Buscar

APOL 01 S.I.MARKETING COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL- 01 S.I.MARKETING- COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
NOTA- 100
Questão 1/5 - Sistemas de Informação de Marketing
A Fernanda’s Pink, loja de roupas conceituadas na cidade de Campo Grande/MS, acaba de adotar um sistema de inteligência de marketing, e seu objetivo é conhecer a preferência dos clientes para conceber a nova coleção a ser lançada no inverno. A gestora de marketing tem conhecimento de que o Facebook tem se mostrado eficiente para uso corporativo, pelo fato de que as comunidades têm divulgado importantes conteúdos, além de discussões, fóruns, mensagens individuais.
Imagine que a empresa vá utilizar essa ferramenta em seu sistema de inteligência de marketing, analise as afirmativas abaixo:
 (I) O uso do Facebook permite que a empresa analise o comportamento dos clientes na questão de gostos pessoais.
(II) O uso do Facebook permite que a empresa obtenha informações sobre as cores mais comentadas no momento.
(III) O uso do Facebook pode ser comparado a uma pesquisa de marketing que objetiva conhecer o cliente com profundidade.
 É correto o que se afirma em
	A	I, apenas.
	B	II, apenas
	C	I e II apenas.
	D	I e III apenas.
	E	II e III, apenas.
Questão 2/5 - Comportamento do Consumidor
Na Revolução Industrial, a moda começou a ser vista de uma forma singular e única, uma vez que o fenômeno do gosto e do consumo ganha nova ênfase, definindo seu ciclo de obsolescência a cada estação. Intensificando este ciclo, a sociedade pós-segunda guerra mundial consolida o consumo em massa, através do pret-à-porter, em que o desejo da compra e a paixão pelo novo ditava o comportamento do consumidor. Neste período, o volume era o principal foco da produção, para atender à crescente demanda e os desejos por novidades, não tendo como prioridade a qualidade dos produtos inseridos no mercado. Isso ocasionou uma brutal modificação na forma dasantigas manufaturas, iniciando assim o processo de aceleração do ciclo de vida dos produtos de moda. Na atualidade, o efêmero se consolida e o consumo deixa de ser ostentatório (como antes) e passa a ser emocional. O consumidor é analisado conforme seus desejos, sensações, bem como as suas necessidades.
Fonte: COLOMBO, L. O. R.; FAVOTO, T. B.; CARMO, S. N. A evolução da sociedade de consumo. Akrópólis, Umuarama, v. 16, n. 3, p. 143-149, jul./set. 2008.
A partir do texto acima e com base nos conhecimento adquiridos na rota 01 podemos afirmar corretamente que:
	A	A forma como o consumidor se comporta não mudou em essência ao longo do tempo, já que fundamentalmente o consumo sempre sempre existiu para satisfazer desejos.
	B	O estudo do comportamento do consumidor surgiu em uma época de consumo de massa em que as organizações tinham uma orientação voltada a produção, pois necesse contexto surgiu a personalização.
	C	Até a década de 1960 as organizações não focavam no estudo do comportamento do consumidor, pois não tinham o intuito de vender em grandes quantidades e tinham uma produção artesanal por não ter tecnologia para produção em massa.
	D	As influências macroambientais tecnológicas, como a internet, não modificaram a área de estudo do comportamento do consumidor apesar do cenário ter se tornado mais complexo, pois os produtos das organizações ainda se vendem sozinhos.
	E	Por muito tempo o estudo do comportamento do consumidor não foi foco das organizações, pois o contexto histórico no qual estavam inseridas não demandavam esse tipo de conhecimento, principalmente em função da orientação dominante das organizações voltada para produção.
Questão 3/5 - Comportamento do Consumidor
Além de mostrar que o brasileiro quer mais qualidade, as pesquisas de mercado feitas pela Nielsen têm mostrado às empresas os hábitos, motivações, atitudes e padrões de compra dos consumidores. O cenário em geral é positivo para os fabricantes e varejistas. Espera-se um crescimento, mas um crescimento moderado. Por volta de 2,5% no volume do total de vendas no varejo. Isso vai gerar oportunidades de negócios sempre que eles forem mais competitivos, gerando condições melhores de qualidade e preço. O crescimento será especialmente no setor alimentar. O supermercado de porte médio é o que mais está aumentando. O mercado de farmácias também está mostrando crescimento. E o motor dessa evolução tem sido a inovação e a procura por novos produtos e nichos de mercado.
Também tem o aumento da sofisticação do consumidor. O preço continua influenciando, a diferença é que hoje o consumidor está mais disposto a pagar pela qualidade. Os produtos de maior crescimento nos últimos dois anos têm sido aqueles cujas marcas garantem qualidade.O consumidor identificado como classe C procura por produtos de qualidade, mas ainda não tem todo o dinheiro para pagar altíssima qualidade. É uma classe emergente, onde vemos um nível de bem-estar que está bem acima do que foi há duas décadas. E isso é uma ótima notícia para a indústria e para o varejo. A classe D também está começando a ter acesso a serviços e ao consumo. Será um novo impulso para o consumo no Brasil nos próximos cinco anos, se a economia continuar na direção certa. As classes A e B vão demandar maior sofisticação, vão exigir produtos de maior qualidade. Temos serviços de grande qualidade, mas estão concentrados em grandes cidades. Fora delas, os serviços ainda são fracos.
Adaptado de: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT290370-16356,00.html
Ao considerarmos as pesquisas de mercado, utilizadas para compreender o comportamento do consumidor como uma ciência social aplicada com propósitos mercadológicos bem definidos, pode-se afirmar que:
I -O consumo sob o olhar mercadológico não tem como propósito estar “a serviço das empresas” pois o conhecimento gerado seria pouco aplicável.
II - É possível utilizar a pesquisa para compreender o comportamento de consumo de um grupo específico e utilizar o conhecimento adquiro para melhorar as práticas de marketing.
III- O estudo do comportamento do consumidor com um viés mercadológico tem um papel central no processo de marketing, pois nesta perspectiva considera-se o cliente como o desencadeador da cadeia.
IV - Do ponto de vista mercadológico, quanto mais aplicável a pesquisa maior o seu valor para a área de marketing.
Escolha a opção correta:
	A	Apenas a afirmativa I está correta
	B	As afirmativa s I e II estão corretas
	C	Apenas afirmativa II e III estão corretas
	D	As afirmativas II, III e IV estão corretas
	E	Apenas a afirmativa IV está correta
Questão 4/5 - Comportamento do Consumidor
No universo fashion não há mulher que não queira um sapato com a marca de Christian Louboutin: a sola de laca vermelha. Mas em recente entrevista à revista "New Yorker", o designer disse que faz sapatos para agradar aos homens, não às mulheres. "Homens são como touros, não resistem à sola vermelha".
Louboutin até desenha sapatos sem salto bem estilosos, não necessariamente confortáveis. Ele diz que odeia o conceito de conforto porque "é como as pessoas dizem 'bem, não estamos apaixonados, mas é uma relação confortável'".
Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/louboutin-diz-que-odeia-conceito-de-conforto-que-faz-sapatos-para-agradar-aos-homens-2807552
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - Os sapatos de Christian Louboutin tem um apelo utilitário.
II - A escolha por um sapato Louboutin considera que o consumidor não escolhe o seu produto com base em critérios racionais.
III - Os sapatos Louboutin valorizam aspectos hedônicos do consumo.
IV - A empresa Louboutin não tem mercado, pois não produz sapatos com benefícios concretos, como o conforto.
Escolha a opção correta:
	A	São corretas apenas as afirmativas I, II.
	B	São corretas apenas as afirmativas II, III.
	C	São corretas apenas as afirmativas III, IV.
	D	São corretas apenas as afirmativas I, II, III.
	E	São corretasapenas as afirmativas II, III, IV.
Questão 5/5 - Comportamento do Consumidor
A Kylm é uma marca de roupas de alto padrão e fez uma pesquisa de mercado identificou que o seu mercado-alvo é predominantemente feminino, entre 22-35 anos. Seu público valoriza experiências hedônicas e utiliza as suas roupas para construir a maneira como desejo ser vista e se mostra para as outras. Desta forma na hora de fazer gestão do ser mix de marketing, os profissionais de marketing da Patagonia devem considerar os seguintes aspectos:
I - Os vendedores das lojas devem ser treinados para focar em aspectos funcionais, como a durabilidade das roupas.
II - A Patagonia deve vender um conceito, não o produto físico.
III - No ponto de venda, não devem ser explorados elementos sensoriais como cores e cheiros.
IV - A consumidora da marca compra produtos também pelo seu significado e não somente por seus aspectos funcionais.
Como estratégia de marketing adequada a marca Patagonia, estão corretos, somente:
 
 A I, II e IV.
	B	I e II.
	C	II e IV.
	D	II, III e IV.
	E	I, II e III.

Outros materiais