TERMODINAMICA DOCUMENTO
8 pág.

TERMODINAMICA DOCUMENTO


DisciplinaTermodinâmica9.941 materiais208.218 seguidores
Pré-visualização1 página
\ufffd
INSTITUIÇÃO: ÁREA1
CURSO: MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
ALUNOS: DANILO DOS SANTOS MARQUES
 ALAN GOMES
PROJETO DE TERMODINÂMICA.
INSTITUIÇÃO: ÁREA1
CURSO: MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
ALUNOS: DANILO DOS SANTOS MARQUES
PROJETO DE TERMODINÂMICA
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO.	\ufffd
31.1	TERMODINAMICA ,MAQUINAS TERMICA .	\ufffd
31.2	CLASSIFICAÇÃO E APLICAÇÃO.	\ufffd
42	DESCRIÇÃO DO ESPERIMENTO.	\ufffd
53	CICLO DE CARNOT.	\ufffd
64	ETAPAS DO PROJETO.	\ufffd
85	ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DA TERMODINAMICA.	\ufffd
206	REFERENCIAS DE PESQUISA.	\ufffd
\ufffd
\ufffd
INTRODUÇÃO.
TEMODINAMICA, MAQUINA TERMICA.
As máquinas térmicas são máquinas capazes de converter calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra \u3c4, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza. 
CLASSIFICAÇÃO E APLICAÇÃO.
Termodinâmica, também denominada de termologia, tem diversas aplicações. Com isso ela consegue descrever tanto situações simples como situações complexas, fazendo uso de uma pequena quantidade de variáveis. As variáveis que a termodinâmica utiliza para descrever diferentes situações são temperatura, pressão, volume e número de mols. A seguir citaremos algumas das aplicações da termodinâmica. Ciência dos materiais, nas indústrias, Arquitetura.
Descrição do Experimento.
ELEVADOR HIDRAULICO
O experimento consiste basicamente em reproduzir uma caldeira onde é aquecida por um bico, que libera vapor através de uma válvula onde é acoplado para manter o controle da temperatura.
De inicio, inserimos uma quantidade de água na caldeira, fechamos a válvula e ligamos o bico até que certa temperatura desejada seja atingida em prol da máxima evaporação (em torno de 130 °C).
Assim desliga-se a fonte de calor e abre-se a válvula de modo que o vapor saia por um cilindro girando o pistão e então transformando assim energia térmica em mecânica.
FIGURA 1
MAQUINA DE HERON
	Máquina de Heron
Trata-se da primeira máquina a vapor, construída pelo grego Heron. Transforma calor em trabalho. Se resume em um tubo com água tampado com uma rolha e dois dutos postos assimetricamente, fazendo com que depois de aquecida a água vire vapor e, ao ser expelido nos tubos, faz o sistema girar.
Materiais:
	
	
1 lampada
1 rolha
2 canos de cobre de 10 cm
1 gancho pequeno
Massa para vedar
CICLO DE CARNOT.
Até 1824 acreditava-se que as máquinas térmicas construídas poderiam submeter-se a um funcionamento perfeito, ou seja, pensava-se que elas podiam atingir o rendimento de 100%, ou algo próximo a esse valor. Em outras palavras, os cientistas da época acreditavam que podiam fazer uso de toda energia térmica fornecida a essas máquinas \u2013 ou seja, acreditavam que poderiam transformar toda essa energia em trabalho. O engenheiro Sadi Carnot foi o responsável, na época, por fazer demonstrações nas quais era impossível obter 100% de rendimento. Sadi propôs que uma máquina térmica teórica, ideal, funcionaria percorrendo um ciclo particular, hoje designado Ciclo de Carnot. Em sua demonstração, Carnot conceituou dois postulados, que foram propostos antes mesmo de enunciada à primeira lei da termodinâmica. 1° postulado de Carnot: Nenhuma máquina operando entre duas temperaturas fixadas pode ter rendimento maior que a máquina ideal de Carnot, operando entre essas mesmas temperaturas. 2° postulado de Carnot: Ao operar entre duas temperaturas, a máquina ideal de Carnot tem o mesmo rendimento, qualquer que seja o fluido operante, e é completamente reversível, sem adição de energia. De acordo com os postulados enunciados por Carnot, podemos ver a garantia de que o rendimento de uma máquina térmica é função das temperaturas das fontes quente e fria. Entretanto, fixando-se as temperaturas dessas fontes, a máquina teórica de Carnot é aquela que consegue ter o maior rendimento. O ciclo de Carnot é um ciclo idealizado, reversível, no qual o fluido operante é um gás perfeito, que corresponde a duas transformações isotérmicas e duas adiabáticas, intercaladas. Figura 4.2.1- Figura representando os processos isobáricos e isotérmicos do ciclo de carnot. Na expansão isotérmica ab, a energia interna se mantém constante e, portanto, o calor é igual ao trabalho realizado pelo gás:
ETAPAS DO PROJETO.
Levantamento de dados/escolha do projeto e equipamento
Realização de esboço
Compra do material
Apresentação
Relatório
ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DA TERMODINAMICA.
Do motor dos automóveis à panela de pressão, a termodinâmica está presente em muitos fenômenos do dia a dia. Desde as antigas máquinas a vapor, fundamentais para a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do século XVIII, os estudos da termodinâmica possibilitaram a análise das propriedades da matéria em determinadas situações de pressão e temperatura. Nas palavras do físico Cláudio Furukawa, do laboratório didático do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), \u201cpara todos os processos químicos, existe por trás o estudo da termodinâmica\u201d. ~JORNAL O GLOBO.
Hoje em dia, onde a termodinâmica é aplicada?
- Em todos os processos que envolvem a mudança de estados. Sua aplicação vai desde as máquinas térmicas à meteorologia, com a medição de pressão e temperatura, umidade relativa do ar. Ou seja, existem inúmeros instrumentos que permitem medir as características variáveis dos gases, como os hidrômetros, que conferem a umidade relativa do ar e o barômetro, que afere a pressão.
A termodinâmica também é aplicada em larga escala nos automóveis. No processo de combustão, há uma grande liberação de calor e energia. Essa energia térmica é aproveitada para realizar o trabalho mecânico. A termodinâmica também é aplicada em outras situações, como na turbina de avião e nas usinas termoelétricas, que se utilizam do calor produzido pela fissão atômica.
No laboratório, quais equipamentos são utilizados para o estudo da termodinâmica?
- Para os estudos dos gases, fluídos e sólidos em geral, há medidores de pressão, como os manômetros. Existem também equipamentos para medir absorção de radiação, a exemplo dos calorímetros, que medem a quantidade de calor necessária para aquecer certa quantidade de material. Além disso, ele serve para calcular o calor específico de substâncias, capacidades térmicas de sistemas, entre outras aplicações.
 
REFERENCIAS DE PESQUISA.
http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2011/12/entenda-o-que-e-termodinamica-e-suas-aplicacoes-nos-dias-de-hoje.html
http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/313603.pdf
	
https://www.youtube.com/watch?v=1z3DbBDRrIU
http://www.if.ufrgs.br/cref/leila/maquina.htm
TRABALHO PROJETO DE MAQUINA TERMICA A VAPOR ELEVADOR HIDRAULICO E FONTE DE HERON, COMO REQUISITO PARCIAL PARA APROVAÇÃO DA DISCIPLINA: TERMODINAMICA, REPRESENTADA PELO PROFESSORA: CRISTINA HOBATCH, NO CURSO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, SEMESTRE 2016.2.
Salvador
2016