Buscar

ATPS Competencias Profissionais

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera
Pólo de Roseira - SP
Tema: Relatório com o plano de abertura e implementação de uma empresa.
Disciplina: Competências Profissionais
Alexandre Rozzino de Campos – RA 330060
André José de Almeida – RA 196808
Charles de Paula Santos - RA 196974
Luis Alberto Candido da Silva -RA 196811
Prof.º Tutor: Glenda de Almeida Soprane
Roseira, 2012�
Sumário
Introdução.......................................................................................................................... 1
Analise Mercado................................................................................................................ 2
Apresentação da loja........................................................................................................... 3
Estrutura da loja.................................................................................................................. 5
Dados dos empreendedores, perfil e atribuições................................................................ 6
Investimentos...................................................................................................................... 10
Começando a funcionar...................................................................................................... 11
Conclusão........................................................................................................................... 12
Referência........................................................................................................................... 13
�
Introdução
Na atualidade o mercado de chocolate está operando em constante crescimento o que significa que a concorrência esta cada vez maior e para que as lojas tenham uma garantia que seu negócio e ser bem-sucedido devem entender como executar os serviços de uma maneira que exceda as expectativas de seus clientes e minimizem os riscos ou problemas causados por eles.
Com os preços mais competitivos e o avanço tecnológico, os empresários se depararam com uma mudança nos hábitos de consumo da população, que estão mais exigentes. E a busca por um diferencial em seus serviços para atender a essa grande demanda de exigências para conquistar novos clientes e fideliza-los é muito importante.
Neste caso, serão utilizadas avaliação da qualidade dos serviços, com a preocupação de atender e alcançar competitiva na realização dos serviços, a fim de beneficiar tantos os consumidores como também a própria loja.
ANÁLISE DE MERCADO
Foi realizada uma pesquisa de mercado no setor econômico e conseguimos perceber que o ramo de chocolate tem se mostrado crescente pelo aumento do consumo no Brasil.
De acordo com o Site Editora Empreendedor, em 2008 o Brasil é o quarto maior mercado de chocolate no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido no consumo de chocolate. O consumo médio por brasileiro é de 2,4 kg por ano, cerca de metade do que um americano consome.
Observamos que na região do bairro do Centro, há potenciais consumidores pela grande quantidade circulação de pessoas, por isso conseguimos atingir clientes de várias classes sociais, em todas as faixas etárias de idade e um excelente local para comercialização do produto.
Os produtos diferenciados, atendimento, agilidade e pontualidade. Foram apontados como pontos importantes.
A Sabor Chocolate é uma empresa que acredita no crescimento oferecendo mão-de-obra qualificada, qualidade dos produtos, ética, pontualidade na entrega dos pedidos e transparência em todas as nossas atitudes e projetos. Com o crescimento e a grande aceitação de seus produtos a Sabor Chocolate, que terá que se desdobrar para se manter no mercado. Essa é nossa marca: inovar para crescer.
Apresentação da Loja
Fundação: Sabor Chocolate LTDA
CNPJ: 66.474.200/0001-00
 IE: 181.181.005.001
Ramo de atividade: Comercialização de Chocolates.
Nome Fantasia: Sabor Chocolate
A Sabor Chocolate Ltda funcionará em espaço próprio no bairro do Centro Praça Benedito Meireles, 500 numa área de grande circulação de pessoas e com facilidade de transporte e estacionamento. A loja terá uma dimensão de 1000 m² com possibilidades de expansão. Os produtos ficarão localizados em estantes laterais e centrais de maneira que facilitem o atendimento de nossos clientes
Constituição do Capital
Sabor Chocolate é uma empresa de sociedade por cota de responsabilidade Ltda, onde o capital é distribuído por 3 sócios, com fins lucrativos e com objetivo de vendas de produtos.
Missão
Proporcionar aos nossos clientes uma forma inovadora de presentear amigos e familiares, e de se deliciar com os mais diversos sabores de chocolates produzidos pela empresa.
Visão
Ser a maior e melhor rede de chocolate do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura com foco na qualidade e preço.
Valores
 Ética; Respeito e Honestidade.
 Compromisso com o crescimento e resultados.
 Prática da inovação.
 Incentivo e reconhecimento para o desenvolvimento individual.
Objetivos
Satisfação dos clientes e melhor qualidade de vida aos funcionários.
Reconhecimento da qualidade do produto.
Metas
Conquistar a liderança em vendas de produtos de chocolates no Brasil e atuar no mercado internacional com exportação dos nossos produtos.
Segmento de Mercado
Com vendas direcionadas a todas as classes e público ex: universitários, jovens, crianças casais de namorados e outros. O perfil do público alvo da Sabor Chocolate tem uma rotina de trabalho ativa.
A empresa além de trabalhar com vendas em varejo passará a vender em atacado, ela comercializa produtos a base de chocolate, trufas, barra de chocolate, produtos personalizados de acordo com as datas comemorativas ex: páscoa, dia das mães, dia dos namorados e etc.
A empresa Sabor Chocolate esta localizada em uma região de fácil acesso, tendo um grande fluxo de pedestres e estudantes.
Estrutura da loja
Os sócios optaram pela estrutura orgânica e descentralizada, pela circunstância dela ser de fato pequena e ter dois funcionários e por tal motivo, contar com a colaboração e opinião de cada um dos sócios. Através dessa estrutura, tenta aprimorar e melhorar cada vez mais.
Os próprios sócios quem tomam as decisões, onde os departamentos opinam e colaboram entre si. A empresa apresenta uma estrutura formal representada pelo organograma.
Organograma
�
Dados dos empreendedores, perfil e atribuições.
Após análise, verifica-se que todos os sócios possuem os mesmos objetivos e ambições.
O valor da retirada pró-labore será de três salários mínimos para cada sócio. Inicialmente o lucro será reinvestido na própria empresa até atingirmos uma estabilidade no mercado. Posteriormente será reinvestido 50% do lucro e os demais 50% serão distribuídos em partes iguais.
Nenhum sócio terá autonomia para tomar decisões isoladamente que envolvam valores superiores há R$ 5.000,00 (CINCO MIL REAIS), a não ser em caso de urgência ou emergência. Nas decisões de pequena importância, ou seja, corriqueiras e que estejam ligadas a sua função, poderão ser tomadas isoladamente.
Só será permitida a contratação de familiar, se o mesmo comprovar competência para atender à necessidade da empresa, e com o aval de todos os sócios.
Todos os funcionários serão contratados com a decisão conjunta dos sócios.
 No caso da morte de algum sócio que não tenha herdeiro de primeiro grau as cotas serão pagas aos herdeiros de direito, e em caso de desistência da sociedade por parte de algum sócio, as cotas serão adquiridas pelos sócios remanescentes.
No caso de sucessão, o herdeiro de primeiro grau assume as cotas herdadas, ou seja, assume a sociedade na empresa.
Na ocorrência de conflitos a decisão será da maioria.
Foi verificado, e nenhum sócio possui restrições cadastrais e nem pendências junto a órgãos como: ReceitaFederal, Secretária de Estado da Fazenda e INSS.
Sócio 01
Ficou responsável pela Gerencia, por ter capacidade de saber trabalhar em equipe, de planejar, tomar decisão, aprender, comunicar-se, negociar e assumir riscos. Facilidade para motivar a equipe, ser ético, demonstrar entusiasmo pelo trabalho e comprometimento com a empresa. Capacidade de refletir sobre a dignidade do trabalho e as necessidades essenciais dos seres humanos e com os aspectos morais aí envolvidos. Habilidade para analisar criticamente as organizações. Atitudes reflexivas voltadas para a compreensão da necessidade de aperfeiçoamento contínuo.
Atribuições: Atuará como responsável pelo relacionamento direto com os fornecedores, ou seja, fará cotações de preço, emitirá os pedidos e irá conferi-los na chegada. 
Sócio 02
Ficou responsável pela Financeira, por ter qualidade do caráter, ligada à retidão de princípios, honestidade, e comprometimento com as pessoas, com o negócio e consigo mesma. Motivação e empenho em tudo o que faz. Capacidade para organizar e criar um método de trabalho. Executando e gerindo através de processos organizados, sistemáticos e eficazes. Habilidade de conviver e interagir adequadamente com as outras pessoas, clientes ou funcionários de diferentes níveis. Capacidade para compreender novas situações, estando disponível para rever posições e facilidade para aprender novas técnicas e processos.
Atribuições: Atuará como responsável pela área Financeira, ou seja, acompanhamento do fechamento de caixa, do pagamento das contas, da movimentação bancária, e escritural da empresa. 
Sócio 03
Ficou responsável pelo Marketing e Atendimento, por ter bom relacionamento com as pessoas, comprometimento e dedicação com o que lhe é proposto, tem facilidade em trabalhar em equipe, gosto pelo que faz, humildade, fácil adaptação a mudanças, liderança, boa comunicação, raciocínio analítico, análise crítica, visão sistêmica, poder de persuasão, objetividade, pró-atividade, flexibilidade, determinação e senso de humor.
Atribuições: Atuará como responsável de marketing e pela área de atendimento ao cliente, ou seja, acompanhará a exposição das mercadorias nas prateleiras, se os clientes estão satisfeitos com o atendimento dos funcionários, analisando as sugestões dadas pelos mesmos a fim de implantar melhorias. 
Fornecedores
A Sabor Chocolate Ltda já começará com um grande número de fornecedores, pois com essa medida conseguiremos um melhor preço na aquisição de produtos que obviamente será repassado para seus clientes, sem contar na qualidade e prazos para entrega. Trabalhar com um número alto de fornecedores também evita da loja perder o controle das negociações e garante um serviço cada vez melhor oferecido pelos seus parceiros comerciais.
Plano de Marketing
Por trabalhar com produtos personalizados a Sabor do Pecado investiu na propaganda boca a boca tendo um projeto de abrangir essa publicação com os cartões de visitas, catálogos dos produtos e divulgação nos bairros através de panfletos, anunciando a inauguração da loja convidando as pessoas a participarem do evento no qual será feito uma degustação dos produtos. As pessoas que participarem serão convidadas a preencher uma pequena ficha com o seu nome, telefone e endereço com um objetivo de participar do sorteio, de uma cesta de chocolate. A partir dessa ação serão levantados os primeiros dados para começar o trabalho de fidelização dos clientes.
Contaremos também com o lançamento do nosso site onde nossos clientes obterão todas as informações sobre nossos produtos, prazos e política de negociação, e há uma central de atendimentos sendo personalizado para nossas clientes.
Plano de Recursos Humanos
A empresa Sabor do Pecado trabalha de acordo com as leis estabelecidas pelo governo. No recrutamento de pessoas procuramos estabelecer critérios para atingir excelência no atendimento e conseqüentemente satisfação dos clientes.
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
Essa atividade exige o conhecimento de algumas leis:
- Lei nº. 8.078/1990 - Código de Defesa do Consumidor. 
REGISTRO ESPECIAL
Para registrar sua empresa você precisa de um contador. Profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. Além disso, ele é conhecedor da legislação tributária à qual está subordinada a nossa produção e comercialização. Para legalizar a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretaria da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS;
- Registro no Sindicato Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); 
- Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento; 
- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social - INSS”; 
- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua loja para fazer a consulta de local.
INVESTIMENTOS
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e de que dispõe o investidor. Considerando uma loja de pequeno porte, voltada para venda no varejo, será necessário um investimento de R$ 25 mil aproximadamente, que será dividido pelos sócios.
Começando a funcionar
Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o retorno do capital investido. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor. 
Administrar é o processo de organizar o que foi planejado, assegurando a liderança e o controle na execução do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa. É usar os recursos administrativos disponíveis com vistas a alcançar os objetivos estabelecidos. E é aqui que entra a importância da busca contínua de informações. Estas podem ser adquiridas através da leitura, vídeos técnicos e administrativos, em feiras, palestras, treinamentos, e outros eventos. Crescer, Sobreviver ou Morrer, Análise e Planejamento Financeiro, Controles Financeiros, Desenvolvimento das Habilidades Gerenciais, Gestão de Pessoas, entre outros.
Antes de vender é bom que saiba calcular o preço do seu serviço, harmonizando o desejo do consumidor e a expectativa de ganho do proprietário. Nesse contrato bilateral temos de um lado o cliente cuja expectativa é ter serviço de qualidade gastando o mínimo, e do outro lado está o sonho do empresário em ver seu estabelecimento retornar o capital investido.
Conclusão
 Os mercados são complexos, com os quais interagem e dos quais dependem. A excelência de sucesso de uma loja depende, fundamentalmente, de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia. Não é fácil ser um lojista, tem que ter dedicação, longas horas de trabalho, intensa competição, clientes, variação econômica. Estes são fatores que faz desta profissão ser interessante.
A nova estratégia a ser usada é: oferecer produtos e serviços que ultrapassem os desejos e as necessidades dos clientes e maiores lucros.
Para enfrentar a concorrência, é necessário se diferenciar, focar no seu nicho, conhecer seus clientes, ambiente agradável tanto para seus funcionários quanto para seus clientes, oferecendo um serviço de alto padrão.
Baseado neste diferencial, é que a Sabor Chocolate investe constantemente em novos produtos, acompanha as novas tendências, para atender bem o seu cliente buscando a fidelização dos antigos e conquista de novos clientes.É necessário olhar o futuro, planejar áreas, para estar bem preparado se acaso ocorrer mudanças econômicas ou também concorrências.
A Sabor Chocolate está muito bem assessorado procurando manter-se atualizada, em sintonia com o mercado, e sempre buscando novos paradigmas para não sofrer mudanças repentinas. Com a variedade de produtos e uma melhor compreensão de seus clientes, a Sabor Chocolate satisfaz melhores os desejos e necessidades dos mesmos.
Referência
www.sebraesp.com.br
www.peritocontador.com.br/artigos
http://www.cursosnocd.com.br/administracao-financeira/decisao-e-tipos-de-investimentos
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/conheca.asp
http://www.receita.fazenda.gov.br
http://www3.bcb.gov.br
PLT – Programa do Livro Texto Faculdade Anhanguera – edição 115 – ANALISE DE INVESTIMENTOS – Rodolfo Leandro de Faria Olivo.
Gerencia
Atendimento
Financeiro
Funcionários
Marketing
�PAGE �
_1430823840.xls
Plan1
		
		
										Investimentos inicial
										Discriminação		Orçamentos
												Qt		$ unit.		$ Total
										Mesas		2		200		400
										Cadeiras		2		80		160
										Micro computador		3		1,800		5,400
										Armário escritorio		2		300		600
										Balcão refrigerado		2		400		800
										Vitrine		2		500		1,000
										Freezer		1		1,200		1,200
										Vasilhames e talheres				800		800
										Ar condicionado		1		1,500		1,500
										Placa da fachada		1		2,000		2,000
																13,860
		
										Capital de giro				3,680		3,680
										Mercadoria				5,000		5,000
										Funcionarios		2		1,000		2,000
										Divulgação				200		200
										Agua				50		50
										Luz				80		80
										Telefone				80		80
										Material de limpeza				50		50
																11,140
		
										Total do investimento						* 25,000.00
Plan2
		
Plan3

Outros materiais

Perguntas Recentes