Buscar

AD1 de pratica de ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância (AD1) 1º Sem/ 2016
Disciplina: Prática de ensino 2: currículo
 Coordenador: Professora Therezinha Carlomagno Garcia
Curso: Letras
Data: 25/02/2016
Questão I:
Quando professores decidem reivindicar por algo, com paralisação podendo chegar a uma greve (tudo dentro da lei), há certa repressão por parte dos gestores, orientadores, e governantes.
E o outro exemplo é a escolha dos gestores escolares e a escolha do prefeito ou vereadores, sem pedir a opinião dos funcionários, comunidade e alunos.
O papel do professor em sala de aula, e a interação entre o saber e o conhecer, como também entre aluno e professor há vínculos afetivos, cognitivos e sociais, os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Conceitos esses que e interno de cada um, é que no final o aluno possa construir seu próprio conceito.
Conhecimentos transmitidos, como também no modo de transmissão do professor.
A escola crítica não tentará ministrar aulas iguais, com conhecimentos e valores dados, prontos, mas tentará problematizar a vida e com isso questionar as próprias culturas vigentes e dessa forma estará produzindo cultura e conhecimento e não somente dando ou reconstruindo algo já estabelecido.
Questão II:
(x) A predefinição sobre as capacidades e incapacidades incorporadas pelos alunos que já nascem com elas.
 Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive, a transmissão de conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, assimilação e transmissão são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
(x) Conteúdo que de forma explicita ou implícita de ensinar reforçam comportamentos de exclusão.
Implica em assumirmos uma posição política, estética e ética frente à realidade educacional e sociocultural vigente e, simultaneamente, desencadear ações comprometidas com uma determinada forma de organização social. Portanto, não é possível discutir a educação em qualquer plano de análise sem refletir sobre seus pressupostos e suas perspectivas humanísticas.
(x) Assimilação de comportamentos, valores saberes e crenças pela repetição exaustiva de exercícios.
Práticas curriculares que compartilhem desta perspectiva favorecendo estratégias de ensino que priorizam a pesquisa e a troca de informações de impressões e de conhecimentos, entre os estudantes e, também, entre estes e as pessoas ou comunidades. 
Questão III:
(D) 
As crianças sentadas uma atrás da outra, não te como haver interação. O ideal seria senta em grupo ou em círculo, assim um estará olhando para o outro e realmente estarão se interagindo,trocando experiências e etc.
(D)
Porque o livro podem até ajudar, mas a experiência, a bagagem que eles trazem de casa, substitui qualquer livro. Além disso, o professor vai preparado para dá um determinado conteúdo, chegando à escola surge outro assunto entre a turma, o professor tem que aproveitar esse momento e introduzir um conteúdo de acordo com o assunto.
(C)
Questão IV:
É um sistema de registros muito desenvolvido na área de educação, com objetivo de acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. É um registro muito importante por que faz com que os pais e professor acompanhem o desenvolvimento do aluno.
Reunir as atividades que o aluno considera relevante, escolhendo depois de uma análise feita. O critério de escolha, não pode ser por excelência. O que importa e selecionar trabalhos que demonstrem a trajetória de aprendizagem.
Introdução (apresentação dos conteúdos), uma breve descrição de cada trabalho, as datas em que eles foram feitos, uma seção de revisão com reflexões do aluno, uma autoavaliação é uma parte reservada aos comentários do professor.
Para buscar substituir a cultura da prova pela cultura da avaliação. Ampliam-se os focos avaliativos: além do rendimento do aluno, insiste-se no acompanhamento do ensino, orientação da aprendizagem e obtenção de informações do aluno.

Outros materiais