Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602316284)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a resposta correta:
Entre as razões para a explosão dos estudos nas Ciências Sociais, sobre a sexualidade humana, no final do século XX, encontramos a busca de novas compreensões sobre as(os):
		
	
	tratamentos médicos na área
	
	valores religiosos
	 
	transformações do mundo pós-moderno
	
	medicamentos nesta área
	
	experiências médicas na área
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602320429)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Indique a alternativa CORRETA. Para marcar sua resposta, considere as ideias e teorias psicológicas sobre formação da personalidade e desenvolvimento psicossocial.
		
	
	Fatores biológicos têm influência sobre o desenvolvimento psicossocial somente na infância.
	
	Homens e mulheres possuem diferenças biológicas importantes, o que justifica o alto índice de criminalidade entre os homens.
	 
	Diferenças culturais são fatores relevantes na formação da personalidade.
	
	Através de traços biológicos é possível identificar tendências perversas em crianças até os 5 anos de idade.
	
	Mães que abandonam seus filhos possuem personalidade psicótica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602420337)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode ser considerada como um elemento importante de formação dessa subjetividade. Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje:
		
	
	são tão independentes e inteligentes quanto as de 40 anos atrás;
	 
	só podem ser compreendidas a partir da especificidade histórico-cultural da época contemporânea;
	
	são incapazes de se contrapor à influência da televisão;
	
	são mais agressivas que as de antigamente por conta da influência da televisão;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602416913)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson, três grandes sistemas estão implicados: o biológico, o psicológico e o social. No que pese o sistema psicológico qual função da mente estará sendo avaliada por aquele autor:
		
	 
	O ego;
	
	A inteligência;
	
	Os sentimentos;
	
	O inconsciente.
	
	A consciência crítica;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602351825)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que melhor expressa o conceito e os fatores determinantes da Personalidade:
		
	 
	É o conjunto de características singulares de um indivíduo determinado pelas disposições herdadas e dinâmicas ambientais.
	
	 É o traço marcante de um indivíduo que ele carrega no seu código genético.
	
	 São atributos permanentes de um indivíduo que ele adquiriu do seu meio ambiente.
	
	É o caráter de um indivíduo que é resultante da hereditariedade e das influências ambientais.
		
	
	
		1a Questão (Ref.: 201602988598)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conhecimento científico é um conhecimento que compreende, elucida e altera o cotidiano. Uma das características que NÃO pertence a este tipo de conhecimento é:
		
	
	c) ter um método específico.
	
	b) ter objetividade.
	
	a) ter a linguagem precisa.
	 
	d) ser formado pela emoção.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602940625)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as escolas psicológicas, aquela que afirmava que o ser humano possui forças inconscientes que agem como motor de determinadas ações foi:
		
	
	O funcionalismo
	
	O comportamentalismo
	
	O Behaviorismo Radical
	
	A Gestalt
	 
	A psicanálise
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602953280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao longo dos anos, o homem foi construindo conhecimentos de formas variadas com o objetivo de dar significado à realidade vivenciada e de sistematizar sua ação no meio. O tipo de conhecimento cujas características são a intuição, espontaneidade e construção assistemática, chama-se:
		
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Psicologia científica
	
	Conhecimento científico
	 
	Conhecimento de senso comum
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603171061)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Erik Erikson foi um grande estudioso do Desenvolvimento Humano, ele afirmava que a vida possui estágios de desenvolvimento e que estes estágios são marcados por crises do Ego. Tais crises, vivenciadas pelo ser, o levariam a (re)constituir a sua personalidade de forma sadia ou não. Em relação a Teoria do Desenvolvimento de Erikson, qual é a alternativa incorreta?
		
	
	No estagio Intimidade X Isolamento, o sujeito com uma identidade já definida e bem fortalecida pela fase anterior (adolescência), estará pronto para unir a sua identidade com a de outra pessoa, sem se sentir ameaçado.
	 
	No estágio Iniciativa X Culpa (quanto e quinto ano) a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papeis desempenhados por homens e mulheres na sua cultura. Se a sua curiosidade ¿sexual¿ e intelectual natural for reprimida e castigada, poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos;
	
	Erikson avançou nos estudos da psicanálise ao focar seu trabalho nas crises do EGO ¿ problemas de identidade.
	
	No estágio da integridade X desesperança (Velhice) Se o envelhecimento ocorre com sentimento de produtividade e valorização do que foi vivido, sem arrependimentos e lamentações haverá integridade e ganhos, do contrário, um sentimento de tempo perdido e a impossibilidade de começar de novo trará tristeza e desesperança.
	 
	Erikson, sendo discípulo de Freud, afirma que o homem é um ser social e que a sua personalidade é moldada na infância;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602899517)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o texto a seguir: ¿A atual Constituição Federal, promulgada em 1988, em seu Art. 226, estabelece que a constituição de uma família dar-se-á pelo casamento ou pela união estável (nessa última modalidade, regulamentada pela Lei Federal nº 9.278/96). Por outro lado, o Código Civil atual (Lei nº 10.406/2002), em seu Livro IV (Do Direito de Família), vincula, de igual forma à CF, a criação de uma família ao casamento e à união estável entre um homem e uma mulher. Contudo, em recente decisão do STF (05/05/2011), foi reconhecida a união estável para casais do mesmo sexo como entidade familiar. Logo a seguir, em 25/10/2011, o STJ, decide conceder a duas mulheres o direito de se casarem. No passado recente, contudo, a Constituição Federal Brasileira de 1967, alterada pela Emenda Constitucional Nº 1, de 1969, em seu Art. 175, estabelecia que a família seria constituída unicamente pela via do casamento. Já o Código Civil anterior ao que vige (Lei Federal Nº 3.071/1916), em seu Art. 229, utilizava a expressão ¿família legítima¿, vinculando-a à instituição do casamento civil.¿ Como base no que acima foi relatado, e não obstante as mudanças que atualmente podemos observar tanto na estrutura, quanto nas relações internas da família, seria INCORRETO afirmar:
		
	
	A partir da análise das legislações anteriores (quais sejam, a CF de 1969 e o CC de 1916), verifica-se que naquela época, o ¿status-quo¿ jurídico provavelmente estaria refletindo um ¿status-quo¿ social: intolerante a quaisquer mudanças no perfil da família nuclear tradicional (ou seja, pai, mãe, filhos naturais ou adotados);
	
	Verifica-se que as decisões do STF e do STJ, no que concerne aos casais homoafetivos, caminharam não só por uma lógica de não exclusão do amparo legal desses casais, como também, de valorização dos vínculos de afetos entre as pessoas, independentemente de seus sexos ou mesmo de suas orientações sexuais;
	
	Verifica-se que as legislaçõesanteriores deram exclusividade ao vínculo legal como princípio fundante da instituição familiar, em detrimento aos vínculos de afeto entre os cônjuges;
	 
	Verifica-se que as legislações atuais deram exclusividade ao vínculo legal como princípio fundante da instituição familiar, em detrimento aos vínculos de afeto entre os cônjuges.
	
	Verifica-se que as legislações atuais deram maior importância aos vínculos de afeto entre os cônjuges, considerando-os como princípio fundante da instituição familiar, secundarizando, portanto, os vínculos legais;

Outros materiais