Buscar

Exercício de fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE CASTELO BRANCO
CURSO: Direito
 
 Aluno: Período: 1º
 Professor: Geraldo Sidnei dos Santos Data: 
QUESTÕES
O objetivo do estudo da ciência econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções. Sendo assim, conceitue economia e descreva sobre a origem da mesma.
Dentro da Curva de Possibilidades de Produção podemos encontrar o custo de oportunidade. Descreva sobre o mesmo, exemplificando-o e em seguida demonstre como se dá o deslocamento da curva de possibilidades de produção.
Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Sendo assim, descreva os elementos básicos de um sistema econômico e explique sobre cada um deles.
Dentro do funcionamento de uma economia de mercado, encontramos os fluxos reais e monetários. Descreva como ocorre cada um deles.
Dentro da economia, podemos encontrar vários tipos de bens. Dentre vários, destacamos: Bens de capital, bens intermediários e bens de consumo. Sendo assim, descreva sobre cada um deles e dê exemplos.
Em 11 de junho de 1994 foi criado o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. Sendo assim, descreva os órgãos que compõem esse sistema e diga qual a finalidade do CADE.
Demonstre a diferença entre o controle das estruturas de mercado do controle de condutas.
O processo de globalização foi e continua sendo de grande importância para as economias. Sendo assim, descreva sobre o mesmo e demonstre através de exemplos.
Quando se estuda a teoria dos mercados, dois enfoques são encontrados. Descreva-os e demonstre a diferença entre ambos.
A utilidade representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços adquiridos. Sendo assim, demostre a diferença entre utilidade total e marginal.
A escolha do consumidor é influenciada por algumas variáveis, da qual a procura é dependente. Descreva-as. 
A demanda dos consumidores varia de acordo com os tipos de bens. Portanto, mostre a diferença entre: bens normais, bens inferiores, bens superiores e bens de consumo saciado.
A curva da demanda é negativamente inclinada devido basicamente a dois fatores: O efeito renda e o efeito substituição. Descreva sobre cada um deles, exemplificando-os.
O ponto de equilíbrio é a condição hipotética do mercado na qual a oferta é igual a procura. Portanto, explique a situação do mercado na ocorrência de desequilíbrio de demonstrando graficamente e descreva a situação de oferta e demanda nesse desequilíbrio. 
Demonstre como se dá os possíveis deslocamentos das curvas de demanda e oferta, partindo do ponto de equilíbrio. 
Os tributos podem ser impostos, taxas ou contribuições. Sendo assim, descreva como se dividem os impostos, seus conceitos, divisões e exemplifique-os. 
A elasticidade reflete o grau de reação ou a sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, ceteris paribus. Diante desse conceito, descreva sobre: 
Demanda elástica;
Inelástica; e 
Unitária.
A elasticidade reflete o grau de reação ou a sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, ceteris paribus. Diante disso, descreva os conceitos de elasticidade-preço da demanda e elasticidade-renda da demanda e os possíveis resultados encontrados em ambas:

Outros materiais