Buscar

Aquática Av Aprendizado2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As propriedades físicas da água e sua capacidade térmica desencadeiam efeitos terapêuticos, sensórios-motores e psicológicos. Dentre os efeitos citados abaixo qual deles está diretamente relacionado com o princípio físico da pressão hidrostática? Assinale a alternativa correta.
		
	
	Redução do espasmo muscular;
	 
	Redução do edema;
	
	Estímulo da auto-confiança;
	
	Facilitação do manuseio do paciente em várias posições;
	
	Promoção da independência funcional;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503509915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando todos os componentes necessários a um setor de hidrocinesioterapia, julgando tanto seu aspecto físico quanto funcional, marque a alternativa correta.
		
	
	O fisioterapeuta só tem responsabilidade sobre sua ação terapêutica na água, não cabendo preocupações com o setor em si.
	
	Deve conter piscina elevada, já que esta é a ideal para condutas terapêuticas, independente da condição patológica.
	
	Pode conter piscina de azulejo, principalmente se os usuários são pacientes com dificuldades de equilíbrio e não necessitam auxílio dentro d¿água.
	
	Precisa conter muitos equipamentos flutuadores, visto que a quantidade desses é que traduz um bom trabalho fisioterapêutico.
	 
	Incorpora a piscina, a área de circulação, os vestiários e os equipamentos utilizados, que também são de responsabilidade do fisioterapeuta em questão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503509933)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A piscina terapêutica contribui para a aceleração das respostas fisiológicas dos pacientes, tendo em vista as propriedades físicas da água que, quando bem direcionadas, otimizam essas possibilidades. Com base nessa afirmação, marque a alternativa correta.
		
	
	Os exercícios que utilizam a flutuação não são indicados para condutas de relaxamento muscular e/ou fortalecimento, independente da aplicação.
	 
	A água, em si, propicia respostas automáticas dos pacientes, favorecendo melhor mobilidade articular e endireitamentos de tronco do que em terra.
	
	Os exercícios com flutuadores, na posição de pé, favorecem maior resistência muscular, contribuindo para um relaxamento específico.
	
	O uso de flutuadores modifica a densidade relativa dos pacientes que, por isso, demonstram maior dificuldade de flutuação na postura deitada.
	
	Os exercícios com turbulência contribuem para ganhos de relaxamento muscular, pelo aumento da viscosidade gerada entre os ¿objetos¿.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504013218)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas:
		
	 
	Quando estamos sentados com a água no nível dos ombros, ao respirarmos sentimos uma certa resistência na expansão torácica. Este princípio físico da água tem o nome de metacentro.
	 
	Paciente com amputação do MIE tende a rodar para o lado direito quando está na posição supina.
	 
	Quando a água está no nível do pescoço temos 30% do peso corporal.
	 
	O paciente hemiplégico à D com hipertonia deste lado, tende a rodar para o lado E.
	 
	A tensão superficial se localiza na superfície do líquido, pois ocorre na interface entre duas fases químicas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503529607)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O organismo quando em imersão na água passa por algumas alterações fisiológicas, essa alterações ocorrem de maneira mais acentuada em alguns sistema: I) Cardiovascular: ocorre o reflexo de mergulho caracterizado por bradicardia, vasocontrição periférica e desvio de sangue para áreas vitais. II) Renais: aumento da diurese, diminuição do volume plasmático, aumento da natriurese, aumento da eliminação de potássio pela urina, inibição da vasopressina (ADH). III) Sistema respiratório: a pressão hidrostática aumenta a compressão na caixa torácica e com isso ocorre aumento do trabalho respiratório e diminuição da capacidade vital. IV) Sistema nervoso: ocorre redução da sensibilidade das terminações nervosas e diminuição do tônus muscular promovendo alívio de possíveis dores e relaxamento. Assinale a alternativa correta:
		
	
	( )II, III e IV
	
	( )I, III e IV
	
	( )I e II
	 
	( )I, II, III e IV
	
	( )II e III

Outros materiais