Buscar

Introdução à Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Um dos maiores jargões ambientalistas, é dizer que a Educação Ambiental (EA) visa CONSCIENTIZAR as pessoas. A consciência é intrínseca de cada um, ou você tem ou não; você pode até passar a ter em razão de alguma situação, mas a sua consciência é de dentro para fora e só pode ser adquirida sozinha. Portanto, o objetivo EA:
         visa sensibilizar e motivar, promovendo reflexões e fazendo com que as pessoas se reconheçam como parte dos problemas ambientais, resolvendo ou propondo soluções, não somente aceitando-os.
Baseado em: Dias, s.d.
As preocupações ambientais surgiram a partir da Revolução Industrial
↓
Uso indiscriminado dos recursos naturais
Movimento ambientalista = 2ª metade do século XX
	- Nos anos 70: reconheceu-se na Educação Ambiental a possibilidade de dar respostas à essa problemática ambiental;
	- No BR, a EA começou a se estabelecer nos meios educacionais com a criação dos primeiros cursos de pós-graduação em ecologia.
Educação Ambiental crítica: caracteriza-se por dar respostas à degradação ambiental, resultante do modo de produção capitalista que vem se intensificando com o mundo contemporâneo e sua geração de consumo exacerbado.
Educação Ambiental: é um dos processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a qualidade de vida e sua sustentabilidade.
	Visa sensibilizar e motivar os envolvidos para o despertar em relação aos problemas ambientais.
	Um processo de reflexão, de modo que cada uma das pessoas, por meio de um ponto de vista crítico em relação ao ambiente que o cerca, possa se ver como parte do todo e que os problemas socioambientais não atinge somente o ambiente, mas também quem vive e depende dele.
Lei 9795/1999: Política Nacional da Educação Ambiental
	EA é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal
Irmã Dorothy: buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da área da rodovia Transamazônica.
	Seu trabalho focava-se na minimização dos conflitos fundiários da região.
	Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS)
Sujeito Ecológico: “seria aquele tipo IDEAL capaz de encarnar os dilemas societários, éticos e estéticos configurados pela crise societária em sua tradução contracultural, tributário de um projeto de sociedade socialmente emancipada (livre, independente) e ambientalmente sustentável” (SATO e CARVALHO, 2005).
O sujeito ecológico pode causar influências em:
Indivíduo/coletividade;
Singularidade/agenciamentos coletivos;
Biografia individual/história social.
O sujeito ecológico está dentro da EA. É o agente que pratica a EA.
Percepção Ambiental: ato de perceber o ambiente em que se está inserido.
	- Tomada de consciência do ambiente pelo ser humano.
	- Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive.
O estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as inter-relações entre o ser humano e o meio ambiente, suas expectativas, anseios, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutos.
UNESCO, 1973 = ressaltamento da importância da pesquisa da P.A.
Relação entre P.A. e E.A.: “saber como os indivíduos com quem trabalharemos percebem o ambiente em que vivem, suas fontes de satisfação e insatisfação é de fundamental importância, pois só assim, conhecendo a cada um, será possível a realização de um trabalho com bases locais partindo da realidade do público alvo.
Uma das dificuldades para a proteção dos ambientes naturais está na existência de diferentes percepções de valores e importância dos mesmos entre os indivíduos de culturas diferentes ou de grupos socioeconômicos que desempenham funções distintas, no plano social, nesses ambientes.
E.A. aliada à P.A. deve ter como objetivo:
“a transmissão de conhecimentos e a compreensão dos problemas ambientais e consequentemente provocação de uma maior sensibilização das pessoas a respeito da preservação dos recursos naturais, bem como a prevenção de risco de acidentes ambientais e correção de processos que afetam a qualidade de vida nos centros urbanos”.
O processo de sensibilização, de conscientização e conhecimento envolve todo o processo de P.A. presente na E.A., despertando na sociedade ações positivas que sensibilizem os indivíduos e educando-os da importância de se preservar o meio ambiente, contribuindo para um menor nível de impacto ambiental e uma melhor qualidade para as comunidades urbanas.
Referências Bibliográficas
DIAS, Barbara C. A Educação Ambiental NÃO conscientiza ninguém! Disponível em: <https://eacritica.wordpress.com/2010/09/02/a-educacao-ambiental-nao-conscientiza-ninguem/> Acesso: 05/04/2017.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes