Buscar

Diferenças culturais de pensamento.

Prévia do material em texto

DIFERENÇAS CULTURAIS DE PENSAMENTO
 ALEXANDER ROMANOVICH LURIA
Alexander Romanovich Luria nasceu em 16 de julho em 1902, em kazan, região central a leste de Moscou, faleceu em 14 de agosto de 1977. Ele foi um famoso neuropsicólogo Soviético especialista em psicologia do desenvolvimento. Um dos fundadores da psicologia cultural-histórica onde se inclui o estudo das noções de causalidade e pensamento lógico – conceptual da actividade teórica do sistema nervoso central.
Em 1921 graduou -se no curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Kazan, e devido ao seu enorme interesse pela psicologia, foi convidado em 1934 a participar do recém criado Instituto de Psicologia de Moscou. Alexander estudou também no Instituto médico de Kharkov e no Instituto Médico de Moscou graduando-se em medicina em 1937, onde depois foi professor em 1944. Já em 1937 obteve seu doutorado em pedagogia e Ciências Médicas em 1944.
Entre as suas principais obras, destacam-se:
- A Afasia Traumática (Moscou, 1947), em que aparece formulado seu corpo teórico principal, a partir do estudo de um extenso número de lesões cerebrais focais por ferimento de bala em soldados russos na II Guerra Mundial.
- Funções Corticais Superiores no Homem (Moscou, 1962) na qual a teoria e a clínica neuropsicológica de Luria aparecem mais amadurecidas.
- Questões Básicas de Neurolingüistica (Moscou, 1975) na qual aparece a preocupação do autor em articular os conhecimentos de psicologia e neurologia "Funções Corticais Superiores" com as mais recentes concepções da lingüística.
- Linguagem e Desenvolvimento Intelectual na Criança, obra originalmente publicada pela Academia de Ciências Educativas de Moscou e traduzida em 1987.
- Curso de Psicologia Geral, publicado em Moscou e traduzido em 1994.
- Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria; traduzido em 1987 .
- Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais; traduzido em 1990.
-Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, Vigotskii,L. S., Luria, A. L., Leontiev, A. N., traduzido em 1988.
REFERENCIA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Luria, Acesso em 29\04\2017

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes