Buscar

AD1 EDUC INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLO NOVA FRIBURGO
Curso 
Licenciatura em Pedagogia
Trabalho
AD1
1° semestre de 2017
Nome do Aluno: 
Matrícula:
Disciplina:
Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2017-1
Disciplina: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar
Coordenador (a): Profª. Drª. Rosana Glat 
Polo: Nova Friburgo 
 Questão 1: (4,0 pontos) 
 Responda, com suas próprias palavras, uma das questões abaixo:
b) Apesar do modelo da Integração ter representado um grande avanço na perspectiva educacional para alunos com deficiências, com o tempo este começou a ser, também, alvo de severas críticas, por não ter alcançado o objetivo de integrar esses alunos no sistema regular de ensino. Discuta alguns dos fatores que prejudicaram a efetivação da proposta. 
RESPOSTA:
O maior fator que fez com que o modelo de integração fosse alvo de muitas críticas era a necessidade dos alunos em provar suas capacidades para serem incluídos no sistema regular de ensino. Eles tinha que ser capazes para acompanhar e seguir os outros alunos nas atividades que os professores passavam, mas essas atividades não ajudavam esses alunos, pois o planejamento das aulas eram de acordo com determinações, que não os beneficiava, não promovia nenhuma facilidade de aprendizado aos alunos especiais, muito pelo contrário. Com isso, os alunos com deficiência se culpavam pelo próprio fracasso escolar, não se sentiam realmente incluídos e quando ocorria a integração (que por sinal era mínima), esses alunos participavam das aulas apenas fisicamente e não se sentiam motivados a aprender e participar. Os professores deveriam planejar suas aulas para que todos pudessem ter total compreensão, lembrando que existem inúmeras dificuldades que precisam ser trabalhadas e solucionadas. Outros fatores que trazem obstáculos e impedem a efetivação da inclusão educacional das pessoas com deficiência, são o despreparo do professor, os graves problemas da educação pública e a falta de recursos. Além desses, já bastante complexos, outro fator que merece ser mencionado é a ausência de articulação que ainda persiste entre a educação especial e o ensino comum. Ambos parecem não integrar uma mesma educação geral, uma vez que tanto o professor do ensino comum como o do ensino especial limitam-se a trabalhar nas suas respectivas áreas, sem partilhar ações pedagógicas o que faz muita falta na prática educacional. 
 
Questão 2: (4,0 pontos) 
 Explique com suas palavras a afirmativa abaixo: “O estabelecimento da Educação Inclusiva como política educacional no nosso país -- tanto para o ensino público quanto privado -- coloca em questionamento, os pressupostos que consubstanciavam a escola como, tradicionalmente, a conhecemos”.
RESPOSTA:
A educação é direito de todos, e por conta disso a transformação do sistema educacional, em sistema educacional inclusivo torna essa garantia de acesso pleno para todas essas crianças com deficiências, a começar pela educação infantil. A educação inclusiva, como política educacional, visa que todas as escolas deixem as antigas metodologia e adote um sistema de total acolhimento dos alunos com todas as necessidades educacionais, as escolas devem estar adequadas para que esses alunos sejam mantidos e também deve garantir que os alunos conseguirão acompanhar os demais alunos, pois é inclusão e sendo assim os direitos são iguais e devem beneficiar todos.
 Questão 3: (2,0 pontos)
 Em sua opinião, e com base em sua própria experiência, aponte alguns aspectos que são fundamentais na formação de professores para garantir que esses profissionais estejam preparados para lidar com a diversidade do aluno que frequenta nossas escolas, inclusive com os que apresentam necessidades educacionais especiais. 
RESPOSTA: 
É de extrema importância que os professores tenham uma formação de excelência, que tenham acesso a cursos e materiais ricos para estudos, que saiba lidar com a diversidade que será encontrada dentro de sala de aula. O professor precisa sempre estar buscando aprimoramento, sempre estar pesquisando meios para tornar suas aulas mais dinâmicas e de fácil compreensão. Ele precisa entender as necessidades de todos os alunos, inclusive os com necessidades educacionais especiais, ele precisa mostrar pro aluno que ele está incluso naquela sala de aula, e que ele como professor buscará sempre alternativas para todas as adversidades que possam aparecer ao longo do ano. É necessário eu o professor se planeja e esteja sempre em contato com orientação educacional e pedagógica da escola. O professor precisa se colocar no lugar do aluno e tentar entendê-lo e também entender todas as suas necessidades, ele precisa ser amigo do aluno e amar o que faz.

Outros materiais