Buscar

como se comunicar com surdos SEPARADAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resposta um
Os estudos científicos são recentes mas sabe-se que, como as línguas orais, a língua de sinais é constituída por mecanismos fonológicos, semânticos, sintáticos e morfológicos, tendo como principal característica seu caráter visual-espacial.
Não basta só saber o alfabeto manual, também conhecido como alfabeto datilológico, é muito utilizado para comunicar nomes próprios ou palavras que ainda não possuem sinal correspondente, mas para uma comunicação efetiva é preciso aprender muitos outros sinais e estruturas gramaticais. Além de estudo teórico, aprender Libras, como qualquer língua, requer também muita prática. Conhecer o alfabeto é apenas o primeiro passo.
Na língua de sinais, cada pessoa tem um sinal correspondente, para que não seja sempre necessário indicar o nome todo pelo alfabeto manual. Quando um surdo se apresenta, é bem comum que diga seu nome e seu sinal. Se você ainda não tem, quando conhecer um surdo ou um grupo de surdos, poderá ser "batizado" com um sinal.
Pessoas surdas possuem níveis diferentes de compreensão do português escrito, algumas delas com dificuldades que podem inviabilizar o entendimento e interpretação de um texto. Por isso, nem sempre é suficiente incluir um texto escrito para promover acessibilidade para surdos.
Estas dificuldades em muito se relacionam com o emprego de metodologias de ensino inadequadas e ineficientes e que, na maior parte dos casos, excluem a língua de sinais e os recursos visuais e pedagógicos necessários.
Algumas pessoas surdas são capazes de oralizar palavras ou realizar leitura labial, mas não é uma habilidade recorrente, já que comumente as condições sociais e culturais não contribuem para este processo.
Por isso, é comum pessoas surdas participarem de associações, grupos de igreja, dentre outras organizações nas quais a língua de sinais esteja presente e onde podem encontrar surdos e surdas, compartilhar suas vidas, trocar conhecimentos e informações que outros lugares não lhes oferecem.
Resposta dois
Dicas para se comunicar com surdos	Comment by marinete ferreira da silva: 
Aqui vão umas dicas para você que já quer se comunicar de primeira com um surdo. Veja, não há nada complicado demais.:
- Quando você quiser falar com um surdo, acene ou toque em seu braço levemente. Não chegue bruscamente nem grite, pois a maioria dos surdos realmente não vai te ouvir. Eles tem sua sensibilidade e visão mais aguçada;
- Quando houver um intérprete de Libras com você, sempre se dirija ao surdo, e não ao intérprete, pois é ao surdo que você está falando. O surdo sim vai precisar olhar para o intérprete para saber o que você falou, mas logo depois, falará olhando para você, com os sinais;
- Eles são surdos. Mudinho, surdo-mudo, enfim, são termos ofensivos. "- Ah, mas ele nem escuta". Não vou dar aulas de ética aqui, não é mesmo? Saiba que eles se ofendem ao saber que estes termos são usados.
- Há surdos e pessoas  com deficiência auditiva. Qual é a diferença? Surdos são os da comunidade surda, com língua própria, com elementos culturais, enfim. Já pessoas com deficiência auditiva é aquele avô seu que está perdendo a audição, enfim, não há uma identidade com a cultura surda, ele sempre estará usando o português.
- Quando for aplaudir um surdo, deve-se levantar as mãos e balançá-las, pois é assim que eles percebem que estão sendo prestigiados.
- Caso você não entenda o que o surdo disse, peça para que repita. Se não entender, peça que escreva, o importante é se comunicar. Pode usar expressões faciais, gestos e movimentos corporais tambem. Mas não fique só nisso, aprenda Libras!
- Saiba que a maioria dos surdos não domina o português, então se for se comunicar por meio de escrita, escreva palavras e frases simples.

Outros materiais