Buscar

Questoes CASA Inc e Prev gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto: Medindo Saúde e Doença (Bonita et al – Capítulo 2, pag. 15 – 23)
Questões:
Qual a diferença entre a definição de saúde da OMS para a definição dos epidemiologistas?
Defina incidência. Para que esta medida é utilizada?
Defina prevalência. Para que esta medida é utilizada?
Defina letalidade. 
Imagine que você seja gestor de saúde de um determinado município e que você precisa decidir se investe na inauguração de um serviço especializado em HIV/Aids ou no aumento de leitos do hospital municipal. Quais indicadores você utilizaria para decidir? Utilizaria incidência ou prevalência?
Respostas:
A OMS define que saúde “ é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença”. Para os epidemiologistas as definições dos estados de saúde tendem a ser mais simples, pois se concentram em aspectos da saúde que são relativamente fáceis de medir e prioritários à ação.
Incidência indica o número de casos novos ocorridos em um certo período de tempo em uma população específica. Expressa o risco de tornar-se doente; é a principal medida para doenças ou condições agudas, mas pode, também, ser utilizada para doenças crônicas. Mais útil em estudos de causalidade.
Prevalência refere-se ao número de casos (novos e velhos) encontrados em uma população definida em um determinado ponto no tempo. Estima a probabilidade de a população estar doente no período do tempo em que o estudo está sendo realizado. Mais útil em estudos que visam determinar a carga de doenças crônicas em uma população e suas implicações para os serviços de saúde.
Letalidade mede a severidade de uma doença e é definida como a proporção de mortes dentre aqueles doentes por uma causa específica em um certo período de tempo.
LIVRE.

Outros materiais