Buscar

Resumo de Ginástica Artística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FIG – Federação Internacional de Ginástica, órgão responsável pelos demais órgãos de competições de ginástica depois dela. FIG responsável pela ginástica: artística, rítmica, ginástica artística de aparelhos, ginástica para todos. 
O termo correto hoje é ginástica artística, porque ela envolve tanto a ginástica rítmica, quanto a ginástica de solo e de aparelhos. 
Modalidades: Olímpica, ginástica rítmica, artística, e a ginástica rítmica desportiva (dos aparelhos). 
Ginástica – conjunto de exercícios corporais em diversos aparelhos realizados em série, são explorados todas as capacidades físicas, como força, flexibilidade, coordenação, etc. Sem coordenação não conseguimos fazer ginástica, por isso as valências motoras estão interligadas dentro da ginástica. 
Aparelhos Femininos – Solo, Trave feminina, barras assimétricas, cavalo (língua)
Aparelhos masculinos – cavalo com alça, argolas, cavalo sem alça (língua), solo, barra fixa, paralelas simétricas. 
Ordem de apresentação olímpica feminino – Salto sobre a mesa, paralela assimétricas, traves, solo. (essa ordem tem o objetivo de descansar as musculaturas exigidas durante a prova). 
Ordem de apresentação olímpica masculino – Solo, cavalo com alça, argolas, salto sobre a mesa (cavalo ou língua), paralelas simétrica, barra fixa . 
Tatame – a linha pra fora gera despontuação, porém é uma área de segurança pra ñ se machucar. 
Mortal na ginástica olímpica – só é considerado qd é da altura ou da estatura do ombro do atleta, se fizer só sem as mãos ñ é considerado mortal, e sim flic flac sem as mãos, ou mortal tempo. 
Mortal com movimento de ligação (estrelinha, rondantes) – só é validado se for da altura do atleta e com braços estendidos 
Aparelhos alternativos auxiliares – plinto (execução de saltos com auxilio de trampolim), banco sueco, trampolim, mini trampolim, cogumelo, rampa, toquinho (pra fazer apoio, e paradas inversas), usados em todos os níveis. 
Aparelhos da modalidade solo – tatame 
Elementos de dança – saltos (ñ são pulos), equilíbrios, pivôs, movimentos de força e flexibilidade. 
Elementos acrobáticos – qd permanece na posição invertida, qd se faz uma inversão do centro de gravidade. Ex.: Mortal, parada de 3. 
Elementos básicos de solo – rolamentos pra frente e pra trás, parada de 2 e de 3, roda e pontes. Vela 
Alongamentos – conta-se 10 segundos na hora da execução. 
Esquadro afastado estendido – movimento de estar fora do solo, só apoiado com as mãos, pernas em extensão em afastamento
Salto Mortal – salto com rolamento sobre o próprio eixo sem apoiar nada no chão. 
Mortal estendido – mortal estendido com giro transversal. 
Mortal Grupado – joelho mais próximo ao peito 
Rolamento (de frente e pra trás) – giro sobre o próprio eixo pra frente e pra trás.
Parada de 2 – apoio invertido sobre dois membros, com membros estendidos, mantendo em alinhamento das articulações o pulso, cotovelo, ombro, quadril , joelho e tornozelo. Dedos afastados mantem melhor a base de sustentação e o equilíbrio. 
Parada de 3 – apoio invertido sobre 3 membros, com apoio das mãos com dedos abertos 
Roda (estrelinha) – em pé com uma das pernas a frente da outra, bracos elevados e estendidos alinhados ao tronco flexionar o tronco a frente, a mão correspondente a perna avançada tocara o solo primeiro, realizando um giro em rotação lateral, tocando primeiro uma mão, depois a outra, lançando a perna de tras, depois a outra que estava avançada, mantendo joelhos em extensão , com afastamento Maximo das pernas ate retornar a posicao em pé. 
Metodologia de ensino: com as pernas apoiadas na arquibancada, andar de um lado pro outro com as mãos ao solo. Saltar como sapinho. Maos fixas no solo pular pra um lado e pro outro, aumentando o nível de elevação das pernas. 
Ponte – pra trás e pra frente. Pra trás, estende os braços jogando pra trás até apoiar as mãos no solo. Pra frente, faz parada de dois, mantendo as mãos no chão, jogando os pés pra frente até tocar o solo. O executante devera estar deitado com as costas voltadas pro solo, com os braços flexionados, mãos apoiadas no solo próximo ao tronco. O aluno devera pressionar o solo com as mãos e pés, fazendo forca pra retirar o tronco do solo, estendendo as pernas e os braços, e realizando uma hiper-extensao de coluna, ficando apoiado somente pés e mãos. 
Vela – elevação de quadril com membros inferiores estendidos
Flic Flac – rotações de 360°, passagem de ponte pra trás com salto e velocidade.
Reversão – rotações de 360°, passagem da ponte pela frente com salto e velocidade. 
Rodante – semelhante a uma roda, porem com os 2 pés chegando ao solo no mesmo instante. A diferença do rodante pra estrelinha é a fase de repulsão (fase + importante), as mãos e os pés. 
Avião – posição de equilíbrio em que o ginasta mantem uma perna no chão apoiada e eleva a outra em extensão pra trás, com os braços abertos estendidos pra cima em relação ao tronco. 
Mergulho peixinho – salto com rolamento pra frente
Mata Borrão –rolamento pra trás, partindo da vela com hiperextensão de quadril e terminando com hiperextensão de coluna
Oitava sobre o solo - rolamento pra trás finalizando em parada de 2
Posições, Posturas: 
Carpado – tronco faz flexão com membros inferiores em 90°, com joelhos estendidos 
Carpado afastado - 
Selado – postura na qual acontece a hiperextensao da coluna 
Estendida - é a postura na qual os segmentos corporais encontram-se alinhados;
Grupado – quadril flexionado, com joelhos flexionados tocando o peito, pescoço flexionado pra frente e mãos apoiadas nas pernas. 
Afastado – afastamento das pernas de forma latero lateral ou longitudinal com joelhos estendidos
Educativos:
Mortal – Primeiro ensina o grupado q é mais fácil que o estendido, evita lesão e o giro é mais rápido então a força é menor. Começa ensinando rolamento, depois salto com joelho no peito, fazendo assim um trabalho de união entre impulsão e postura grupada. Rolamento em colchão alto, usando a mão, depois rolamento com entrada sem as mãos em cima do colchão, depois abaixa o colchão pra fazer o rolamento na mesma altura que estava o colchão anteriormente. 
A primeira base pra descrever o movimento é a postura do atleta , se ta estendido, etc...
Segurança: Local, Orientação do professor (ajudando e com uma boa explicação), qualidade técnica da execução do movimento, auxilio pessoal (professor ajudando), ajuda material (tatame, plinto, rampa), metodológico. 
Planos e Eixos:
	Planos
	Eixos
	Movimentos
	Sagital
	Latero lateral
	Flexao e Extensão
	Frontal
	Antero Posterior
	Abdução e Adução
	Transverso
	Longitudinal
	Rotações
Obs: sempre usa a posição estendida pra analisar o movimento. 
Ex.: Rolamento pra frente: Sagital / Roda (Estrelinha): Frontal / Vela: Sagital. / Vela com abdução dos MMII: Sagital (1º fase com subida do quadril) e Frontal (2º fase com abdução dos MMII). / Rondante: Chamada é Sagital, Rotação é transverso, Sagital (giro sobre o eixo) depois na metade faz transverso de novo.
Fatores Extrínsecos: 
1 Orientação inadequada ao ensino da habilidades; falta de reconhecimento de nível dos praticantes; progressão erradas as atividades propostas;
2 Ambiente – Instalações e pisos inadequados ; iluminação insuficiente; falta de espaço entre os equipamentos, atividades próximas a parede. Adaptações dos aparelhos ao nível do aparelho.
3 Fatos Manutenção – falta de manutenção dos aparelhos. Instalacao inadequada dos equipamentos. 
4 Vestimentas e acessórios – ñ usar roupas q atrapalhem a execução dos movimentos. Tirar o q possa machucar a si e aos outros como relógio, brincos, anéis, pulseiras, colchões, etc. 
5 Profissional (técnico, prof., monitor) – conscientizar os alunos a ñ ultrapassar suas capacidades, estar sempre perto e atento observando, preocupar com a preparação física dos alunos, repetir os fundamentos básicos pra q fiquem bem aprendidos, responsável, e domínio do que ensina. 
Fatores Intrísecos (internos): 
1 Fator psicológico: medo, falta ou excesso de confiança, ansiedade,nervosismo 
2 Fator biológico: fadiga (se ta fadigado atrapalhará na aprendizagem dos exercícios), falta de preparação física, alimentação deficiente.
3 Fator disciplina: falta de atenção e concentração, obediência as orientações do prof., brincadeiras na hora da aprendizaem ou do treino. 
Ajuda ou segurança – ajuda é ter responsabilidade pelo outro. Aceitar ajuda é confiar no outro. Quem dá ajuda ou segurança deve estar sempre pronto pro praticante. Ñ só o prof. e estagiário ajudam, os alunos tb, e pra isto tem q estar bem condicionados fisicamente, alem de aprender a forma correta de segurar. 
Tipos de auxilio segurança – pessoal, material , metodológico e psicológico 
Ensino – é uma atividade cujo objetivo principal é ajudar alguém a aprender algo, pra sua formação pessoal e integral. 
Capacidades trabalhadas pra ajudar na formação integral do aluno: 
Físicas: Valencias motoras, melhorar a coordenação do aluno, velocidade, força, resistência etc..
Intelectuais – criatividade, raciocínio lógico, raciocínio rápido, atenção, observação
Sociais – cooperação, estudo de grupo, relacionamento, emocionais 
Morais – honestidade, disciplina, respeito.
Ensino: boa conduta de ensino, planejar cuidadosamente as aulas, utilizar materiais adequados, explicar os objetivos pros alunos, controlar o trabalho dos alunos, ensinar novamente se os alunos apresentarem dificuldade, aproveitar bem o tempo de aula, utilizar estratégias de ensino coerentes. 
Concepções de ensino da G.A.:
Parcial ou analítica – ensino do exercício em partes até a realização integral do movimento. As partes são ensinadas separadamente. Trabalho chamado de progressão pedagógica. 
Global – analisar e executar o exercício completo corrigindo falhas de execução conforme elas vão surgindo. 
Genética (Leguet) – esta concepção consiste no enriquecimento e aperfeiçoamento da motricidade geral (coordenação) do aluno possibilitando realizar uma variedade de tarefas em diversas situações. Esse ensino parte do conhecimento do aluno
Numora diz q pro sucesso da ajuda é necessário compreender a interação entre os fatores q afetam a força, alguns: 
Quantidade de força – depende da habilidade e do esforço do ginasta >
Direção da força – compreender o mov. da habilidade 
Tempo de aplicação da força - 
Av1 – 100% metodologia , descrever o movimento, planos e eixos. E a pratica do movimento (execução). Metodologia pedagógica de ensino (como ensinar).

Outros materiais