Buscar

Questionario AV1 Redes de computadores 01 Com Respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

========================
Redes01-Aula01==========
========================
01) Cite as necessidade humanas, motivadoras dos avanços tecnológicos, que tiveram papel de propulsão para o desenvolvimento de tecnologias que suportaram as sociendades em suas diversas etapas evolutivas.
R: O ser humano sempre gerou e necessitou transferir conteúdo, de si para outros humanos, o que é intrínseco à natureza humana. Tudo o que temos de tecnologia decorre da nossa necessidade de atendimento desta demanda:
	Informativas;
	Comerciais / Econômicas;
	Troca de experiências entre iguais e por conveniências;
		
		
02) Quais são os 4 grandes desafios nos processo de comunicação ao longo de todas as etapas de desenvolvimento de	
R: 
Transpor distâncias 
Garantir a Integridade  
Garantia a Segurança da informação
Obter uma Processo de Confirmação da informação enviada
03) Como tudo no mundo tem sua curva de finitude: tudo tende a terminar, tudo tende a acabar, tudo tende a chegar a um esgotamento. Como ir além das tendências do finito?
R: Deve-se entender os recursos que se tem à disposição e como estão arranjados para:
Reinventar a tecnologia
Conseguir reutilizar o que chegou ao seu limite hipotético
Reconstruir o que já foi construído ou, abandonar os modelos para ousar novas opções: atos de fé num mundo exato.
04) Como podemos enxergar a infraestrutura de comunicação em termos de uso e capacidade aos olhos do Campo da Informação?
R: Uma infraestrutura de comunicação é algo concorrido e cobiçado, ao mesmo tempo que necessariamente deve ser distribuído: muito caro para ser concentrado nas mãos de poucos. Deve ser avaliado/acompanhado constantemente para que se saiba com está a sua utilização e por quem, levantando tendências de esgotamento e limitações e para quando isso acontecerá,.
========================
Redes01-Aula02==========
========================
01) Qual o agente motivador para criação das primeiras redes de computadores?
R: As redes de computadores foram criadas inicialmente para suprir uma necessidade militar. 
02) A primeira experiência de interligação de redes, de ordem civil, entre centros de pesquisa, se deu utilizando que tipo de suporte de comunicação na época?
R: R A experiência foi realizada por meio de uma linha telefônica discada de baixa velocidade (o que se tinha à época, como malha de comunicação).
03) Como era o tipo de conexão utilizada pela ARPANET, complexo d interconexão que Ligava,inicialmente, 4 universidades nos EUA, permitindo aos cientistas partilhar remotamente informação e recursos.
R:A Arpanet usava canais de comunicações de 50 kbps, criados a partir de linhas telefônicas dedicadas, adaptadas para o uso como link de dados.
04) Qual foi a topologia criada para conferir aumento de robustez e confiabilidade operacional à ARPANET 
R:Para garantir a operação da rede, cada nó era interligado a pelo menos dois outros (criação de redundância para ampliar a robustez operacional) de forma que a rede pudesse continuar funcionando mesmo com a interrupção de várias das conexões, o que denota a preocupação com a continuidade operacional da rede, e esse sentimento nos acompanha como parte dos processos de elaboração dos projetos de rede.
05) Quais eram os elementos fundamentais e constituintes, necessários existirem, para que pudesse haver um processo de comunicação entre elementos computacionais em uma infraestrutura de comnicação?
R? Dos elementos destacam-se: 
	Protocolos de comunicação e Rede, como o TCP/IP, 
	Tecnologia de comutação de pacotes de dados 
	Correio eletrônico
06) Quem foi o responsável peloinício do desenvolvimento do conjunto de protocolos denominado TCP/IP?
R: A DARPA (Defence Advanced Research Projects Agency) que deu lugar a ARPA começou a desenvolver os protocolos TCP/IP.
07)Qual o grande colaboração da DARPA para o mundo acadêmico em termos de padronização relativo aos processos de comunicação das redes?
R: A DARPA concedeu os direitos do código dos protocolos TCP/IP à Universidade da Califórnia para que fosse distribuído em sua versão UNIX e pediu a todos os computadores que estavam conectados a ARPANET para que usassem os protocolos TCP/IP. 
08) Qual a justificativa para que os protocolos da suite TCP/IP se difundissem rapidamente?
R? Esses protocolos se difundiram rapidamente, em razão de não ser um aplicativo comercial, mas de ambito acadêmico.
========================
Redes01-Aula03==========
========================
01)Qual a atividade principal contido nos processos de comunicação de dados?
R:A comunicação de dados trata da transmissão de sinais através de um meio físico, de uma forma confiável e eficiente. 
02)Qual o principal objetivo de todo e qualquer sistema de comunicação?
R:O principal objetivo de um sistema de comunicação é possibilitar a trocar informação (dados) entre dois sistemas remotos, seja o volume desses dados aquele que o cliente necessitar ter o sistema deve suportar com margem para atender demandas futuras.
03) O que define um método de comunicação conhecido como comutação por circuito?
R:Esse é método de comunicação onde recursos de uma rede são alocados, dedicadadmente, ao processo de comunicação, solicitado pelo usuário, e a ele fica desdicado até o final do evento de comunicação, mesmo que durante todo o período que dure a conexão haja ou não tráfego útil ( os circuitos estabelecidos entre as máquinas ficavam ociosos, ou seja, não trafegava nenhuma informação porque não havia tráfego constante).
04) Quais os componentes previstos em um Modelo Básico que representa um processo de comunicação entre os dispositivos computacionais.
R: Transmissor (DTE), Elementos de Comununicação (DCE), Meio de Comunicação, Rereceptor (DTE)
05) O que Preconizava o modelo original da Rede de arquitetura em Barramento denominada Ethernet?
R:O termo "ether" era usado para descrever o meio de transmissão dos sinais em um sistema. No Ethernet original, o "ether" era representado por um cabo coaxial. O termo que foi escolhido para enfatizar que o padrão Ethernet nos traduzia que não haveria dependência do meio e por consequência, podia ser adaptado para trabalhar em conjunto com outras mídias como por exemplo|cabo de fibra óptica, ou mesmo o ar, no caso das redes wireless.
========================
Redes01-Aula04==========
========================
01) Qual o signifiacado de Bit? 
R:O termo é proveniente das palavras dígito binário, ou "BInary digit", que representa a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na computação e informática. 
02) O que pode representar um valor binário, ous seja, um BIT?
R: Assumindo dois únicos valores possíveis "0" ou "1", pode representar um série de condições de estados. A representação de um bit pode ser:
	Simples como 0 volts para o valor binário "0" e +5 volts para o valor binário "1'. 
	Presenças ou auxência de sinal.
	Alteração de estado de acordo com a correlação traçada para o evento.
03) As informações cursadas pelos meios podem ser sujeitas a interferências, alterando as características físicas dos sinais que transportam um dado valor de informação. Uma vez alterado, o sinal, por consequëncia, influenciará alteração nas interpretações dos valores quando transformados em códigos binários. Quais são os fenômenos passieveis de ocorrer de modo que possam alterar os sinais transportados em meios metálicos (sinais elétricos)?
R: Atenuação; Reflexão; Ruído; Colisões
04) O que vem a ser "Largura de Banda" de uma enlace ou link?
R: Representa a capacidade física que um circuito de dados. Indica quantos bits podem ser transferidos de um ponto "A" até um ponto "B" em um determinado período de tempo.
05) Há dependência da informação a ser transferida em um dado meio para que este possa apresentar mais ou menas LArgura de Banda?
R: A largura de banda existe ainda que não haja qualquer informação sendo transferida. Sua unidade de medida é bps (bits
por segundo). 
06)O que vem a ser throughput?
R: Descreve a quantidade de informações (dados do usuário) transportadas de um ponto "A" para um ponto "B";
07) O que mede o throughput?
R: Mede apenas a quantidade de informações desejadas pelo usuário, descartando todos os dados de controle que acompanham os arquivos. 
08) Qual a definição e característica de "Byte"?
R: trata-se de um dado integral aos olhos da computação. é estruturalmente formado por um conjunto de oito bits que podem representar valores binários entre 0 e 255 totalizando 256 (2 elevado à 8) combinações possíveis. Um BYTE, representa um caractere, um símbolo.
09) Quais os códigos mais utilizados atualmente para representação de Byte?
R: ASCII e EBCDIC
10) Qual a diferença entre um DTE e um DCE?
R:
DTE - Data Terminal Equipament (ou em português ETD - Equipamento terminal de Dados) caracteriza os equipamentos que geram uma informação ou aqueles ao qual a informação é destinada.
DCE - Data Terminal-Circuit Equipament (em português ECD - Equipamento Terminador de Circuito de dados) é o termo que caracteriza todo o equipamento que está na extremidade de um circuito de dados. 
11) Quais são os tipo de sentidos em que a informação pode ser transmitidase em um circuito de comunicação?
R: Simplex, Half-Duplex e Full-Duplex
12) O que vem a ser controle de fluxo?
R: Recurso de hardware ou e de software que elimina a possibilidade de um dispositivo transmissor saturar o dispositivo receptor evitando a perda de informação por descarte de dados.
13) Qual o benefício do controle de fluxo?
R: Evita a sobrecarga ou o estouro da capacidade de armazenamento do buffer nas interfaces de equipamentos.
14) Como podemos implementar as técnicas de controle de fluxo?
R: Cada dispositivo utiliza uma técnica de controle de fluxo: Por hardware ou Por software. 
15) Como acontece o controle de fluxo por Software?
R: O controle de fluxo por software é conhecido como XON/XOFF (um conjunto de caracteres especiais da tabela ASCII), usados para controlar a transmissão de dados entre dois dispositivos. O caracter XON é igual ao código ASCII 17 e o XOFF ao ASCII 19. Quando o buffer estiver quase vazio, o receptor envia um carácter XON ao transmissor avisando-o que está pronto para receber mais caracteres.
16) Qual a dsvantagem do uso de controle de fluxo por Software?
R: A primeira desvantagem é que um arquivo a ser transmitido não poderá conter os códigos ASCII 17 e 19, pois a transmissão será interrompida inesperadamente. A segunda é a redução na velocidade de transmissão, pois os códigos de controle XON e XOFF circulam pelas linhas de dados TXD e RXD
17) Como acontece o controle de fluxo por Hardware?
R:Controle de Fluxo por Hardwares requer a presença de sinais nas linhas de controle nas interfaces entre DTE e o DCE: sinais RTS e CTS. Quanto o DTE quer transmitir, ele ativa a linha RTS. Se o DCE puder receber os dados ele avisa ao DTE ativando a linha CTS.
18) Qual a definição primária de um Protocolo genérico?
R: Conjunto de regras que regem a comunicação entre dois sistemas ou dispositivos.
========================
Redes01-Aula05==========
========================
01) O que vem a ser uma Topologia?
R: Uma topologia pode descrever tanto a forma lógica quanto a forma física de uma rede, depende de como estamos analisando a topologia.
02) Como você aborda uma análise de contexto de rede para adotar uma topologia?
R: Da mesma forma que não existe "o melhor" computador, não existe "a melhor" topologia. O que exuiste é a solução mais adequado ao contexto ou situação para alcançarmos os objetivos e alcançarmos os resultados esperados. Tudo depende da necessidade e aplicação. 
03) Em um arranjo onde uma Bridge01 separa dois Hubs: Hub-A e Hub-B. Cada Hub está associado a uma das portas da Bridge01 (Porta A -> Hub-A e Porta B -> Hub_B). Qual a segregação que a Bridge01 irá fazer e que tipo de tráfego será permitido passar da porta A para porta B e ice -versa na Bridge?
R: A Bridge01 irá segregar tyoda e qualquer colisão entre as susa portas A e B. Já o tráfego de broadcast pode passar entre as poras A e B desta Bridge. Logo , Uma Bridge mantém o mesmo domínio de broadcast mas separa em dois domínios de Colisão.
04) Em um arranjo onde se usa uma Switch01 temos que, este equipamento se comporta de que maneira?
R: Uma Switch separa domínio de Brodcast quando criamos VLANs (conjunto de portas podem ser associados a um domínio de broadcast). O Dominio de colisão fica restriro à porta, ou seja, como a porta é dedicada exclusivamente a um usuário, a tend~encia [é não ter colisão nenhuma.
05) A que se refere uma topologia lógica?
R: Refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir de um dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Frequentemente associadas à um processo de controle de acesso ao meio (Media Access Control) e seus métodos e protocolos. 
06) Quais são as características técnicas que podemos usar para classificar que uma dada solução de topologia é adequada para o atendimento a uma demanda?
R: O melhor topologia depende de muitos fatores como por exemplo:
	Tempo de resposta;
	Possibilidade de passar por gargalos nas redes;
	Plano de endereçamento lógico;
	Tempo de convergência de rede em caso de loop e sua correção;
	Escalabilidade da solução;
	capacidade de crescimento com pouco investimento;
========================
Redes01-Aula06==========
========================
01) Cite alguns tipos de topologia física.
R: As topologias físicas ou arranjos topológicos são: Ponto a ponto; Barramento; Anel; Estrela; Malha; Árvore; Híbrida;
02) Quais as característica que difere uma rede barramento clássica de um rede em anel clássica?
R: Redes barramentos são redes probabilísticas em termos de ocorrência de tráfego, pois pode haver ou não a ocorrência de tráfego em um dado momento. As redes anaeis são redes determinísticas em termos de ocorrência de tráfego: sabe-se que haverá tráfego por passagem de permissão
03) em relação aos custos qual das redes é mais cara: redes determinísticas ou probabilísticas?
R: As redes Problabilísticas são mais caras devido ao requinte e elaboração dos algorítimos de controle requeridos e da necessidade das interfaces de redes (Placas) de serem hardwares mais elaborados com capacidade de processamento e buferização mais altos do que os cartõs de rede probabilísticas.
04) O que é uma topologia Híbrida?
R: É a topologia mais utilizada em grandes redes. Utilizam mais de uma topologia ao mesmo tempo, podendo existir várias configurações que podemos criar utilizando uma variação de outras topologias. Elas acabam sendo desenvolvidas para resolver necessidades específicas
========================
Redes01-Aula07==========
========================
01) Quais os tipos de arranjos de rede mais comuns em Rede Loca?
R: Barramento (IEEE 802.3); Anel (IEEE 802.5); Estrela ( composição de várias IEEE 802.3); Hibrida (Composição de bávias variações de IEEE 802.3 )
02) Qual o metodo de controle de acesso utilizado pelas arquiteturas IEEE 802.3?
R: Toda arquitetura de rede Ethernet utiliza um método de controle de acesso chamado de CSMA-CD (Carrier Sense Multiple Access/Collision Detection)
03)Qual o nome da arquitetura que antecedeu a IEEE 8023.3? Qual era a sua taxa de comunicação inicialw
R: Ethernet. A taxa de transmissão inicial era de 2.94 Mbps sobre barramento.
04) Qual o liminte minimo e máximo de tamanho de um quadro IEEE 802.3w
R: Possuem tamanho entre 64 e 1518 bytes, embora tenham sido estendidos para 1522 por causa do suporte a VLAN.
05) Como é o formato de um endereço de quadro IEEE 802.3?
R: O endereçamento é feito através de uma numeração que é única para cada host com 6 bytes sendo os primeiros 3 bytes para a identificação do
fabricante e os 3 bytes seguintes para o número sequencial da placa.
06) Quais são os valores de taxa de transmissão e quais os seus nomes na arquitetura IEEE 802.3?
R: 10 Mbps (conhecido como Ethernet)
 100 Mbps (conhecido como FastEthernet)
 1000 Mbps (conhecido como GigaEthernet)
07) Quais as taxas de velocidade que as rede IEEE 802.5 (Anel) conseguiram suportar e qual o mecanismo de controle de acesso a rede era utilizado?
R: 4 Mbps e 16 Mbps. O Mecanismo de controle de acesso à rede era feitopela passagem de ficha de permissão chamada TOKEN
08) Quais as classificações clássicas das redes de computadores quanto ao Diâmetros destas?
R: As Redes de computadores costumam se definidas de acordo com a abrangência, tamanho e função. Inicialmente possuíam três classificações.
	LAN – Local Area Network
	CAN - Camopus Area Network
	MAN – Metropolitan Area Network
	WAN – Wide Area Network
09) Quais os novos conceitos de abrangência de rede de acordo com os novos conceitos que envolvem redes sem fio?
R: Atualmente novas categorizações quanto as funções de rede sem fio e suas áreas de abarangências:
	WWAN – Wireless Wide Area Network		(Redes de rádio de longa distância)
	WMAN – Wireless Metropolitan Network 	(Wi-Fi Mewtropolitano)
	WLAN – Wireless Local Area Network 		(Wi-Fi in-door)
	WPAN – Wireless Personal Area Network	(Bluetooth)
 
10)Cite um exemplo de arquitetura de rede metropolitana moderna que pode ser oferecido por um provedor de serviço de telecomunicaçõe.
R: Como solução de MAN (Metropolitan Area Networks) temos a arquitetura METROETHERNET.
11) Em que tipo de rede, quanto a sua característica e diâmetro de abrangência pode-se classificar o WIMAX?
R: WMAN (Wireless Metropolitan Area Network) – Muito similar a Redes MAN, mas esta não possui fios
12) Onde aplicamos as arquiteturas de rede SAN?
R: Uma rede na qual o propósito principal é a transferência de dados entre computadores e dispositivos de armazenamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais