Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602504104)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em relação ao princípio da insignificância, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O princípio da insignificância funciona como causa de exclusão da culpabilidade. A conduta do agente, embora típica e ilícita, não é culpável.
	
	A jurisprudência predominante dos tribunais superiores é acorde em admitir a aplicação do princípio da insignificância em crimes praticados com emprego de violência ou grave ameaça à pessoa (a exemplo do roubo).
	
	O princípio da insignificância funciona como causa de diminuição de pena.
	 
	A mínima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica constituem, para o Supremo Tribunal Federal, requisitos de ordem objetiva autorizadores da aplicação do princípio da insignificância.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602331948)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Humberto, funcionário de uma empresa pública, recebe de seu superior, Allan, a atribuição de realizar o pagamento dos empregados da referida empresa. Ao perceber a vultosa quantia à sua disposição, Humberto, auxiliado pelo bancário Pablo, decide desviar parte do valor, depositando-o em sua conta corrente. Cabe salientar que o dolo de apoderar-se da referida quantia surgiu no momento em que Humberto a teve à sua disposição e, portanto, posteriormente à concessão da referida atribuição. Ante o exposto, surge o denominado ¿conflito aparente de normas¿ entre os delitos de apropriação indébita, previsto nos art. 168, caput e §1°, III e peculato, art. 312, caput, ambos do Código Penal. Com base nos estudos realizados sobre o tema, assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade jurídico-penal de Humberto:
		
	
	terá sua conduta incursa no tipo penal de apropriação indébita, face ao princípio da subsidiariedade.
	
	terá sua conduta incursa no tipo penal de peculato, face ao princípio da absorção, haja vista tratar-se de delito progressivo.
	 
	terá sua conduta incursa no tipo penal de peculato, face ao princípio da especialidade.
	
	terá sua conduta incursa no tipo penal de apropriação indébita, face ao princípio da absorção.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602945513)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Observe a norma do art. 23 do Código Penal: Exclusão de ilicitude (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984) Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legítima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. Considerando a classificação das normas penais podemos dizer que se trata:
		
	 
	b) norma penal não-incriminadora permissivas
	
	a) norma penal incriminadora
	
	d) norma penal não-incriminadora diretivas
	
	c) norma penal não-incriminadora exculpantes
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602884021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um ¿mal necessário¿ à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade. Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal:
		
	 
	o Direito Penal tem como fim limitar o poder punitivo do Estado e garantir que o cidadão não sofra arbitrariedades por parte do Estado, o qual sempre deverá agir segundo a lei.
	
	o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas;
	
	nenhuma das alternativas.
	
	o Direito Penal possui como missão castigar as condutas lesivas e perigosas, excluindo o infrator do convívio social para que a sociedade de bem possa evoluir num ambiente saudável.
	
	o Direito Penal visa tutelar todos os bens jurídicos, relevantes ou não, dando uma satisfação e uma sensação de segurança à sociedade;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602420814)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O princípio da intervenção mínima determina que a intervenção penal deve ser fragmentária e subsidiária. Isso é o que caracteriza o chamado Direito penal mínimo. O princípio da intervenção mínima possui dois aspectos relevantes: fragmentariedade e subsidiariedade.
	
	A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito penal tenha incidência evita que a vítima assuma por si só a tarefa de ?castigar? o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito penal.
	 
	A fragmentariedade do Direito penal possui apenas um significado, qual seja, o de que somente os bens mais relevantes devem merecer a tutela penal.
	
	O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo
		
	
	
	1a Questão (Ref.: 201602420829)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	JOSÉ foi vítima de um crime de extorsão mediante seqüestro (artigo 159, do C. Penal), de autoria de CLÓVIS. O Código Penal, em seu artigo 4.º, com vistas à aplicação da lei penal, considera praticado o crime no momento da ação ou omissão,ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questão, antes da liberação involuntária do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor lei nova, agravando as penas. Assinale a opção correta. (Prova de Seleção. 178. Concurso de Ingresso na Magistratura- Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/ Vunesp 2006)
		
	 
	A lei nova, mais severa, é aplicável ao fato, porque sua vigência é anterior à cessação da permanência.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, frente ao princípio geral da irretroatividade da lei.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, em obediência à teoria da atividade
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento penal considera como tempo do crime, com vistas à aplicação da lei penal, o momento da ação ou omissão e o momento do resultado, aplicando-se a sanção da lei anterior, por ser mais branda.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602323223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	FUNDEP - 2010 - TJMG - TÉCNICO JUDICIÁRIO - Quando o resultado do crime surge ao mesmo tempo em que se desenrola a conduta como no crime de injúria verbal, é CORRETO defini-lo como
 
		
	
	crime impróprio
	 
	crime formal
	
	crime de mera conduta
	
	crime material
	
	crime preterdoloso
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602422845)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	José foi condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade de dois anos de reclusão, sendo esta a pena mínima prevista para o delito correspondente. Lei posterior estabeleceu, para o mesmo delito, pena máxima de um ano de detenção. José poderá requerer a diminuição da sua pena com base na nova lei?
		
	 
	Sim, porque a lei retroage in bonam partem, ou seja, para beneficiar o réu.
	
	Não, porque a lei penal é irretroativa, conforme art. 1º do CP.
	
	Sim, por imposição do princípio in dúbio pro reo.
	
	Sim, por atender ao Princípio da Adequação Social da conduta.
	
	Não, porque não se admite analogia em direito penal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602327001)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à classificação das infrações penais,assinale a opção correta. (Exame OAB/ Cespe-UnB ¿ 2009.2.)
		
	 
	No crime comissivo por omissão, o agente responde pelo resultado, e não, pela simples omissão, uma vez que esta é o meio pelo qual o agente produz o resultado.
	
	Crime unissubsistente é o que se consuma com a simples criação do perigo para o bem jurídico protegido, sem produzir dano efetivo.
	
	Crimes hediondos são os previstos como tal na lei específica, e crimes assemelhados a hediondos são todos aqueles delitos que, embora não estejam previstos como tal na lei, causem repulsa social, por sua gravidade e crueldade
	
	Crime próprio é sinônimo de crime de mão própria.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603061631)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Prova: FCC - 2010 - TRE-RS - Analista Judiciário - Área Judiciária / Direito Penal / Aplicação da Lei Penal; ) Dentre os casos de extraterritorialidade incondicionada da lei penal, previstos no Código Penal, NÃO se incluem os crimes cometidos:
		
	
	A) contra o patrimônio de autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público.
	 
	D) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.
	
	B) contra a administração pública, por quem está a seu serviço.
	 
	C) em aeronaves ou embarcações brasileiras.

Outros materiais