Buscar

Avaliando Aprendizado 2 - Direito Penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608143513)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à aplicação da lei penal, é correto afirmar:
		
	 
	Ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro, o agente, quando está a serviço da administração publica, é punido segundo a lei brasileira por qualquer dos crimes contra a administração em geral.
	
	Segundo os princípios que regem o direito intertemporal, ninguém poder ser beneficiado por lei posterior mais benéfica quando pratica crime considerado hediondo.
	
	Em nenhuma hipótese é aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada.
	
	Em virtude de lei posterior que deixa de considerar determinado fato como crime, cessam a execução e os efeitos penais somente nas hipóteses de sentença condenatória recorrível
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607436384)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Wallace foi denunciado pela prática de estupro no dia 12 de julho de 1990, por volta das 22h30. Tinha na época quase 21 anos, visto que fora nascido em 13 de julho. Do fato, restou condenado em 15 de agosto de 1995, tendo o magistrado aplicando a pena mínima de 6 anos de reclusão face à incidência dos institutos repressores da Lei de crimes hediondos , Lei n.8072/1990. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre conflito de leis penais no tempo, assinale a alternativa correta:
		
	
	a sentença está correta, pois ela foi prolatada quando a Lei dos Crimes Hediondos já estava produzindo seus efeitos, não havendo ofensa alguma ao art. 2º do CP, que trata do princípio da culpabilidade, o qual inclusive previsto na Constituição Federal em seu art. 5º , XL
	 
	a sentença está correta, pois ela foi prolatada quando a Lei dos Crimes Hediondos ainda não estava produzindo seus efeitos, não havendo ofensa alguma ao art. 2º do CP, que trata do princípio da irretroatividade da lei penal severa, o qual inclusive previsto na Constituição Federal em seu art. 5º , XL
	
	a sentença está incorreta, pois ela foi prolatada quando a Lei dos Crimes Hediondos já estava produzindo seus efeitos, havendo ofensa ao princípio da ultratividade
	
	a sentença está incorreta, pois ela foi prolatada quando a Lei dos Crimes Hediondos já estava produzindo seus efeitos, havendo ofensa ao art. 2º do CP, que trata do princípio da irretroatividade da lei penal severa, o qual inclusive previsto na Constituição Federal em seu art. 5º , XL
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607436860)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em cada um dos itens subsequentes é apresentada uma assertiva relativa à aplicação da lei penal no tempo e no espaço.
 I. Considera-se praticado o crime no momento em que ocorreu a ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
 II. Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, os crimes contra a vida ou a honra do presidente da república.
 III. Se um indivíduo cometer um crime tipificado em uma lei penal temporária, nessa circunstância ele responderá pelo crime, ainda que cessada a vigência da lei, porque tanto a lei penal excepcional quanto a lei penal temporária são ultra ativas.
IV. Para efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as embaixadas brasileiras sediadas em países estrangeiros.
SOMENTE está correto o que se afirma nas assertivas:
		
	
	III e IV
	
	II e III
	
	II e IV
	 
	I e III
	
	I e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607437068)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito à aplicação da Lei Penal, é correto afirmar que:
		
	
	segundo a teoria da atividade, adotada pelo Código Penal, considera-se como tempo do crime o momento da consumação.
	
	pelo princípio da humanidade, o criminoso deve ser julgado e punido no local onde for detido, segundo as leis desse país.
	 
	segundo a teoria da ubiquidade, adotada pelo Código Penal, lugar do crime é tanto o local da conduta, como o do resultado.
	
	pela teoria da ação, adotada pelo Código Penal, considera-se tempo do crime tanto o momento da ação ou omissão, como o do resultado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608017792)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base no artigo 121 do Código Penal assinale a resposta correta: Homicídio simples Art. 121. Matar alguém: Pena - reclusão, de seis a vinte anos. [...] Homicídio qualificado § 2° Se o homicídio é cometido: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II - por motivo futil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; [...] Pena - reclusão, de doze a trinta anos.
		
	
	No delito de homicídio na forma qualificada, o legislador permitiu uma analogia quando trouxe a expressão ¿ou outro meio insidioso ou cruel¿.
	
	O crime de homicídio é comum e formal.
	
	A expressão ¿ou outro meio insidioso ou cruel¿ no delito de homicídio na forma qualificada, permite que o julgador faça uma interpretação restritiva, restringindo o alcance da norma penal
	
	O crime de homicídio é crime de mera conduta.
	 
	Trata-se de norma penal incriminadora, cujo preceito primário do homicídio simples é ¿matar alguém¿ e o preceito secundário é a ¿pena- reclusão, de seis a vinte anos¿.

Outros materiais