Buscar

Aula2 Liderança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina : Carreira, Liderança 
e Trabalho em Equipe
Profª. Mônica Lins
LIDERANÇA
ATIVIDADE PRÁTICA QUESTIONÁRIO
LIDERANÇA
 AULA 1
Conceito de Liderança
Tipos clássicos de líderes
Funções de um líder
Na abordagem clássica da Administração: a função do líder era estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atingir objetivos organizacionais. 
A organização era o foco principal.
CONCEITO
“A atenção principal do líder focava-se na necessidade da organização e não nas necessidades do indivíduo”.
 (STONER & FREEMAN,1995)
Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos(início década de 30) como consequência das conclusões da Experiência em Hawthorne.
Elton Mayo e seus colaboradores.
 
Foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. 
 (CHIAVENATO, 2000)
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, situada próxima a Chicago com elevadíssima rotatividade de pessoal (turnover) ao ano e que havia tentado inutilmente vários esquemas de incentivos salariais.
Foi deixada de lado a antiga preocupação com as estruturas e processos, para dar espaço à preocupação com as pessoas.
Função do líder: facilitar o alcance dos objetivos, mediante a cooperação entre os liderados e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para o seu crescimento e aperfeiçoamento pessoal.
 
TRANSFORMAÇÕES...
8
Líder: Enfoque Principal 
Liderança democrática.
Valores humanos e sociais.
Descentralização das decisões e delegação de responsabilidade. 
NA EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LIDERANÇA
LIDERANÇA
Procura a compatibilização:
Objetivos dos
colaboradores
Objetivos da
organização
“A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)” (CHIAVENATO ,2004, p. 446) 
CONCEITO DE LIDERANÇA 
1
"A única definição de líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras, profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes."
Peter Drucker 
CONCEITO DE LIDERANÇA 
2
De acordo com o livro Liderança, de 
John Garner, 
“liderança é o processo de persuasão, ou de exemplo, através do qual um indivíduo (ou equipes de liderança) induz um grupo a dedicar-se a objetivos defendidos pelo líder, ou partilhados pelo líder e seus seguidores.”
CONCEITO DE LIDERANÇA 
3
Focado apenas nas tarefas.
Decisões individuais.
Determina: providências e técnicas para a execução das tarefas.
Dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho dos funcionários.
TIPOS DE LIDERANÇA 
(Adm. Clássica, CHIAVENATO,2000)
Autocrática:
Voltada para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório.
Diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo.
A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo, escolha dos companheiros de trabalho. 
O líder procura ser um membro normal do grupo. 
Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
Democrática:
Liberdade na execução dos projetos;, equipe madura; auto dirigida e que não necessita de supervisão.
Cuidado: Liderança liberal pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE
Razão vs Emoção 
Cérebro
Coração
RAZÃO
EMOÇÃO
Autoritário - dominador, determina o que será executado, o que implica na obediência pelos demais; se assemelha ao antigo "chefe". 
Indeciso - não direciona o grupo e não assume responsabilidades. 
ESTILOS DE LÍDERES NA ATUALIDADE
Situacional - lidera de acordo com a situação. A postura deste líder varia conforme as diferentes situações do dia a dia. Ele se adéqua a cada situação.
Emergente - surge e assume a direção por reunir mais habilidades para conduzir a equipe, está diretamente relacionados a uma situação especifica, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato. 
Paternalista - pode ser confortável para os liderados e evita conflitos, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho.	
Estilo Visionário: Canaliza as pessoas para visões e sonhos partilhados. Tem um efeito muito positivo sobre o clima de trabalho. 
Estilo Conselheiro: Relaciona os desejos das pessoas com os objetivos da organização. Ajuda o empregado a ser mais eficiente, melhorando suas capacidades.
Estilo Relacional: Cria harmonia melhorando o relacionamento entre as pessoas. Ideal para resolver e sarar conflitos num grupo; dar motivação em períodos difíceis; melhorar o relacionamento entre as pessoas. 
Estilo Pressionador: Atinge objetivos difíceis e estimulantes. Tem um efeito por vezes negativo sobre o clima de trabalho, pois é frequentemente mal executado. 
Estilo Dirigista: Acalma os receios dando instruções claras em situações de emergência. É apropriado em situações de crise; para desencadear uma reviravolta na situação; com subordinados difíceis. 
“Ser líder em uma organização militar, em que a hierarquia é estritamente seguida, é muito diferente de ser líder de um grupo de estudos na escola.” 
 
(MAXIMIANO, 1994,p. 293) 
Planeja e Coordena.
Organiza.
Influencia.
Analisa e busca soluções de problemas.
Toma decisões.
Formula e/ou apoia políticas internas da empresa.
Determina atividades necessárias para alcançar objetivos.
Classifica e distribui o trabalho pelos grupos. 
FUNÇÕES
Segundo Marc Effron, as empresas deveriam olhar para seu negócio e se perguntar: 
 
 De que tipo de líder eu preciso?
Você deve fazer as seguintes perguntas:
Conheço a estratégia do negócio?
Que capacidade devo ter para desempenhar um papel de liderança nessa organização?
Engenharo Mecânico, especialista em gerência e administração de negócios, pelo IMD Institute, em Lausanne, na Suíça. Iniciou sua carreira como estagiário da Philips. Depois, trabalhou na Goodyear e na Agar.
Na Tetra Pak, desde 1997, chegando à presidência da companhia no Brasil em 2007. 
Defende que o sucesso de uma empresa dependen do engajamento entre as pessoas e que isso "só é possível se o líder se aproxima, se envolve e há um verdadeiro alinhamento com os valores individuais".  
PAULO NIGRO – Presidente da TETRA PAK
MULHERES NA LIDERANÇA
Ter uma liderança claramente comprometida com projetos de igualdade de gêneros são, na opinião dos profissionais brasileiros, as principais medidas que as empresas precisam tomar para reter seus talentos femininos e levá-los à liderança. 
É o que aponta uma pesquisa da consultoria Bain & Co, divulgada durante o Fórum Mulheres em Destaque.
O desafio ainda está longe de ser solucionado: em grandes companhias, os homens tem 20 vezes mais chances de chegar à presidência do que as mulheres. Entre as 250 maiores corporações brasileiras, por exemplo, apenas três possuem liderança feminina, de acordo com o levantamento.
O estudo ouviu mais de 500 profissionais brasileiros: 39% - criar modelos de trabalho que apoiem homens e mulheres em suas obrigações com a família seria a forma mais eficaz de eliminar as barreiras que impedem a chegada das mulheres ao topo das empresas. 
39% - ter uma liderança visivelmente comprometida com a causa e garantir que os processos de recrutamento/promoção nas companhias sejam iguais para os dois gêneros é a melhor 
solução para o problema. 
Se uma pessoa não quer, jamais será.
Existem pessoas : excelente capacidade técnica, mas se recusam a serem líderes.
VOCÊ QUER SER LÍDER?
“Conheci um gerente que foi escolhido pela sua capacidade técnica. No intimo ele nunca gostou de liderar pessoas, gostava de ficar no seu canto. A partir do dia que foi efetivado no cargo, começaram os problemas para ele e para sua equipe. Ele participou de vários cursos de desenvolvimento
de liderança, entretanto os resultados na prática nunca apareciam.
Final triste para todos.”
DEPOIMENTO
QUE TIPO DE LÍDER VOCÊ É?
Critérios de Liderança, segundo Jack Welch 
(General Electric), 4 tipos de líderes.
UM: é o que se baseia em compromissos – financeiro e outros- e compartilha os valores de nossa empresa. Seu futuro é garantido. Em frente e para cima.
DOIS: é o que não atende compromissos e não compartilha nossos valores. Um futuro não tão agradável, mas igualmente previsível.
TRÊS: é o que não atende os compromissos, mas compartilha os valores. Normalmente , consegue uma segunda chance, de referência em um ambiente diferente.
QUATRO: é o mais difícil de tratar. Cumpre os compromissos, alcança todos os números, mas não compartilha os valores. Esse é o indivíduo que , em geral, obriga as pessoas a um desempenho, ao invés de inspirá-las – o autocrata, o chefão, o tirano. Com muito frequência todos nós fingimos que não vemos – tolerando esses gerentes “ tipo 4” porque “eles sempre cumprem as metas” – pelo menos a curto prazo.
A empreendedora brasileira Bel Pesce, que durante uma passagem de cinco anos pelo Vale do Silício conseguiu acumular 5 graduações no Massachusetts Institute of Technology (MIT), 1 mestrado. No Google e a criação da startup Lemon, o livro dá conselhos a líderes.
O livro conta como os três empresários compraram famosas empresas estrangeiras como Budweiser, Burger King e Heinz, bem longe dos holofotes.
A obra levou o terceiro lugar do Prêmio Jabuti deste ano na categoria Economia, Administração e Negócios. O livro dá exemplos de pessoas resilientes e aponta como os líderes podem aprimorar e desenvolver essa competência. 
LIVROS
O excêntrico presidente da Virgin, conta o segredo do sucesso de sua empresa. Ele conversa sobre a sua visão empresarial, as duras decisões de negócios, a concorrência desleal e como supera tudo isso com muita coragem e ousadia.
FILMES
Atividade Prática TEXTO
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano nas organizações. Rio de Janeiro:Elsevier, 2004.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2004.
REFERÊNCIAS
SANTANNA, Vangevaldo B. Portal da administração. 2011. Acesso em 23 de jan. 2013.
STONER, James A. F. e FREEMAN, R. Edward. Administração. Rio de Janeiro: Prentice- Hall, 1995.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais