Buscar

Cosmogonia e Cosmologia . Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Cosmogonia e Cosmologia
O pensamento cosmogônico, uma tentativa de explicar a realidade através dos mitos, narrava a origem da natureza por meio de genealogias divinas: as forças e os seres naturais estavam personalizados e simbolizados pelos deuses, titãs e heróis, cujas relações davam origem às coisas, aos homens, às estações do ano, ao dia e à noite, às colheitas, à sociedade. Suas paixões não correspondidas se exprimiam por raios, trovões, tempestades, tufões, desertos. Seus amores e desejos realizados manifestavam-se na abundância da primavera, das colheitas, da procriação dos animais.
O pensamento cosmológico, um tentativa de explicar a realidade por meio de conceitos, explicava a origem da natureza pela existência de um ou alguns elementos naturais (terra-seco, água-úmido, ar-frio,fogo-quente), a PHYSIS, que , por sua força interna natural, se transforma, dando origem a todas as coisas e aos homens. Os primeiros filósofos consideravam os elementos originários como forças divinas, mas já não eram personalizados nem sua ação explicada por desejos, paixões e furores.
MYTHOS é uma fala, um relato ou uma narrativa cujo tema principal e´a origem( origem do mundo, dos homens, das técnicas, dos deuses, das relações entre homens e deuses). O mito opera com a saturação do sentido, ou seja, um mesmo fato pode ser narrado de inúmeras maneiras diferentes , dependendo do que se queira enfatizar, e as coisas do mundo( animais,vegetais, minerais, humanos) podem receber inúmeros sentidos, conforme o lugar que ocupem na narrativa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes