Buscar

AV1 e AV2 Gestão de custos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1
1)Sabemos que a contabilidade internacional define regras para conceituar os usuários externos. Diante do exposto, quais são os usuários externos definidos pelas normas internacionais de contabilidade?
I - Investidores
II - Clientes
III - Parentes
IV - Fornecedores
a)Apenas I e IV estão corretas
b)Apenas I, II e IV estão corretas
c)Apenas II e IV estão corretas
d)Apenas I, II, III estão corretas
2)Sabemos que os conceitos de custo de qualidade são divididos em várias abordagens, sendo Custo para atingir a qualidade, Custos do setor de qualidade e Custos da má qualidade, de acordo com o estudo até o momento, a qual Custo se refere o conceito abaixo?
"São denominados custos para atingir a qualidade aqueles custos que podemos classificar como necessários para que se consiga estabelecer um padrão de qualidade na execução de uma determinada atividade empresarial quer seja destinados à aquisição de bens ou serviços, quer seja para a manutenção de pessoal necessário ao processo de controle."
a)Custos do setor de qualidade
b)Custeio direto
c)Custos para atingir a qualidade
d)Custos de má qualidade
3)Os custos de qualidade são importantes para uma organização, de acordo com o estudo até o momento, por que se deve avaliar os custos da qualidade?
I - Dificultar a comunicação entre os níveis hierárquicos
II - Diminuir a insatisfação dos clientes
III - Desestimular o aperfeiçoamento por meio da divulgação
IV - Expandir controles orçamentários
a)Apenas I, II, III estão corretas
b)Apenas II e IV estão corretas
c)Apenas I e IV estão corretas
d)Apenas I, II e IV estão corretas
4)Sabemos que os custos devem ser mensurados e evidenciados. Quem são o atores principais que devem estar a frente desta informação?
a)Almoxarifado e estoquista
b)Administração e almoxarifado
c)Contador e almoxarifado
d)Contador e administração
5)Sabemos que a qualidade é fundamental para as empresas e esta diretamente relacionada com os custos empresariais. O que pode implicar uma má gestão de custos em uma empresa?
a)Ótimos custos para a elaboração dos produtos.
b)Elevados custos para a elaboração dos produtos ou mesmo para o retrabalho e compensações por erros derivados do trabalho executado em desconformidade com o padrão de qualidade.
c)Custos aceitáveis nas empresas.
d)Um bom resultado contábil no exercício.
AV2
1)O ABM (Gestão Baseada em Atividade) representa um modelo que se utiliza das informações obtidas pelo método ABC para a tomada de decisões estratégicas de cunho gerencial.O sistema ABC, por sua vez,objetiva reconhecer os custos totais dos produtos, isto é, tanto os diretos quanto os indiretos. Sendo assim, o ABC tem como foco aplicação de qual conceito nesse reconhecimento dos custos:
a)Conceito de atividade e de departamento
b)Conceito de Gerência e de produção
c)Conceito de Atividade e de gerência
d)Conceito de Produção e de administração
2)Martins (2003, p. 286) considera que o método de apropriação de custos, o ABC, na sua abordagem gerencial, pode ser visto de duas maneiras: pela visão econômica de custeio e também pela visão de aperfeiçoamento de processos. Mas independente disso, no processo de implantação do ABC, para que sejam alcançados os objetivos propostos pelo modelo é necessário o cumprimento de algumas etapas, que devem obedecer um ordem sequencial e lógica, sendo a seguinte:
a)Identificação e seleção dos direcionadores de custos,atribuição dos custos das atividades aos produtos,identificação das atividades relevanteseatribuição de custos à atividade
b)Identificação das atividades relevantes, atribuição de custos à atividade, identificação e seleção dos direcionadores de custos e atribuição dos custos das atividades aos produtos
c)Identificação e seleção dos direcionadores de custos, identificação das atividades relevantes, atribuição de custos à atividadeeatribuição dos custos das atividades aos produtos
d)Identificação das atividades relevantes, identificação e seleção dos direcionadores de custos,atribuição de custosà atividadeeatribuição dos custos das atividades aos produtos
3)Trata-se de uma ferramenta que possui caráter gerencial por apontar a busca do lucro econômico nos centros de resultados, permitindo a identificação de ineficiências e ao mesmo tempo gera a possibilidade de decisões que alterem a situação atual em busca da eficácia futura. Diante do exposto, estamos falando do:
a)Modelo de Custeio Baseado em Atividades - ABC
b)Modelo de Gestão Econômica - GECON
c)Modelo de Gestão Baseada em Atividade - ABM
d)Modelo EBITDA para avaliação de desempenho
4)Segundo Martins (2003, p. 98), esses instrumentos possuem como principal diferença em relação aos critérios de rateio o fato de que eles são identificados por meio de estudos e pesquisa, não sendo fruto de subjetividade ou arbitrariedade. O autor se refere a:
a)Distribuidores de custo
b)Rateadores de custo
c)Indicadores de custo
d)Direcionadores de custo
5)No modelo de gestão baseada em atividade, o qual chamamos de ABM, qual o método de custeio é utilizado:
a)Custeio Direto
b)Custeio Baseado em Atividade - ABC
c)Custeio Padrão
d)Custeio Variável

Outros materiais