Buscar

Apols 2 e 3 etica (1)

Prévia do material em texto

Apol 1 
Questão 1/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
Inicialmente o homem produzia instrumentos de pedra, no período conhecido como idade da pedra, período este que permaneceu por milhares de anos, depois se seguem a idade do cobre, do bronze e do ferro. O aperfeiçoamento das ferramentas se deu com a invenção do arco e flecha, proporcionando uma melhoria nos meios de subsistência com o incremento da caça.
 Considerando o texto acima e os conteúdos abordados em aula analise as afirmações a seguir:
 I. A pecuária primitiva surge com a evolução da caça, que a partir daí iniciam a domesticação dos animais pelos cães seguidos das cabras, gado, porcos, cavalos.
 II.Surgimento da agricultura primitiva, que se inicia por meio da colheita de plantas e frutos consumidas por serem comestíveis.
 III.Com a domesticação dos animais foi possível, utilizá-los como força de tração para, o plantio.
 IV. Os escravos eram responsáveis pela agricultura e pecuária.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	A	Afirmativas I e II apenas
	B	Afirmativas I e III apenas
	C	Afirmativas I, II, III apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II, III são verdadeiras. O incremento da caça pelo aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho leva ao surgimento da pecuária primitiva e consequentemente a agricultura primitiva.
A afirmativa IV é falsa neste período ainda não haviam escravos.
	D	Afirmativas I, II e IV apenas
Questão 2/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Com base nos estudos realizados, a compreensão acerca do que se entende como ser ético- moral, pressupõe:
Nota: 20.0
	A	O ato moral está acima das necessidades individuais do ser humano, uma vez que ele exige pensar no outro.
Você acertou!
Ao se abordar a concepção acerca do ato moral, a compreensão acerca da necessidade da consequência de suas ações, dos resultados (em especial quando atingem outras pessoas), é elemento balizador do ato moral.
	B	
Um sujeito considerado como ético-moral é compreendido como pessoa incapaz de responder por seus atos em termos morais.
	C	O ser ético – moral é alguém que apresenta senso ou consciência moral, sendo, portanto, incapaz de se responsabilizar pelos resultados de suas ações.
	D	A consciência do ser e sua liberdade não constituem elementos fundamentais para as formas de realização ético-moral.
Questão 3/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Sobre o conceito de práxis trabalho na disciplina, analise as assertivas abaixo.
I.Segundo o Dicionário Marxista, a práxis diz respeito ao desenvolvimento de “atividades livres, universais, criativas e autocriativas, por meio da qual o homem cria (faz, produz) e transforma (conforma) seu mundo humano e histórico a si mesmo”.
II.A práxis não tem como objetivo somente a matéria, ela supõe também formas de interação cultural social.
III. A práxis pode transformar o próprio ser humano, na mesma medida em que atua na natureza; quando transformada, produz e transforma o próprio ser.
IV. A prática profissional se materializa nas relações sociais e se particulariza no processo histórico, embora esteja dissociada da realidade.
Está correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	A	I e II.
	B	I, II, IV.
	C	I, II, III.
Você acertou!
Conforme conteúdo disponibilizado, a práxis apresenta diversas características, como as elencadas nas diferentes alternativas. Porém, ao ser relacionada com a prática profissional, não há que se falar em dissociação da realidade, como proposto na alternativa errada. A aproximação com a realidade, bem como, a materialização das relações sociais e particularização do processo histórico são elementos constitutivos da prática profissional.
	D	II, III.
Questão 4/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
O surgimento do homem na pré – história é um dos mais impressionantes mistérios da natureza, que traz consigo grandes transformações, além de descobertas importantes que proporciona ao homem relevantes mudanças em sua vida material. Duas delas faz com que se evidencie a diferença entre o homem e os animais.
Com base nos estudos feitos nos conteúdos dos textos, e no acompanhamento das aulas. Assinale, dentre as alternativas que seguem, aquela que representa esta diferença.
Nota: 20.0
	A	Fabricação de ferramentas de trabalho e o fogo.
Você acertou!
A fabricação de ferramentas ainda que rudimentares, e a importante descoberta do fogo, trouxe significativas conquistas e mudanças para o homem, fazendo com que ele se diferenciasse do animal.
	B	A caça e a pesca
	C	A pesca artesanal
	D	A caça e a descoberta do fogo
Questão 5/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Leio o enunciado para responder a questão.
“Compreendida como modo de ser socialmente determinado, a ética tem sua gênese no processo de autoconstrução do ser social”. 
Com base no texto assinale a alternativa que NÃO tem relação com o processo de autoconstrução do ser social.
Nota: 20.0
	A	O ser social nasce da natureza e suas capacidades essenciais são construídas por ele no seu processo de humanização.
	B	No processo histórico são tecidas as possibilidades de o ser humano comportar-se como ser ético, o animal que se relaciona com a natureza por meio do instinto.
	C	O ser social constrói mediações articuladas
	D	É possível pensar a autoconstrução do ser social sem considerar a relação do homem com a natureza.
Você acertou!
Esta é a alternativa que não tem relação com o processo de autoconstrução do ser social é a “D”, pois o ser social só existe se considerarmos a relação do homem com a natureza.
Apol 2
Questão 1/5 - Ética Profissional do Serviço Social
Sobre o ethos da mobilidade, analise as assertivas abaixo.
I. O ethos da mobilidade apresenta-se como estático, considerando apenas valores pré-definidos, inobservando a dinâmica societária. 
II. Para o profissional do Serviço Social, o ethos da mobilidade contribui significativamente, tendo em vista que este ethos estimula à reflexão crítica acerca de sua prática profissional e à construção de valores em seu espaço de intervenção profissional. 
III. A ação do assistente social, baseada no ethos da mobilidade, terá como uma das dimensões de sua intervenção profissional uma prática que se queira voltada à transformação social.
Está correto o que se afirma em:
	A	II.
	B	I, II.
	C	I, III.
	D	II, III
Questão 2/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
 A revolução industrial surge no final do séc. XVIII inicio do séc. XIX, com a mecanização da produção, com um grande avanço tecnológico nas maquinas e transporte.
Relacionando o texto com os temas trabalhados em aula. Analise as afirmações a seguir.
I - Desponta na Inglaterra com as condições apropriadas ao rápido desenvolvimento do modo de produção capitalista, abolição dos escravos antecipando os demais países, a vitória da revolução burguesa.
II - Revolução nos meios de transporte e comunicação
III - A revolução industrial aconteceu no interior das fábricas, com o estimulo dos proprietários para que os trabalhadores desenvolvessem novas tecnologias.
IV – Se dá pelo investimento em pesquisas tecnológicas solicitado pelas industriais que participaram da Revolução Industrial.
 São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas II, III e IV
	B	Afirmativas I e II
	C	Afirmativas I, II, e IV
	D	Afirmativas III e IV
Questão 3/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto
Os estudiosos do Banco Mundial, diante da miséria motivada principalmente pelo compromisso externo com as dívidas, do Fundo Monetário Internacional, e do Consenso de Washington instituem a política do ajustamento estrutural, ou neoliberalismo.
 De acordo com os conteúdos estudados nas aulas, reflita sobre as afirmações abaixo.
 I - Manter o estado o mais próximo dos negócios
II - Redução e um controle rígido da inflação.
III - Controle do déficit público
IV - Cortes nas áreas da saúde, da educação e do setorsocial em geral privatização.
 São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas II, III e IV 
	B	Afirmativas I e II
	C	Afirmativas I, II, e IV
	D	Afirmativas III e IV
Questão 4/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
Com o mercantilismo surge a comercialização das mercadorias. Com a venda de produtos, a necessidade de uma unidade de valor, o dinheiro surge com a função fundamental de meio circulação. Consiste em servir de medida de valor das mercadorias.
 Baseando- se nos textos estudados, e os temas trabalhados em aula. Analise as sentenças a seguir , assinalando V com a afirmativa se for verdadeira e F para as afirmativas falsas.
 
I - ( ) Dinheiro como medida do valor e como meio de acumulação,
 II – ( ) Dinheiro como meio de pagamento e como dinheiro universal.
 III – ( ) Dinheiro desempenha a função de meio de acumulação,
 IV - ( ) Dinheiro como um meio de entesouramento.
 Agora assinale a sequência correta
	A	V, V, V, F
	B	V,F, V, V
	C	V, V, F, V
	D	V, V, V, V
Questão 5/5 - Ética Profissional do Serviço Social
É importante refletir acerca do ethos profissional na prática do assistente social. Sobre este assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O ethos profissional na prática do assistente social é definido, exclusivamente, pelas dimensões técnicas- operativas e teóricas – metodológicas do Serviço Social. 
II. O profissional assistente social compromete-se pela defesa intransigente na defesa dos direitos da população, como é colocado por seu projeto profissional. 
III. O ethos profissional se fará presente sempre que houver a hegemonia na categoria profissional, com o objetivo de atuar com base nas normas profissionais.
Com base em seus estudos e no material da rota de aprendizagem, assinale as afirmativas corretas. Está correto o que se afirma em:
	A	I.
	B	I, II.
	C	II
	D	II, III.
Apol 3
Questão 1/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O Serviço Social e a Ética”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I – Na atual conjuntura, convém destacar a importância do exercício profissional estar baseado nas perspectivas preconizadas no código de ética, atento as transformações contemporâneas;
II – Caso o fazer profissional não esteja embasado eticamente, todo o saber, o conhecimento teórico-metodológica, mesmo assim podemos legitimar nosso fazer profissional embasados em nossos princípios individuais;
III – É de suma importância que no momento da atuação, cada profissional tenha zelo pelos seus princípios éticos morais, atuando na defesa intransigente pela sociedade, no seu objeto de trabalho que é a questão social;
IV – Sob a ótica dos autores Paiva, Netto, Barroco, Silva & Sales (2012 p. 200) falar da ética profissional é se reportar a dar uma “resposta consciente de uma categoria profissional às implicações ético-políticas de sua intervenção, indicando um dever ser no âmbito de determinada projeção social.”
 
Assinale a alternativa correta;
	A	I, III e IV estão erradas;
	B	I e II estão corretas;
	C	I, III e IV estão corretas;
	D	Apenas a IV está correta.
Questão 2/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “O Serviço Social e a Ética”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
 
I – A ética está relacionada com o corporativismo profissional, sendo composta por um conjunto de normas e princípios que tendem a orientar a relação entre a profissão e seus profissionais;
II – A ética profissional proporciona reflexões teóricas e serve como resposta consciente para a categoria, rompendo com uma visão ética abstrata e idealista;
III – Os autores Paiva et al (2012 p. 200) salientam que “referida as profissões, a ética diz respeito à moralidade profissional: conjunto de normas e princípios que expressam escolhas axiológicas e funcionam como parâmetros orientadores das relações entre a profissão e a sociedade.
 
Assinale a alternativa correta:
	A	Apenas a II está errada;
	B	I e III estão corretas;
	C	II e III estão corretas;
	D	Apenas a III está errada
Questão 3/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os conteúdos estudados na Aula 3, sob o tema “Pensar a ética para a formação”, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
	A	A partir da conquista da elaboração de um novo código de ética, após debates coletivos, que resultou no Código de 1993;
	B	Este Código de Ética marcado por uma legitimidade teórico-prática, destaca-se na profissão a importância de reconhecer a ética como fundamental para o nosso hegemônico projeto-profissional.
	C	Ao longo dos anos, profissionais apostam a cada dia no aprofundamento do conhecimento, comprometidos com a qualidade do seu fazer profissional.
	D	Com a publicação do novo código de ética, este fazer profissional tornou-se mais reservado obtendo assim, menor credibilidade perante a população usuária, devido ao teor corporativista deste código.
Questão 4/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
O capitalismo no Brasil foi marcado por alguns aspectos importantes o primeiro deles foi o desenvolvimento da indústria local em consequência da primeira guerra mundial, depois as atividades industriais surgem da expansão agroexportadora do café.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas assinale a alternativa que aponta o surgimento do capitalismo que no Brasil, conhecido como:
	A	
Capitalismo cafeeiro
	B	
Capitalismo agroexportador
	C	
Capitalismo Imperial
	D	Capitalismo Tardio
Questão 5/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Em 1990 A política neoliberal chega ao Brasil no período do governo Collor. Período em que o Brasil vivenciava uma imensa crise econômica consequência da dívida externa e uma inflação galopante.
De acordo com o texto, e os conteúdos abordados nas aulas, Analise as sentenças a seguir, assinalando V com a afirmativa se for verdadeira e F para as afirmativas falsas.
 I – ( ) O Governo Collor privatizou 18 empresas no Brasil
 II – ( ) Criação de uma nova unidade de valor monetaria o Cruzado
 III- ( ) Redução das tarifas de importação , levando empresas nacionais a falência .
 IV – ( ) a redução dos investimentos estatais em políticas públicas básicas.
Agora assinale a sequência correta:
	A	V, V, V, F
	B	V.F, V, V
	C	V, V, F, V
	D	V, V, V, V
Questão 1/10 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social ( Sem respostas).
Leia o texto:
Foram muitas as mudanças que marcaram a transição da idade média para a idade moderna impulsionaram o nascimento do capitalismo. Surge uma sociedade, na qual impera a propriedade privada sobre os meios de produção.
De acordo com os seus estudos dos conteúdos do texto e das aulas. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relaciona a cada um dos elementos a seguir:
Trabalho escravo
Trabalho servil
Modo de produção primitivo
Capitalismo
( ) Surgimento dos Instrumentos de trabalho
( ) Trabalho assalariado
( ) Modo de produção escravista 
( ) Modo de produção Feudal
 Agora marque a sequência correta:
	A	4,3,2,1
	B	1,2,3,4
	C	3,4,1,2
	D	2,1,3,4
	
Questão 2/10 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
O aumento do comercio interno e externo com o desenvolvimento da indústria mecanizada, causa uma transformação nos meios de transporte com a máquina a vapor. O primeiro navio a vapor construído em 1807, nos Estados Unidos, e em 1825 nascia na Inglaterra a primeira estrada de ferro.
Relacionando o texto com os temas trabalhados em aula. Analise, um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi...
	A	A acumulação de capital resultado da exploração dos colonos utilizada na Inglaterra através do comércio.
	B	A concorrência que estimulou o desenvolvimentoeconômico e tecnológica entre ingleses e americanos.
	C	A retirada forçada das tropas de napoleão da Inglaterra, com a junção interesses nacionais tendo como objetivo o desenvolvimento.
	D	A destruição das máquinas consideradas ultrapassadas, incentivando a invenção de novas máquinas.
Questão 3/10 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
 A revolução industrial surge no final do séc. XVIII inicio do séc. XIX, com a mecanização da produção, com um grande avanço tecnológico nas maquinas e transporte.
Relacionando o texto com os temas trabalhados em aula. Analise as afirmações a seguir.
I - Desponta na Inglaterra com as condições apropriadas ao rápido desenvolvimento do modo de produção capitalista, abolição dos escravos antecipando os demais países, a vitória da revolução burguesa.
II - Revolução nos meios de transporte e comunicação
III - A revolução industrial aconteceu no interior das fábricas, com o estimulo dos proprietários para que os trabalhadores desenvolvessem novas tecnologias.
IV – Se dá pelo investimento em pesquisas tecnológicas solicitado pelas industriais que participaram da Revolução Industrial.
 São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas II, III e IV
	B	Afirmativas I e II
	C	Afirmativas I, II, e IV
	D	Afirmativas III e IV
Questão 4/10 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
O capitalismo flexível ou reestruturação produtiva se inicia na segunda metade do século XX, e que correspondeu ao processo de flexibilização do trabalho na cadeia produtiva.
 Relacionando o texto com os temas trabalhados em aula. Analise as afirmações a seguir.
 I - As privatizações, responsáveis pelo aumento do desemprego.
II - A reestruturação produtiva veio com a Terceira Revolução Industrial.
III - A precarização do trabalho e as privatizações são consequências do modelo Keynesiano.
IV - A precarização do trabalho surge do capital e da concepção do Estado neoliberal.
São corretas as afirmativas:
	A	
Afirmativas II, III e IV
	B	Afirmativas I e II
	C	Afirmativas I, II, e IV
	D	Afirmativas III e IV
Questão 5/10 - Ética Profissional do Serviço Social
Quando uma ação está voltada para o cumprimento de normas estabelecidas no código de ética, diz respeito ao ethos da perfectibilidade. (Souza, 2017). Sobre o ethos da perfectibilidade, é correto afirmar:
	A	No ethos da perfectibilidade, o alcance de interpretação pode ser considerado macro, já que não se restringe ao cumprimento do que está previsto em determinado código de ética.
	B	O aspecto disciplinar, apesar de presente neste tipo de ethos, não é valorizado.
	C	A ética profissional, ao ser analisada pelo prisma do ethos da perfectibilidade, estará embasada ao disposto no Código de Ética profissional.
	D	De acordo com o ethos da perfectibilidade, a relação entre teoria e prática é integral, não sendo possível observar aspectos dicotômicos analisados neste ethos.
Questão 6/10 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
A reestruturação produtiva significa direitos flexíveis, e uso do tempo de trabalho flexíveis, contratação da força de trabalho flexíveis, etc. favorecendo utilizar a força de trabalho de acordo com as condições e necessidades do mercado.
 Com base no texto acima é correto afirmar:
	A	Com a concepção do Estado neoliberal surge a precarização do trabalho juntamente com o abuso desta força do trabalho.
	B	Com a concepção do estado democrático de direito surge a precarização do trabalho.
	C	Na concepção neoliberal o Estado se responsabiliza pelas questões sociais em sua totalidade.
	D	No contexto neoliberal as privatizações aumentam o número de empregos com carteira assinada.
Leia o texto:
Com o mercantilismo surge a comercialização das mercadorias. Com a venda de produtos, a necessidade de uma unidade de valor, o dinheiro surge com a função fundamental de meio circulação. Consiste em servir de medida de valor das mercadorias.
 Baseando- se nos textos estudados, e os temas trabalhados em aula. Analise as sentenças a seguir , assinalando V com a afirmativa se for verdadeira e F para as afirmativas falsas.
 I - ( ) Dinheiro como medida do valor e como meio de acumulação,
 II – ( ) Dinheiro como meio de pagamento e como dinheiro universal.
 III – ( ) Dinheiro desempenha a função de meio de acumulação,
 IV - ( ) Dinheiro como um meio de entesouramento.
 Agora assinale a sequência correta
	A	V, V, V, F
	B	V,F, V, V
	C	V, V, F, V
	D	V, V, V, V
Questão 8/10 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
O capitalismo se solidifica, e em sua primeira etapa como capitalismo comercial, tem características importantes para que se possa entender a estrutura política e econômica deste período.
Relacionando o texto com os temas trabalhados em aula. Analise as afirmações a seguir.
I. Ocorreu no período: séc. XV a XVIII. 
II. Política econômica: Keynesianismo 
III. Principais potências: Espanha e Portugal. 
IV. Inovações tecnológicas: técnicas náuticas.
 São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas II, III e IV
	B	Afirmativas II, III, IV
	C	Afirmativas I, II, e IV
	D	Afirmativas III e IV
Questão 9/10 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto
Os estudiosos do Banco Mundial, diante da miséria motivada principalmente pelo compromisso externo com as dívidas, do Fundo Monetário Internacional, e do Consenso de Washington instituem a política do ajustamento estrutural, ou neoliberalismo.
 De acordo com os conteúdos estudados nas aulas, reflita sobre as afirmações abaixo.
 I - Manter o estado o mais próximo dos negócios
II - Redução e um controle rígido da inflação.
III - Controle do déficit público
IV - Cortes nas áreas da saúde, da educação e do setor social em geral privatização.
 São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas II, III e IV 
	B	Afirmativas I e II
	C	Afirmativas I, II, e IV
	D	Afirmativas III e IV
Questão 10/10 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Leia o texto:
A globalização se refere à rede de produção e troca de mercadorias que Se constitui mundialmente e se consolida com a abertura comercial e a livre circulação de serviços e capitais mundiais, além, do intercambio político, social e cultural entre as diversos países.
Com base no texto acima é correto afirmar
	A	A precarização do mundo do trabalho e a desigualdade estrutural em consequência da globalização exacerba a concentração e centralização do capital nos planos regional, nacional e internacional.
	B	A globalização foi um marco importante para a diminuição das desigualdades sociais estruturais.
	C	As transformações positivas ocorridas em relação ao mundo do trabalho deve-se a globalização
	D	A precarização do trabalho na reestruturação produtiva se deve exclusivamente a globalização.
Apol 4
Questão 1/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os assuntos estudados na Aula 4 “A Lei de Regulamentação da Profissão - Lei nº8662/93”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA sobre o desenvolvimento da profissão:
	A	O desenvolvimento de uma profissão se dá a partir das respostas às demandas presentes na sociedade, apresentada pelos diferentes segmentos;
	B	O Serviço Social não precisou romper com o conservadorismo, pois nosso projeto profissional compreende a questão social como matéria que justifica o fazer profissional, deste modo, as expressões da questão social devem ser de ação exclusiva do governo federal;
	C	O compromisso do nosso código de ética a liberdade como valor ético central e a defesa da democracia e dos direitos humanos, nossos princípios apresentam a importância de um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária;
	D	A construção de uma nova ordem societária é onde todos/as tenham acesso aos bens e serviços;
Questão 2/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Em 1990 A políticaneoliberal chega ao Brasil no período do governo Collor. Período em que o Brasil vivenciava uma imensa crise econômica consequência da dívida externa e uma inflação galopante.
 De acordo com o texto, e os conteúdos abordados nas aulas, Analise as sentenças a seguir, assinalando V com a afirmativa se for verdadeira e F para as afirmativas falsas.
 I – ( ) O Governo Collor privatizou 18 empresas no Brasil
 II – ( ) Criação de uma nova unidade de valor monetária o Cruzado
 III- ( ) Redução das tarifas de importação , levando empresas nacionais a falência .
 IV – ( ) a redução dos investimentos estatais em políticas públicas básicas.
 Agora assinale a sequência correta:
	A	V, V, V, F
	B	V, F, V, V
	C	V, V, F, V
	D	V, V, V, V
Questão 3/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
O capitalismo no Brasil foi marcado por alguns aspectos importantes, o primeiro deles foi o desenvolvimento da indústria local em consequência da primeira guerra mundial, depois as atividades industriais surgem da expansão agroexportadora do café.
 De acordo com os conteúdos abordados nas aulas assinale a alternativa que aponta o surgimento do capitalismo que no Brasil, conhecido como:
	A	Capitalismo cafeeiro
	B	Capitalismo agroexportador
	C	Capitalismo Imperial
	D	Capitalismo Tardio
Questão 4/5 - Ética Profissional do Serviço Social
De acordo com os assuntos estudados na Aula 4 “A Lei de Regulamentação da Profissão - Lei nº8662/93”, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) A Lei 3.252 do ano de 1957, em conjunto com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, dispuseram a regulamentação da profissão do Serviço Social no Brasil, sendo esta, a única profissão brasileira que não requer inscrição na divisão sócio técnica do trabalho;
( ) Lei sofreu alterações, face ao processo de renovação da profissão, a partir das dimensões ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas compromissados pela categoria.;
( ) Em consequência de mudanças sociais e também com relação a categoria, foi necessário confeccionar um novo aparato jurídico, que possibilitasse expor avanços profissionais;
( ) Portanto, atualmente a profissão é regulamentada pela Lei. nº8.662 de 07 de junho de 1993, documento este que dispõe da profissão e dá outras providências. A lei de regulamentação da profissão legitima o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) e traz ainda em seus artigos 4º e 5º, consequentemente, as competências e atribuições privativas dos profissionais da categoria.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as afirmativas acima:
	A	V, F, V, F;
	B	F, V, V, V;
	C	V, V, F, V;
	D	F, V, F, V.
Questão 5/5 - Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social
Desde o início da evolução da humanidade as relações de desigualdades também apresentaram um aumento em reflexo de como se davam essas mudanças. E foram se tornando mais complexas e crescentes, principalmente com a consolidação do Capitalismo.
De acordo com os conteúdos estudados em aula referente as desigualdades sociais. Aponte a alternativa que descreve a desigualdade social na visão de Marx se explica:
	A	Pela partilha da riqueza conforme o esforço de cada trabalhador na prática do seu trabalho.
	B Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
	C	Pelas diferenças de inteligência e habilidade adquiridas pelos indivíduos, determinadas biologicamente.
	D	Por possuir oportunidades de trabalho os indivíduos mais capazes em cenários históricos, classificados pela igualdade de oportunidades.

Continue navegando