Buscar

literatura comparada

Prévia do material em texto

Aluna: Isolda Trindade Teodoro
Matrícula: 13213120185
A intertextualidade pode ocorrer entre textos de mesma natureza ou natureza diferentes. Os textos fontes são aqueles considerados fundamentais em uma determinada cultura. Conceito mais neutro, que da conta do fato do que todo escritor é, antes de tudo leitor.
Influência é a ideia de uma relação de subalternidade das literaturas dos países colonizados, envolve sempre a transformação social do modelo, ou seja, cada modelo é reinterpretado e adaptado as condições literárias e sociais que provocam sua influência.
Igual importância nas letras ocidentais adquiriu seu romance Don Quixote de La Mancha, que se converteu no paradigma do romance moderno. Com uma temática rica e variada, plena de humor e ternura, este livro alcança vários tipos de leitores. Situado entre os mundos renascentista e barroco, os elementos característicos de ambos se juntam nele, com predomínio do barroco. A crítica salientou a unidade da composição, típica do barroquismo, em que o grande número de episódios não desfruta de existência autônoma, mas vivem interligados num bloco geral. Também são traços peculiarmente barrocos a disposição dos personagens em profundidade, a antítese – no plano geral, na forma, nos enlaces abstrato-concretos –, os tipos de metáfora, o paradoxo, a hipérbole, a alusão, o jogo de palavras, o encadeamento dos componentes da frase, a série assindética, o próprio dinamismo do estilo. Exatamente por isso, o modo como o escritor soube resolver a tensão narrativa entre o real e o imaginário é uma de suas contribuições essenciais. O extraordinário é que, em sua recriação do plano ficcional, ele mantém as dimensões, as proporções, uma animação e uma estrutura de universo real. Reencontra-se o homem, estabelece-se sua moral, reconstitui-se sua verdade. O mundo, à primeira vista fantástico, é iluminado por uma virtude concreta, a caridade, ou antes, o amor do homem pelas coisas, pelos bichos, pela natureza e pelo próprio homem, redescoberto em sua dignidade primordial.
É uma cena de teatro dentro do teatro, ou metateatro. Hamlet é uma tragédia, escrita entre 1599 e 1601. A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa e exploram temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade. O metateatro trata de problemas de representação dentro do próprio texto de representação é a peça dentro da peça, através de um discurso crítico sobre as fronteiras do que é real e do que é representação do real. Esse procedimento é recorrente nos dramaturgos do século XX.
A tragédia era considerada a mais nobre, já que seus personagens representavam reis, rainhas, duques, enfim, personalidades de alta estirpe. A primeira exigência que se faz a uma peça classicista é a verossimilhança, ou seja, o espectador que assiste à peça no teatro tem de acreditar que aquela história poderia acontecer naquelas condições.
A comédia ao contrário da tragédia, tem como personagens pessoas comuns e visa mostrar os costumes, criar tipos, através de uma intriga simples. O esquema narrativo geralmente da seguinte maneira: o pai é contrário ao casamento da sua filha (o) com o escolhido por ela/ ele porque ele tem uma mania que o leva a querer escolher um conjugue que sirva aos seus desígnios, ou seja, contribua para sua ideia fixa.

Outros materiais