Buscar

Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Temas Contemporâneos: Da Diversidade De Gênero à Faixa Geracional
Leia o trecho abaixo:
“No entanto, quando se pretende referir ao feminismo como um movimento social organizado, esse é usualmente remetido, no Ocidente, ao século XIX. Na virada do século, as manifestações contra a discriminação feminina adquiriram uma visibilidade e uma expressividade maior no chamado ‘sufragismo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2017. 
A partir do trecho acima e dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, sobre o feminismo e a emergência do conceito de gênero, analise as afirmativas.
I. O feminismo enquanto movimento social passou a ter maior visibilidade no final do século XIX por meio da luta pelo voto feminino.
II. O feminismo foi um movimento isolado, uma vez que sua militância ocorreu originalmente no continente africano.
III.O feminismo, a partir do século XX, além da luta por direitos em termos políticos e sociais, constituiu-se também em crítica teórica.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 50.0
	A	
Apenas a afirmativa III está correta.
	B	
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Você acertou!
A afirmativa II é incorreta. “O Feminismo foi, sem dúvida, um importante movimento social que começou a ter visibilidade no final do século XIX com o sufragismo. Posteriormente (final da década de 60) o movimento, no processo que passou a ser considerado como segunda onda do feminismo, se expandiu para além do seu sentido reivindicatório, não só exigindo a igualdade de direitos, em termos políticos e sociais, mas constituindo-se também em crítica teórica. Obviamente este não foi um movimento isolado, mas somou-se a outros movimentos igualmente importantes, como os movimentos estudantis, negros e outros, principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França”. (Artigo: “Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil”, p. 2)

Outros materiais