Buscar

HISTORIA DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701921354)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição de 1824 trazia em seu texto a proteção aos interesses do Imperador do Brasil, que na sua representação política denominada de 1º Reinado foi D. Pedro I; desta feita, a Carta Política do Império do Brasil adotou a forma de governo brasileiro como:
		
	
	E. Presidencial, Hereditário, Representativo e não Constitucional.
	
	Monárquico, Presidencial, Constitucional e Representativo.
	
	Presidencial, Constitucional, Representativo e Hereditário.
	 
	Monárquico, Hereditário, Representativo e Constitucional.
	
	Monárquico, Eleitoral, Representativo e não Constitucional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702008166)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Observando a Organização do Estado consoante os dispositivos constitucionais da Carta Política Imperial do Brasil de 1824, pode-se afirmar que:
		
	 
	O Poder Moderador foi estabelecido como uma prerrogativa exclusiva quanto ao seu exercício como sendo do Imperador do Brasil, sendo ele, figura inimputável pela norma constitucional expressa na Carta Política do Império.
	
	O Poder Legislativo era composto na forma bicameral, ou seja, Câmara de Deputados e Senado, sendo ambas as casas legislativas com mandatos eletivos temporários, com seus membros eleitos em eleição direta e universal.
	
	O Poder Executivo se organizava na forma presidencialista, cuja legitimidade do poder consagrava-se através de eleições diretas para Presidente.
	
	O Estado monárquico brasileiro era laico, com total liberdade de expressão e religião, porém mantinha como mão de obra, os escravos africanos.
	
	O Poder Judicial era exercido por magistrados que gozavam das garantias constitucionais do exercício da magistratura durante a vigência do Império brasileiro tais como, a irredutibilidade de vencimentos, a inamovibilidade e a vitaliciedade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702013219)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Houve um momento da história do Brasil Império em que a unidade territorial do Brasil sofreu sérias ameaças. Nesse momento, os debates políticos giravam em torno de temas como: a centralização ou descentralização do poder; o grau adequado de autonomia de que deveriam gozar as províncias. A alternativa que traz a denominação correta do período em referência é:
		
	
	Guerra do Paraguai
	
	Governo Provisório Institucional
	
	Primeiro Reinado
	
	Segundo Reinado
	 
	Período Regencial
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701265875)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com da decretação do Bloqueio Continental europeu por Napoleão Bonaparte, a pressão francesa sobre Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, para que aderisse ao Bloqueio, acabou por levar o Regente D. João a se transferir para o Brasil com a Família Real, o que representou, na verdade, a transferência do comando do Império Português de Lisboa para o Rio de Janeiro. A partir da decretação da abertura das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas, na prática, o chamado Pacto Colonial (conceito desenvolvido pelo historiador Fernando Novais), que marcava as relações entre Portugal e o Brasil, deixou de existir. Assinale a opção que melhor caracterizaria as relações entre Portugal e Brasil na lógica do Pacto Colonial:
		
	
	A Colônia deveria comercializar, preferencialmente com Portugal, o qual não detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com qualquer país, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	 
	A Colônia deveria comercializar exclusivamente com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar apenas com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção, mas não detinha controle sobre a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com todos os países da Europa, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701265897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atualmente a Constituição Federal Brasileira prevê a divisão dos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, os quais são autônomos e independentes. No que se refere à organização dos poderes do Estado Brasileiro prevista pela Constituição de 1824, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Executivo e Judicial, posto que o Executivo também desenvolvia as funções do Legislativo.
	
	Legislativo, Executivo, Judicial e Moderador, sendo que todos os poderes eram autônomos e independentes, sem nenhum tipo de interferência ou influência de um sobre o outro;
	
	Legislativo, Executivo e Judiciário, do mesmo modo que atualmente, porém o Executivo era representado pelo Imperador.
	 
	Legislativo, Executivo, Judicial e Moderador, sendo que este, considerado como quarto poder, representava a influência do Imperador sobre os demais poderes.
	
	Legislativo e Executivo, posto que o judiciário ainda não fazia parte do cenário nacional.

Outros materiais