Buscar

Ergonomia, Higiene e Segurança no Trabalho P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Trata do físico e do psicológico, Ergonomia trata das posturas de trabalho, Saúde ocupacional: ausência de doenças, Acidente podem ser por atos inseguros: Omissão(não fez o que deveria) ou Comissão(não deveria fazer) ou Variação(faz de modo diferente) ou Condições Inseguras: Mecânicas(maquina ou equipamento defeituoso, sem proteção ou inadequado) ou Físicas(arrumação, passagem, espaço ou acesso)
As cores: serve para prevenir acidentes, Vermelho: incêndio ou advertência de perigo , luzes de tapumes e barricadas, e interruptores de circuitos elétricos. Amarelo: gases não liquefeitos, cuidado(escadas, corrimões, pisos, empilhadeiras, tratores, guindaste). Branco ou Preto: passarelas e corredores, localização e coletores de resíduos, zonas de segurança e armazenagem. Verde: seguranças no trabalho, canalização de água, caixas de mascaras e equipamentos de urgências, chuveiros de segurança, macas, quadros de cartazes e avisos, local de EPI, e socorro medico no trabalho. Preto: líquido inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade. Azul: ação obrigatória(uso de EPI), canalização de ar comprimido. Laranja: canalização de ácidos, partes moveis de maquinas, face interna de quadros elétricos, botão de arranque de segurança, dispositivos de corte, bordas de serra, prensas. Púrpura: radiações eletromagnéticas, radioativas, matérias contaminados e radioativos.
Incêndios prevenção e combate(NR 23): todos locais de trabalho devem possuir: proteção contra incêndios, equipamentos de combate a incêndios e pessoas adestradas ao adequado uso. saídas de emergências(mínimo 1,2m de largura e o sentido de abertura para fora, desobstruídas e sinalizadas, não pode percorre mais de 15m(grande risco) e 30m(leve a médio risco) não pode ter escada em aspiral e desnível de piso logo na saída, devem abrir de forma horizontal), Escadas/elevadores: devem ser de material incombustível e resistente ao fogo, Combate ao fogo: acionar o alarme, chamar os bombeiros, desligar maquinas e equipamentos elétricos(quando não envolver risco), ataca-ló o mais cedo possível pelos meios adequados. Deve ser executado regularmente exercício de alerta(para que haja treinamento e simulação de situação real), classes de fogo (A) fácil combustão(tecido, madeira, fibra) único que pode combater com Água e extintor Espuma e Dióxido de Carbono(só no inicio), (B) queimem somente em superfície(óleo,graxa, gasolina,verniz) extintor Espuma e Dióxido de Carbono, (C) equipamentos elétricos (motores, transformadores, fios, quadros elétricos) extintor Dióxido de Carbono, (D) elementos piroforicos(magnésio, zinco, titânio), os extintores não pode estar em alturas superiores a 1,6m, não pode estar em paredes de escadas, nem atrás de material, cada pavimento deve prover de sistema de alerta de incêndio e os acionadores devem ser cobertos de tampa de vidro ou plástico e estar em local visível.
EPI(proteção individual): empresa e obrigada a fornecer, treinar e orientar o uso, guardar e conservar e substituir quando necessário e o funcionário a usar , guardar e conservar e solicitar substituição quando necessário, (deve ser adequado ao risco exposto) ex: capacete, capuz, luva, calçado, calça, meia, macacão, óculos, protetor solar, protetor de ouvidos, mascara de ar, cadeirinha de segurança,trava queda, cinturão, mangas, braçadeiras, dedeiras.
EPC(proteção coletiva): preserva a saúde e integridade física do coletivo, ex: enclasuramento de fontes de ruídos, proteção de partes moveis de maquinas /sensores, extintores, exaustores de gases e vapores, ar condicionado e aquecedores, placas de sinalizações, barreiras, cones, fitas zebradas, corrimão de escadas, fitas anti-derrapantes, rede de proteção, tela de tapume
CIPA(comissão interna de prevenção de acidentes): formada por trabalhadores (passam por treinamento) com objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho, fornece informações de condutas a fim de prevenir os acidentes, colabora na elaboração do Pcmso e Ppra e elaborar e afixar mapa de risco de acidentes, propor medidas corretivas, empresa e obrigada a fornecer condições de desempenho das funções de cipeiros necessário e o funcionário a participar da eleição indicar situação de risco e apresentar sugestão para melhorias.Tipos de risco:(verde: físico, vermelho: químico, marrom: biológico, amarelo: ergonômico, azul: de acidentes).
SESMT(serviços especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho NR-4 ): profissional com formação e especialização em segurança e medicina do trabalho (compõem: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, engenheiro de seg. do trabalho, técnico em segurança do trabalho) objetivo de promover a saúde e segurança do trabalhador, determinas os EPI's a serem usados, responsável técnico pelo cumprimento das NR's , mantém relacionamento com a CIPA para orientar e treinar, analisa e registra acidentes e doenças do trabalho,.

Outros materiais