Buscar

Portfólio Função Social da Escola

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
matemática
Rita de cássia alcântara
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA.
RERIUTABA
2015
RITA DE CASSIA ALCANTARA
Função Social da Escola.
Trabalho de Produção Textual (Individual ou Grupo) apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância.
Orientadores: Prof. Wilson Sanches, Regina Celia Adamuz, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Marlizete Cristina Bonafini Steinle. 
Reriutaba
2015
SUMARIO
1-INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2-FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA..............................................................................5
3-CONCLUSÃO...........................................................................................................8
4-REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................9
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos a escola vem sofrendo transformações, ela é muito importante, pois partindo dai o individuo tem a oportunidade de se socializar difundir seu conhecimento. Embora este conceito de escola tenha evoluído, o acesso ainda é bem restrito e apesar de ser um direito de todos, muitos não conseguem exercê-lo. Sabemos o quanto a educação transforma uma sociedade, ela é o caminho certo para obtiver desenvolvimento. A função social da escola seria a socialização, trocas de experiências, ideias, projetos, amizades, desenvolvimento, mas em nenhum momento ela substitui a fundamental importância que a família tem, o papel dos pais na formação de homem e mulher de caráter, bem como se tornarem cidadãos dignos e responsáveis, a escola ajuda sim, mas ela é responsável pela formação acadêmica e não somente da personalidade do aluno. 
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
A função social da escola se da pela garantia de direitos. Devemos trabalhar para conseguir uma educação pública de qualidade, democrática e inclusiva para todos. Uma escola deve ter um núcleo capaz de administra-la bem, O gestor mais do que qualquer um, deve estar atento a todas as mudanças que ocorre ao seu redor, ficar atento a tudo que acontece. 
Um dos fatores que mais atrapalham o rendimento escolar é o ambiente escolar físico, muitos não tem o mínimo necessário do que se espera de uma instituição de ensino. Esse ambiente deve ser um local de ensino, desenvolvimento, movimento de culturas diferentes, um local de muitas ideias a serem postas em práticas por todos que compõem a escola, a fim de desenvolver novos saberes, contatos entre pessoas de todas as idades, sexo, raça, enfim, onde possa ocorrer uma diversidade de ideias. É inegável o crescimento da criminalidade, violência, vemos a evasão em massa de alunos que não vão à escola por ela se encontrar entre comunidades rivais. Muitos fatores favorecem essa demanda de crianças sem frequentar aulas, assim como citei, que uma escola se deve ter um mínimo de condição para se tiver um rendimento melhor, deveriam também ter um mínimo de segurança para esses pequenos. 
A evolução do sistema de ensino, possibilita a muitos serem alfabetizados, tantos jovens como adultos, visando esta educação, nós professores estamos com uma realidade bem diferente em sala de aula, tivemos um aumento nas oportunidades, mas compensando esse acesso, temos uma queda de qualidade no ensino. Como o sistema trabalha com números, temos um aumento, mas se tratando de conhecimento e aprendizagem, a realidade é bem diferente. Resumindo, só tivemos um aumento de quantidade e não de qualidade, enquanto isso o trabalho do professor dobra e o salário diminui. Contudo, temos uma escola mais aberta a novos públicos, dando chances a alunos problemáticos, enfim... a acessibilidade cresceu, o que nos falta agora é condições mais favoráveis de trabalho. 
O autor diz que:
Esse acesso generalizado à escola fundamental trouxe, é claro, um problema grave, qual seja o da ampliação rápida da quantidade de alunos que passaram a frequentar a escola, que, por falta de uma política educacional que realmente privilegiasse a qualidade do ensino, foi atendida por meios, sobejamente conhecidos, que comprometeram o que havia sido construído em termos de qualidade de ensino: ampliação do número de turnos diários, ampliação do número de alunos por turma etc.(BUENO, 2001)
Diante de muitos acontecimentos a educação sempre teve falhas, e será difícil de concertar. No trecho citada o autor faz uma crítica no que diz respeito à politica educacional, ou seja, o problema esta em resolver certos assuntos educacionais importantes, investir na educação é o caminho certo para o desenvolvimento de um País. Como vimos, o autor mostra que o atraso na educação não começa no publico pobre e com distúrbios de aprendizagem, e muito menos termina com inúmeras formações de professores de nível superior, vai além das quatro paredes de uma sala de aula, requer um olhar mais construtivo e minucioso de uma politica educacional. 
Sabemos que a escola deve ser um ambiente de ideias diversificadas, que contemple as necessidades de seu público, onde os alunos devem se sentir acolhidos e como resultado eles desenvolverão o que tem de melhor, sentindo-se inseridos no meio em que estão. Um importante fator e aliado nas escolas é a cultura, ela vem do nosso íntimo, de uma forma ou de outra somos propagadores. Ela chega ate nós de diferentes maneiras, e vem se modificando, se ajustando ao meio em que vivemos, nascendo outras, e junto com ela se abre um leque de aprendizagem e oportunidades. Nas instituições de ensino, temos acesso na historia, geografia, artes, entre outras, e a estrutura dessa cultura é feita de acordo com o nosso conato direto. 
Mostrar de onde viemos, como é nosso modo de vida, o que fazemos nos momentos d lazer, tudo isso faz parte de uma cultura que vem sendo desenvolvida e atualizada desde temos remotos. Discutir essa importância é essencial, a escola nunca conseguirá caminhar para um desenvolvimento se não estiver atrelada a ela. Ter esse fator como aliado, é uma grande ferramenta para se atingir de forma positiva o aluno. Paulo Freire afirma que é preciso que constatemos a realidade, não somente para nos adaptarmos, mas para mudarmos. Essa constatação não nos levará à impotência, mas ao desejo de transformar (FREIRE, 1996).
Na rotina da escola, no simples aprender a sentar nas cadeiras, esperar a hora de ir ao banheiro, respeitar o colega, é onde estão essas pequenas transformações que atingirão o aluno, elas não vão aparecer logo nos grandes feitos, mas sim nas iniciativas simples e persistentes. Partindo do que Paulo Freire disse, constatamos que o trabalho de “formiguinha”, pequeno, mas de grande efeito, é quem nos deparamos com nossa realidade. Por diversos anos estudei em uma escola parada de ações, incentivo a cultura, muito menos ao conhecimento, mas como aluna só de estar na sala de aula já me fascinava, pois vinha de uma família humilde sem condições, sendo o acesso a ela era um privilegio. Quando olho o que já passou, e faço uma comparação do agora, vejo uma infinidade de transformações, atualmente são desenvolvidos muitos projetos culturais em que alunos e professores estão diretamente ligados, hoje me encontro como educadora e vejo que estamos mais preocupados com a cultura, pois ao longo desse processo ela foi sendo um pouco deixada de lado, e como consequência nos deparamos com um publico com pouquíssimos valores éticos e morais.
É inegável a facilidade de acesso à escola, assim também como a desestruturação de famílias, jogando para a mesma a função que os pais deveriam exercer. Pais que deveriam ajudar no processo disciplinar chegam a dizer, que perderam o controle sob os próprios filhos, deixando assim todoo núcleo gestor e o corpo docente de mãos atadas. Buscamos sim repassar um ensino de qualidade e inclusivo, que incentivem esses alunos na formação de cidadãos, pessoas dignas, mas pra ser sincera, esta sendo muito difícil competir com a criminalidade e a violência que tanto nos afeta. 
CONCLUSÃO
Vimos então a importância da escola na sociedade, direta ou indiretamente o individuo passar por uma instituição, para adquirir aprendizado. Tudo isso está ligado à cultura, uma instituição que não trabalha os valores, não tem como motivar os alunos a serem cidadãos dignos e responsáveis. Embora estejamos diante de muitos desafios, temos que persistir e ir de encontro a essas barreiras para tentar elimina-las. Ao longo dos anos sofremos muitas transformações, boas e ruins, a vantagem de se ter uma escola inclusiva é que crianças, jovens e adultos, independente de vida social, raça e cor, podem frequentar, aliás, é um direito de todos. Com esses pontos positivos vemos então uma evolução na educação, só que superlotou salas de aulas, acarretou muitas horas de trabalho e cobrança a um único professor. Este por sua vez tem que levar trabalho para casa, e sua jornada é prejudicada pelo cansaço, além de que o salário nem sempre é motivador, tendo que ter nível superior e especialização. Devemos cobrar atenção e um apoio melhor, para nós educadores podermos fazer mais pelos nossos alunos que tanto necessitam de um olhar mais carinhoso e um incentivo, isso sim faz toda a diferença.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Função social da Escola. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/arquivos/conferencia/documentos/celina_areas.pdf >acessado em 18/05/2015.
BATTINI, Okçana, ALBIAZZETTI, Giane, SILVA, Fabio Luiz da, Sociedade, Educação e Cultura. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/14360/a-funcao-social-da-escola acessado em 18/05/15

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes