Buscar

Discursiva Sociedade Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (347928)
Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
Prova: 4783802
QUESTÃO:
1. Os acontecimentos da Segunda Guerra chocaram o mundo a tal ponto que, no período pós-guerra, iniciaram-se discussões sobre o assunto na Organização das Nações Unidas (ONU). Através da ONU versou-se debater acordos e soluções para estes períodos de crise, o que resultou na aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). A Declaração teve inspiração em diversos documentos propostos anteriormente à sua criação que abordaram as questões de direitos humanos, porém com diferentes ideais (liberdade, igualdade e fraternidade). Com base no exposto, caracterize as gerações em que os documentos sobre direitos humanos foram classificados, mencionando pelo menos um documento que serviu de inspiração para cada período.
RESPOSTA ESPERADA:
* Os tratados e/ou documentos sobre Direitos Humanos (DH) foram agrupados de acordo com o significado de suas lutas e revoluções, outrossim, de acordo com seu período cronológico. Sendo eles: * DH de primeira geração, que versavam sobre as questões relativas à liberdade, uma das principais características dos documentos dessa primeira geração era restringir o poder do rei e defender o indivíduo frente à sua autoridade, como, por exemplo, a Carta Magna e a Revolução Norte-americana. 
* DH de segunda geração primavam pela igualdade: nesse período o Estado modificou sua forma de intervir na economia como resposta às injustiças promovidas pelo capitalismo, surgiram também os direitos sociais, culturais e econômicos. Deste período pode-se citar, como exemplo, a Revolução Industrial, bem como a própria Declaração Universal dos DH. 
* DH de terceira geração visavam a defender as relações fraternas, surgindo os direitos de solidariedade, difusos e coletivos. A Carta Africana dos Direitos do Homem é um documento desse período.
QUESTÃO:
2. O Brasil foi alvo de atividades exploratórias desde tempos remotos, quando passou a fazer parte das rotas comerciais, em decorrência do 'descobrimento'. Nesse período inicial foi grande a exploração e a retirada da madeira pau-brasil. Quando a oferta dessa madeira na região costeira começou a ficar escassa, foi empregada uma determinada prática que utilizava o auxílio dos nativos selvagens para esta exploração. Como foi denominada essa prática descrita e como acontecia esse processo?
RESPOSTA ESPERADA:
O escambo é a prática de troca de mercadorias por trabalho. Essa prática foi empregada por traficantes espanhóis, ingleses e franceses, quando a procura por madeira de pau-brasil se tornou mais difícil. Como alternativa, esses traficantes realizaram o escambo com os índios, oferendo bugigangas em troca da procura, corte e carregamento da madeira de pau-brasil até as caravelas.
QUESTÃO:
3. O crescimento populacional está intimamente ligado ao aumento da utilização de recursos naturais do planeta. A exploração desses recursos está baseada em um consumo desregrado, o que traz implicações significativas na destruição de tais recursos. Partindo deste pressuposto, explique o que significa degradação ambiental e cite três exemplos.
RESPOSTA ESPERADA:
O uso desenfreado e desmedido dos recursos naturais resulta na degradação ambiental, ou seja, uso desenfreado de recursos, não observando o período de carência para a renovação deste bem. Um dos responsáveis pelo surgimento da degradação é a exploração da natureza sob o foco consumista que se dá de maneira desregrada, visando a atender à demanda populacional. Como eventos de degradação ambiental podemos citar a poluição do ar, perda de biodiversidade, desertificação do solo, entre outros.

Outros materiais