedura
Conidióforo: hifa especializada de reprodução sexuada
Haustório:hifas especializadas na absorção de nutrientes da celula invadida.
Esclerócio: formado para resistir a condições ambientais adversas
Apressório: estrutura de infecção que digere a parede celular do hospedeiro
Micelio Apocítico: hifas vegetativas cujas celulas são compartimentalizadas
Micélio cenocítico: talo fungico constituido de hifas asseptadas
Fungo biotrofico: cresce somente em células hospedeiras
Anastomose: permite a interligação entre hifas
Liquen:associação entre fungos e algas
Conídio: esporo assexuado produzido externamente ao esporóforo
Rizomorfo: feixe de hifas compacto com função de exploração de substratos e transporte de agua, ar e nutrientes
Saprofitas: auxiliam na ciclagem de nutrientes inorganicos, produção de bebidas.
Simbiontes: auxiliam na nutrição animal, vivem em associação
Assinale V ou F sobre os fungos
(V ) eucariotos, quimiorganotróficos, ribossomos 80S, aclorofilados, com parede celular, unicelulares, pluricelulares, saprofitas, parasitas, simbiontes.
(F ) há fungos quimioautotroficos e fotoautotroficos
(V	 ) Os fungos desenvolvem-se a partir de esporos sexuados ou assexuados, ou de fragmentos de hifas ou celulas vegetativas
(V	 ) as hifas apociticas possuem septos delimitando celulas
(V	 ) as hifas cenociticas são aceptadas
(F	 ) entre as leveduras existem aquelas que formam corpos de frutificação
(V	 ) na região periférica (hifas) em uma colonia de fungos filamentosos a biossíntese é intensa
(F	 ) não ocorrem trocas de nutrientes entre as celulas de um fungo filamentoso
(V	 ) todos fungos pertencem ao dominio Eukarya
(V	 ) Haustórios são estruturas de parasitas obrigatórios
(F	 ) os apressórios tem como função permitir a troca de nutrientes entre um fungo micorrizico e a raiz da planta 
(F	 ) os rizomordos são um tipo de esporo assexuado 
(V	 ) parede celular de fungo é formado principalmente de quitina
(V	 ) esporangiosporo, zoosporo e conidiosporo são esporos de reprodução assexuada.
(F	) Acérvulo, Sinêmio e Picnídeo são esporos complexos.
(V	) Em fungos Homotalicos as hifas + e – estão presentes no mesmo talo
Aula 14- Controle do crescimento microbiano
- Importancia do controle microbiano : contaminação, prejuizo, doenças, perda de material
Controle: Por eliminação, morte ou remoção (calor, radiação ou filtração) ou por limitação do crescimento (refrigeração , desitração)
Esterilização: destruição de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endosporos
• Desinfecção: destruição das formas vegetativas de micro‐organismos patogênicos
• Antissepsia: destruição das formas vegetativas de patógenos em tecido vivo
• Sanitização: redução das contagens microbianas até níveis seguros 
• Assepsia: ausência de contaminação significativa
• esterilização comercial: destruição térmica de esporos de clostridium botulinum
• Desidratação: paralisação do crescimento microbiano pela redução da água disponível.
• filtração: esterilização de soluções termolábeis por remoção de micro.
• radiação ionizante: esterelização a frio de materiais plásticos embalados. Ex:seringas.
• radiação não ionizante- ar e superfície.
• calor úmido: desnaturação e coagulação de proteínas
• seco: oxidação de compostos organicos
- Conceito de morte microbiana:  como sendo a falha do organismo em reproduzir–se. Um microrganismo é considerado morto se não formar colônia em nenhum meio de cultura (2).. A morte microbiana ocorre na forma exponencial. Após uma rápida redução da população, a taxa de morte torna-se mais lenta devido à sobrevivência de células mais resistentes.
- Curva de morte microbiana: a morte não é instantânea, função exponencial, taxa constante.
- Cinética de morte microbiana (binômio tempo X temperatura). Segue um padrão exponencial: decresce exponencialmente com o tempo
- fatores que interferem na efetividade dos tratamentos antimicrobianos: Dose ou intensidade do agente; Tipo de microrganismo (resistencia intrinseca, gram +e-, virus envelopados), estagio fisiológico (fase lag, log...), condições ambientais
- Modos de ação dos agentes antimicrobianos: danos a membrana citoplasmática, danos a parede celular, danos as proteínas, danos a acido nucleico. A morte microbiana é determinada pelos seguintes mecanismos: desnaturação proteica: agentes químicos e físicos são capazes de eliminar a capacidade funcional da proteína pelo rompimento da estrutura terciária desta;rutura da membrana ou da parede celular; antagonismo químico: ocorre quando um antagonista com afinidade química combina-se com uma enzima de determinado microrganismo, impedindo o desenvolvimento da reação apropriada
- Metodos de controle microbianos: Fisicos (T, radiação, filtração, desidratação), Químicos desinfetantes e antissepticos, conservantes, quimioterápicos (agentes químicos,)
- Calor: Umido (desnaturação de proteínas) pasteurização, fervura, autoclave
- Calor seco (fluidez de membrana, oxidação de compostos orgânicos) estufa e incineração. 
- Tratamento térmico: Importante Tempo X Temperatura. Pasteurização lenta (63º, 30min) e rápida (72º, 15 s).
-Radiação ionizante: raios gama, X, ionização de moleculas com formação de radicais reativos, alta energia. Ex: equipamentos cirurgicos, descartaveis plasticos, drogas e vacinas.
- Radiação não ionizante: Luz UV, baixo poder de penetração. Excitação dos eletrons. Ex: esterilização de superficies e ar.
- filtração: remoção dos micro. Ex: estações tratamento agua.
-Inibição de crescimento: T baixa e desidratação
Temperaturas baixas- refrigeração e congelamento. Redução ou paralização da atividade biológica
Desidratação ou Dessecação: Princípio: redução da água disponível • Métodos: Secagem ou adição de sal ou açúcar • Liofilização: desidratação rápida sob baixa temperatura e vácuo
Endosporos: Estrutura de resistência melanisada, temperatura não consegue afetar as estruturas internas, pq estão protegidos.
-Microbiocida ou microbiostáticos (Bacteriostáticos e Bacteriocida)
Agente quimico antimicrobiano, caracteristicas ideais: amplo espectro em baixas concentrações, toxicidade seletiva, solubilidade, estabilidade, poder de penetração, eficiência (amplo espectro de ação), estabilidade, homogeneidade, perde minima de atividade.
- Agentes antimicrobianos utilizados in vivo • Conceito: Agentes microbicidas ou microbiostáticos de utilidade clínica que devem reduzir ou impedir o crescimento microbiano, sem causar qualquer dano à célula hospedeira. • Principal propriedade: toxicidade seletiva, isto é, ser tóxico para o patógeno e não afetar o hospedeiro. • Podem ser agentes quimioterápicos sintéticos ou naturais (antibióticos). 
- antibióticos São compostos químicos produzidos por micro‐organismos (fungos e bactérias) que inibem ou matam outros micro‐organismos.
(cuidado com a resistência com o uso excessivo)
- Resistência às drogas antimicrobianas
• Práticas humanas que resultam na seleção de micro‐organismos resistentes
a antibióticos: – Uso extensivo e errôneo de antibióticos – Uso de antibióticos na nutrição animal • Soluções: – Uso racional de antibióticos no ambiente hospitalar, na prática médica e na nutrição animal – Desenvolvimento de novas drogas e terapias alternativas.
Assinale V ou F sobre o controle microbiano
(F	 ) Cladogramas são usados para identificação de microrganismos
(F	 )o RNA ribossomal é um dos melhores cronometros evolutivos pois apresentam regioes com taxas de evolução constantes
(F	 ) radiações não ionizantes (UV) podem ser empregadas para esterilização de vacinas, plastico
(F	 ) os metodos de pasteurização lenta (63º, 30 min) e rápida (71,8º, 15 seg) não apresentam tratamento equivalente, pois tem mesmo efeito em tempos e temperatura diferentes. 
(F	 ) A microbiota normal de uma animal exerce através do comensalismo proteção contra patogenos.
(F	 ) os antibióticos são produzidos por síntese química e tem toxidade-seletiva.
(V	 ) a facilidade de troca de material genético em bactérias pelos processos de conjugação, transformação e transdução explica o aumento de patogenos mutiresistentes a drogas.
(V	 ) o grafico de efeito bactericida sobre cultura bacteriana em crescimento exponencial mostra uma diferença entre o numero de células viáveis em relação ao numero de células totais apos aplicação do agente.
(V	 ) pelo fato de os virus animais utilizarem as vias metabolicas e estruturas da celula hospedeira, as drogas antivirais são geralmente toxicas para celulas eucarioticas tipicas
(V	 ) camaras de oxido de etileno são utilizadas para esterilização a frio de equipamento Cirurgico e materiais de plastico descartáveis
(V	 ) metais pesados como prata e mercurio apesar de ter ação microbiana, tem seu usos limitado por não apresentar toxicidade seletiva não resultam na esterilização, pois os Microrganismos presentes nos materiais mantem viabilidade.
(V	 ) a refrigeração e a desidratação são metodos qu não resultam na esterilização pois os MO presentes nos materiais mantem viabilidade.
Marreta
Porque penicilinas apresentam toxicidade seletiva? Pq agem inibindo a sintese do peptideoglicano que não é encontrado nas células hospedeiras (eucariotos).
Porque o espectro de ação dos antibioticos que inibem sintese do peptideoglicano pode ser considerado menor comparado com antibioticos inibidores da sintese proteica? Pq no primeiro caso agem sobre bacterias gram positivas devido a maior quantidade de peptideoglicano na parede celular e não sobre gram negativas que o peptideoglicano constitui 10-20% da parede. Os antibioticos inibidores de sintese proteica agem tanto sobre gram positivas como negativas pois atuam sobre a sintese proteica, que é comum aos 2 tipos de bacterias.
A microbiota normal de humanos exerce função de proteção contra a infecção por patogenos? Sim, por exemplo, o pH ácido do estomago já mata várias bacterias.
Cite 4 mecanismos de ação de agentes microbianos: 1- inibição da sintese de parede celular. 2- inibição da enzima DNA girase bacteriana. 3- analogo do substrato de via biossintetica de uma vitamina. 4- inibição da sintese proteica por interação com os ribossomos.
Pq importante manter a carga microbiana baixa num alimento antes do tratamento para controle? Para que consgiga eliminar a pop, que o agente tenha efeito em toda população, Exponencial.
Aula 15- Mecanismos microbianos de patogenicidade
- Microbiota normal: micro que estabelecem residencia mais ou menos permanente, isto é, colonizam pele ou mucosas mas que não produzem doença em condições normais.
- Relação entre a microbiota normal e o hospedeiro: antagonismo (proteção do hospedeiro por competição entre os microrganismos ou antibiose.
-comensalismo: é uma das relações entre organismos de espécies diferentes que se caracteriza por ser benéfica para uma espécie, não causando prejuízo para a outra espécie.O conceito estendeu-se para qualquer relação para além da estritamente alimentar (por exemplo, de proteção ou de transporte), na qual uma espécie se beneficia sem prejudicar a outra, sendo assim consideradas uma relação harmônica
- Sinergismo: sintrofismo, as duas espécies são beneficiadas. Ex: bacterias e ruminamtes
-parasitismo: doenças, interação negativa.
- Postulados de Kock: requerimentos experimentais para determinação da etiologia das doenças infecciosas.
Associação entre o patógeno e o hospedeiro>> Isolamento em cultura pura>> reinoculação no hospedeiro >>> observação dos mesmos sintomas
Etapas da infecção: Exposição> Aderencia > Penetração> Colonização e crescimento> Toxicidade> Danos
- Aderencia:mediada por adesinas ou ligantes localizadas em estruturas da superfície da célula (glicocálice, cápsula, fímbrias etc.). Principais fatores de patogenicidade envolvidos na penetração e evasão das defesas do hospedeiro: capsulas, componentes da parede celular e enzimas.
-Toxinas: Exotoxinas (produto do metabolismo, excretada, produzidas no interior de gram positivas como parte de seu crescimento e metabolismo e liberadas no meio circundante.) Ex: citoxinas, neurotoxinas, enterotoxinas.
 Endotoxinas (faz parte da estrutura da bacteria, parte da porção externa da parede celular ou do lipideo A de gram negativas. As endotoxinas são liberadas quando a bacteria morre ou a parede celular se rompe. Podem ser liberadas pela ação de células fagocitárias e antibióticos bacterioliticos. Ex: causa febre, fraqueza e até morte.
 
- plasmideos:podem transporta a informação genética que determina a patogenicidade de um microorganismo ou genes que conferem resistencia a antibioticos.
- Fagos lisogênicos- podem causar alterações nas caracteristicas de um microrganismo ou serem responsáveis por parte da patogênese.
(V	) Fimbrias do Tipo 1 tem função de aderencia
(V	) Citoxina´é um tipo de exotoxina que inibe a sintese proteica da celula hospedeira.
(V	) A camada LPS em gram negativas pode atuar como uma endotoxina causando febre por meio do Lipideo A
(V	) Enteroxina causa diarreia nos hospedeiros
(F	) No comensalismo e Sinergismo as duas espécies são beneficiadas
(V	) Patogenicidade é a capacidade do microrganismo de causar doença e virulência é o grau de patogenicidade
(V	) Postulados de Kock são requerimentos experimentais para determinação da etiologia das doenças infecciosas
(V	) As endotoxinas fazem parte da estrutura da bactéria
(V	) citoxinas, neurotoxiam nas, enterotoxinas são exemplos de Exotoxinas excretadas por gram positivas
(V	) O modo de ação das exotoxinas são específicos, enquanto que as endotoxinas são mais Geral.
(V	) plasmideos podem transporta a informação genética que determina a patogenicidade de um microorganismo ou genes que conferem resistencia a antibioticos.
(V	) Fagos lisogênicos podem causar alterações nas caracteristicas de um microrganismo ou serem responsáveis por parte da patogênese.
Marreta:
Dois mecanismos de resistencia a drogas antimicrobianas encontradas em bacterias: Mudança da molécula alvo-diminuição da permeabilidade da membrana e inativação enzimática do antibiótico
Explique como pode ocorrer o aparecimento de uma linhagem de bacterias multiresistentes a drogas: a resistencia estão relacionadas a genes de resistencia que são transferidos por meio de trocas genéticas. Ex: se o gene de resistencia estiver presente em um plasmideo pode haver conjugação com uma bacteria.

Continue navegando